Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é o Windows?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Fevereiro de 2024 às 09h00

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

O Windows é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft que alcançou grande popularidade e dominou o mercado para computadores pessoais ao longo de sua história. Desde 1985, várias versões do Windows foram lançadas — com maior ou menor sucesso — e incluem famílias e subfamílias de sistemas que atendem não apenas consumidores, mas também diversos setores da indústria de computação.

Por muitos anos, o Windows foi o sistema operacional mais utilizado do mundo, com até 90% do mercado mundial. O SO perdeu esse título para o Android nos anos 2010, com a chegada da era dos celulares inteligentes. Apesar da concorrência com os smartphones, o Windows se mantém até hoje como o sistema mais popular para desktop.

História do Windows

Continua após a publicidade

Até a década de 1970, os sistemas operacionais eram baseados em linhas de comando, como o MS-DOS. Nessa época, a empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen em 1975 estava focada no desenvolvimento de linguagens de programação e softwares.

No entanto, com o avanço da tecnologia e o surgimento de interfaces gráficas de usuário (GUI), a Microsoft percebeu a necessidade de desenvolver um sistema operacional mais amigável e intuitivo.

O objetivo era criar uma interface gráfica que permitisse aos usuários interagirem com o computador de forma visual, utilizando ícones, janelas e menus, em vez de dependerem exclusivamente de comandos de texto.

Assim, a história do Windows teve início em 1981 quando a empresa começou a trabalhar em um programa chamado “Interface Manager”, ou Gerenciador de Interface, concebido como uma extensão gráfica para o MS-DOS.

Essa solução foi rebatizada como “Windows” (tradução para “Janelas”) em 1983, mas a primeira versão do SO só chegou ao mercado em novembro de 1985.

Versões do Windows

Conheça as principais versões do Windows para a família de sistemas destinados aos PCs:

Continua após a publicidade

Windows 1.0

A primeira versão do Windows apresentou aos usuários a solução de interface gráfica (GUI) e um conjunto de aplicativos, incluindo o programa de pintura Windows Paint, o processador de texto Windows Write, um calendário de compromissos, bloco de notas, relógio, painel de controle, terminal de computador e um jogo chamado Reversi.

  • Lançado em: 20 de novembro de 1985
Continua após a publicidade

Windows 2.0

O Windows 2.0 tinha praticamente a mesma interface da versão anterior, mas incluiu novos recursos como sobreposição de janelas, atalhos de teclado e maior paleta de cores — o que contribuiu para uma maior popularidade do sistema.

  • Lançado em: 9 de dezembro de 1987
Continua após a publicidade

Windows 3.0

O Windows 3.0 foi considerado o primeiro grande sucesso da Microsoft e o primeiro sistema verdadeiramente gráfico da companhia. A versão apresentou uma interface mais elaborada e introduziu o Gerenciador de Programas e o Gerenciador de Arquivos em substituição ao MS-DOS Executive.

  • Lançado em: 22 de maio de 1990
Continua após a publicidade

Windows 3.1

O Windows 3.1 introduziu o sistema TrueType com as fontes Arial, Courier New e Times New Roman em versões regular, negrito, itálico e negrito-itálico, e que podiam ser dimensionadas para qualquer tamanho. Além disso, essa versão apresentou os protetores de tela e aplicativos multimídia como Windows Media Player e Sound Recorder. 

  • Lançado em: 6 de abril de 1992
Continua após a publicidade

Windows 95

A Microsoft inaugurou a família de sistemas da década de 1990 (chamada de 9x) com o Windows 95. A versão apresentou uma experiência de uso completamente nova, com interface gráfica renovada e a introdução do botão “Iniciar” — que se tornou uma referência do SO — e a barra de tarefas. Além disso, a atualização Service Release 1 (OSR 1) do Windows 95 apresentou o navegador Internet Explorer.

  • Lançado em: 24 de agosto de 1995
Continua após a publicidade

Windows 98

O Windows 98 foi considerado uma atualização do Windows 95 que ofereceu maior integração do sistema operacional com a internet. As melhorias de desempenho e na interface, o recurso de inicialização rápida, bem como o suporte para dispositivos USB, fizeram essa versão ser bastante popular e duradoura.

  • Lançado em: 25 de junho de 1998
Continua após a publicidade

Windows 2000

O Windows 2000 foi um produto sucessor da família Windows NT (New Technology) — que tinha o objetivo de atender o meio corporativo — e era projetado para uso profissional e empresarial. No entanto, essa versão foi bastante utilizada por usuários comuns, mas sofreu muitas críticas devido a falhas de segurança.

