Publicidade

OpenAI anuncia a DALL-E 3 com integração ao ChatGPT

Por| 20 de Setembro de 2023 às 16h48

Link copiado!

Divulgação/OpenAI
Divulgação/OpenAI

O mercado de IAs para gerar imagens acaba de ganhar uma das principais novidades do segundo semestre: a tecnologia DALL-E 3. Uma das IAs mais famosas do mundo quando se fala em gerar imagens, a tecnologia da OpenAI teve nova versão atualizada e entre as novidades está a integração com o ChatGPT.

“A DALL-E 3 foi criada de forma nativa com o ChatGPT, o que permite a você usar o ChatGPT como um parceiro de brainstorming e um refinador de prompts”, escreve a OpenAI em seu blog oficial. “Simplesmente peça ao ChatGPT o que você quer ver desde uma sentença simples a um parágrafo detalhado”, prossegue a companhia.

Mais potente

Continua após a publicidade

Além da integração com o chatbot mais hypado do momento — apenas na versão paga, vale ressaltar —, a DALL-E 3 supera a sua versão anterior ao entender demandas mais complexas e também ao ser capaz de gerar conteúdo mais preciso, garante a desenvolvedora.

Segundo a empresa liderada por Sam Altman, a nova tecnologia é mais amigável às descrições textuais, demandando menos técnica na elaboração dos prompts.

“Sistemas modernos de texto para imagem tem a tendência de ignorar palavras ou descrições, forçando os usuários a aprenderem engenharia de prompt. A DALL-E 3 representa um salto adiante na habilidade de gerar imagens que correspondem exatamente ao texto que você fornece.”

“Até para o mesmo prompt, a DALL-E 3 entrega melhorias significativas em relação ao DALL-E 2”, indica a companhia citando as imagens abaixo como exemplo. As duas versões criaram as seguintes imagens para o prompt "Uma pintura em óleo expressiva de um jogador de basquete enterrando, retratada como a explosão de uma nebulosa."

Continua após a publicidade

Para não ficar menos nas palavras e partir para a ação, a OpenAI publicou no X (antigo Twitter) uma thread com exemplos de prompts (os comandos que o usuário dá à IA) e o resultado. O produto de tudo isso é bem legal e, se puder ser replicado no uso diário da ferramenta, tem tudo para incrementar a “revolução das IAs generativas” que se vê em 2023.

Continua após a publicidade

Mais segura

Além dos recursos técnicos, dois pontos chamam a atenção no post do blog da OpenAI: reforço de segurança e um controle criativo. Em relação à segurança, a companhia afirma que a nova tecnologia tem “mitigações para recusar solicitações que pedem [criações de] uma figura pública pelo nome”. Esse reforço promete ainda combater a geração de materiais preconceituosos, o que só o tempo mostrará se se trata de algo efetivo ou não.

Em relação a controle criativo, a OpenAI garante que vai a ferramenta vai recusar solicitações para criar imagens “inspiradas” no trabalho de artistas vivos. “Criadores agora podem pedir para remover suas imagens do treinamento de nossos futuros modelos de geração de imagens”, revela a OpenAI.

Quando chega?

Continua após a publicidade

Apesar de anunciada agora, a DALL-E 3 ainda não está disponível: ela começa a ser distribuída para assinantes do ChatGPT Plus e do pacote Enterprise a partir do início de outubro.