Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é Copilot? Como funciona a IA da Microsoft

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Julho de 2023 às 14h00

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

O MicrosoftCopilot é um assistente de IA generativa capaz de combinar dados e executar funções nos principais softwares da empresa. A ferramenta foi lançada em março de 2023 e tem suporte ao pacote do Microsoft 365, ao Edge e ao Windows 11.

Inicialmente voltado para empresas, o Copilot chega cada vez mais ao público "comum" e consegue combinar as informações de uma organização armazenadas no Microsoft Graph com o modelo GPT-4 da OpenAI para realizar diversas funções a partir de prompts — os comandos de texto usados para controlar a IA.

Assim, você pode usar o assistente para gerar um texto no Word a partir de uma apresentação do PowerPoint ou analisar uma planilha do Excel para obter os dados principais, por exemplo. Cada função do Copilot varia de acordo com o aplicativo usado e permite a integração entre arquivos.

Continua após a publicidade

Como funciona o Microsoft Copilot?

O assistente da Microsoft pode ser encontrado de diferentes formas nos aplicativos da empresa: as primeiras prévias revelam um ícone na barra lateral, comando no campo de texto e ícone na barra de tarefas do Windows.

Em cada app, a inteligência artificial é capaz de executar diferentes ações. Veja algumas:

Word

O Copilot no Word vai além da simples criação dos textos, função recorrente no ChatGPT e em outras IAs. É possível pedir para o assistente criar documentos com base nas informações e na formatação de outros arquivos antigos para manter um padrão.

Além disso, permite importar dados de planilhas do Excel, apresentações do PowerPoint e notas do OneNote. Você também pode guiar a produção do texto a partir dos botões com sugestões da ferramenta.

PowerPoint

Continua após a publicidade

Os comandos por texto do Copilot podem ser usados para gerenciar toda a apresentação de slides do PowerPoint. A inteligência artificial consegue criar um novo arquivo a partir das informações de um documento do Word e adaptar a proporção entre texto e imagem para cada página.

O assistente também é usado para aplicar efeitos de animação, buscar imagens e até mesmo criar um roteiro com o que precisa ser falado durante a apresentação.

Excel

Continua após a publicidade

Enquanto muita gente ainda tem dificuldade para dominar algumas fórmulas do Excel, o Copilot simplifica todo esse processo a partir da integração com os apps do Microsoft 365. É possível pedir para a ferramenta analisar os dados em larga escala, criar um resumo com informações principais e gerar novas planilhas com base em situações hipotéticas.

Vale a pena conferir os comandos para criar gráficos ou aplicar fórmulas rapidamente, agilizando todo o processo. Os dados do Excel podem ser rapidamente importados para apresentações de slides ou documentos de texto.

Teams

Continua após a publicidade

Quando você entra numa reunião em andamento, pode usar o Copilot para recapitular tudo o que foi dito anteriormente. Com um botão para seguir discussões, a IA tem suporte para informar os pontos mais importantes das chamadas e informar as questões que ainda não foram resolvidas.

Fora das reuniões, a ferramenta pode ser usada para navegar pelo histórico de conversas do Teams, resumir pontos importantes de uma reunião e distribuir arquivos entre as equipes.

Outlook

Continua após a publicidade

O Copilot está presente na versão para desktop e no aplicativo do Outlook para celulares. Além das funcionalidades para escrever e-mails e mudar o estilo de escrita, a ferramenta é capaz de organizar a caixa de entrada, filtrar mensagens mais importantes e resumir longas conversas.

OneNote

A IA pode ser usada para criar listas rapidamente e organizar as anotações rápidas do OneNote. Além disso, os conteúdos podem ser convertidos para um documento no Word.

Microsoft Edge

Continua após a publicidade

O assistente também tem integração nativa com o navegador Microsoft Edge. É possível notar alguns benefícios com relação à IA do Bing, como a possibilidade de interpretar arquivos do PC, analisar documentos e criar textos.

Github

Plataforma para hospedagem e compartilhamento de código-fonte da Microsoft, o Github também conta com sua própria versão do Copilot. Lá, a IA indica linhas de código e adota o uso de algoritmos complexos para facilitar a vida de desenvolvedores.

Windows

Continua após a publicidade

A integração do Copilot com o Windows é muito promissora. A partir de um ícone fixado na barra de tarefas, é possível abrir a IA e pedir para ela executar comandos no sistema, como ativar o modo escuro e oferecer sugestões para melhorar algum aspecto do computador.

Além disso, o serviço está ligado a todos os aplicativos e documentos do PC. Durante a conversa, você pode configurá-lo para enviar respostas mais criativas, mais precisas ou mais balanceadas.

Como usar o Microsoft Copilot

Continua após a publicidade

O recurso ainda pode demorar para chegar a muitas pessoas. A versão do Copilot para o Microsoft 365 está limitada a alguns espaços corporativos convidados, por exemplo, sem previsão de lançamento para o público geral.

No Windows, a prévia da ferramenta foi liberada ao público com a compilação 23493 do Windows 11 Preview Dev Channel, disponível no programa Windows Insider, mas o acesso é restrito. É provável que ela chegue (ao menos parcialmente) no Windows 11 23H2, a próxima grande atualização do sistema.

Qual a diferença entre o Copilot e o Bing com ChatGPT?

Se a Microsoft já possui um serviço de IA generativa no Bing, por que criar outra? A resposta está no modo de funcionamento de cada assistente e nas bases de dados utilizadas para criar as respostas.

Continua após a publicidade

Quando você faz um comando pelo assistente de IA do Bing, o Large Language Model (LLM) da ferramenta desenvolve uma resposta a partir de dados públicos, como livros e páginas da Web, sem vasculhar por documentos internos. Também não é possível anexar um arquivo no prompt, por exemplo.

O Copilot é integrado ao sistema e pode interagir com os dados de uma empresa vinculados ao Microsoft Graphs. Dessa forma, os prompts de comando podem incluir ações que integram do 365, como Word e Excel, e a possibilidade de interpretar arquivos desses softwares.

Além disso, a IA pode usar as informações da empresa ou organização para desenvolver as respostas. Ao pedir para criar um e-mail, por exemplo, o Copilot é capaz de utilizar informações de reuniões feitas pelo Teams ou de uma apresentação do PowerPoint e extrair esses dados.

Existem ferramentas similares?

Continua após a publicidade

O assistente mais semelhante ao Copilot é o Duet AI, do Google. Enquanto a primeira opção atende todos os softwares da suíte de produtividade do Microsoft 365 (antigo Office), o Duet AI é uma opção integrada para os utilitários do Documentos do Google Workspace.