  • Lançado em: 17 de fevereiro de 2000
Continua após a publicidade

Windows ME (Millennium Edition)

Sucessor do Windows 98, o Windows ME foi introduziu várias novas ferramentas aos consumidores, como a Restauração do Sistema e o programa de edição Windows Movie Maker. No entanto, o sistema foi marcado por problemas graves de instabilidade — o que lhe rendeu a fama de ser uma das piores versões do Windows de todos os tempos.

  • Lançado em: 14 de setembro de 2000
Continua após a publicidade

Windows XP

O Windows XP inaugurou o suporte a sistemas 64 bits e é o primeiro sistema operacional destinado ao grande público com kernel Windows NT. Com uma interface gráfica renovada e melhorias significativas em desempenho e segurança, a versão foi uma das mais populares e duradouras do Windows.

  • Lançado em: 25 de outubro de 2001

Windows Vista

O Windows Vista apresentou novos recursos gráficos através da interface Windows Aero e lançou aplicativos como o Windows Calendar, Windows DVD Maker e alguns novos jogos, incluindo Chess, Mahjong e Purble Place. A versão teve uma recepção mista devido a problemas de desempenho e compatibilidade.

  • Lançado em: 30 de janeiro de 2007

Windows 7

Com foco em eficiência, desempenho e praticidade, o Windows 7 foi lançado como uma atualização mais modesta para corrigir problemas de compatibilidade da versão anterior. As melhorias na interface priorizaram a experiência do usuário para aumentar a acessibilidade aos recursos.

  • Lançado em: 22 de outubro de 2009

Windows Phone

O Windows Phone foi uma solução da Microsoft dedicada a aparelhos móveis com uma interface moderna e colorida conhecida como "Metro". Entre os destaques do sistema estava Live Tiles, um modo de mosaico para incluir atalhos e ver atualizações dinâmicas na tela inicial. O Windows Phone enfrentou muitos desafios no mercado de celulares dominado por Android e iOS, o que resultou no fim do suporte em dezembro de 2019. Anos depois, o CEO da Microsoft Satya Nadellaconsiderou um erro o fim da plataforma

  • Lançado em: 21 de outubro de 2010

Windows 8

O Windows 8 apresentou uma interface completamente renovada, baseada na Metro UI e projetada para aparelhos sensíveis ao toque. Além disso, o sistema ganhou integração com Windows Store e recursos adaptados do Windows Phone.

  • Lançado em: 26 de outubro de 2012

Windows 8.1

O Windows 8.1 foi uma atualização do Windows 8, mas que ficou marcado na história por trazer o botão "Iniciar" de volta ao sistema, além de oferecer novos modos de personalização da experiência de uso.

  • Lançado em: 17 de outubro de 2013

Windows 10

O Windows 10 chegou ao mercado com uma UI totalmente redesenhada para oferecer suporte a transições entre uma interface orientada para mouse e teclado e outra otimizada para tela sensível ao toque. Além disso, a versão apresentou a assistente virtual Cortana, o navegador Microsoft Edge e a plataforma de aplicativos universais — adaptáveis em PCs, notebooks, tablets e celulares.

  • Lançado em: 29 de julho de 2015

Windows 11

Com uma nova interface de usuário, incluindo o redesign do menu “Iniciar”, uma barra de tarefas centralizada e uma nova tela de widgets, o Windows 11 trouxe melhorias de desempenho e integração com aplicativos Android por meio da Microsoft Store.

  • Lançado em: 5 de outubro de 2021

Soluções Windows para empresas e indústrias

Além das versões para o grande público, o Windows desenvolveu versões destinadas para ambientes empresariais e industriais, com soluções especializadas para as necessidades de diferentes setores.

Entre as principais versões do Windows voltadas para uso industrial e corporativo:

Windows Server

O Windows Server é uma linha de sistemas operacionais desenvolvida pela Microsoft para servidores que conta com recursos avançados de rede, armazenamento, virtualização e gerenciamento de sistemas para ambientes empresariais e de data centers.

Windows IoT (Internet of Things)

O Windows IoT é uma plataforma projetada para aparelhos de Internet das Coisas (IoT), como sensores, dispositivos de monitoramento e equipamentos de automação residencial e industrial.

Windows Embedded

O Windows Embedded é um grupo de sistemas operacionais da Microsoft desenvolvidos para uso em sistemas embarcados. Ele é utilizado em variedade de equipamentos, como caixas eletrônicos, quiosques de autoatendimento, sistemas de automação industrial, aparelhos médicos e dispositivos eletrônicos — como câmeras digitais, sistemas de navegação e de entretenimento automotivo.

Veja também cinco motivos para USAR o Windows e cinco motivos para NÃO usar o Windows.