SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

O que é ChatGPT Plus? | Preços e recursos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Novembro de 2023 às 13h00

Link copiado!

Mojahid Mottakin/Unsplash
Mojahid Mottakin/Unsplash

O ChatGPT Plus é a versão paga do chatbot de IA da OpenAI. A assinatura garante recursos exclusivos para a ferramenta, além de acesso à tecnologia GPT-4, modelo de linguagem mais recente e mais avançado da desenvolvedora.

A versão paga é indicada para quem usa a plataforma com frequência e precisa dos recursos mais poderosos durante o dia a dia. Ela é compatível com a versão para navegadores e com o aplicativo para celulares e garante acesso à versão Beta do ChatGPT, com acesso antecipado aos testes de novidades.

Recursos exclusivos do ChatGPT Plus

Continua após a publicidade

Veja quais funções são obtidas apenas com uma assinatura do ChatGPT:

GPT-4

A principal diferença entre a versão gratuita e a paga está no modelo de linguagem usado: o ChatGPT gratuito usa o GPT-3.5, de 2022, enquanto o plano Plus garante acesso ao GPT-4, de 2023.

Primeiramente, é necessário entender o que é um grande modelo de linguagem (LLM): trata-se de um conjunto de tecnologias usado para treinar uma inteligência artificial a partir de imensas bases de dados públicos. O LLM consegue compreender e interpretar todas essas informações para criar uma resposta diferente a cada prompt enviado pelo usuário.

Continua após a publicidade

O GPT-4 é uma versão mais recente e mais poderosa do que seu antecessor, com maior quantidade de parâmetros usada no treinamento e melhor desempenho nos testes de raciocínio. Além disso, possui outras vantagens, como a pesquisa na internet em tempo real (o GPT-3.5 só é treinado com conteúdos até 2021) e a opção de enviar prompts com arquivos de mídia.

O modelo é considerado o mais avançado em todo o segmento, com resultados de performance melhores do que o Palm 2, do Google, e o Claude 2, da Anthropic.

Tempo de resposta mais rápido

Continua após a publicidade

É comum que o chat demore a enviar respostas quando os servidores estão sobrecarregados. A assinatura da versão Plus garante prioridade no serviço, com respostas rápidas mesmo durante os momentos de alto tráfego.

Acesso à versão Beta

O plano pago também garante acesso antecipado a plugins e novas funções em testes pela OpenAI — normalmente, as novidades são liberadas primeiro para usuários dos planos Plus e Enterprise (versão adaptada para empresas). Isso inclui alguns recursos como a opção de conversa por voz, envio de múltiplos arquivos, interpretação de imagens e até a leitura de PDFs pelo chatbot de IA generativa.

DALL-E 3

Continua após a publicidade

O ChatGPT Plus também é compatível com o DALL-E 3, versão mais atualizada do gerador de imagens da OpenAI. Vale lembrar que o plano básico e gratuito do serviço não permite criar imagens, mas a versão do DALL-E está disponível gratuitamente no gerador de imagens do Bing.

Quanto custa o ChatGPT Plus?

A assinatura só pode ser paga em dólar e é oferecida a US$ 20 por mês(cerca de R$ 100 em conversão direta sem impostos pela conversão de hoje). O ChatGPT aceita o pagamento em cartões de crédito das bandeiras American Express, JCB, Visa e MasterCard.

Continua após a publicidade

Vale a pena assinar o ChatGPT Plus?

Depende. Se o ChatGPT é essencial para sua rotina de trabalhos ou estudos, o plano Plus pode ser uma opção, apesar do preço elevado para os padrões brasileiros.

O mais importante é verificar quais são as funções exclusivas do plano que você mais usaria. Caso queira explorar o GPT-4 e a versão Beta, a assinatura pode valer a pena. Por outro lado, se você quer apenas superar algumas limitações da versão comum, como a falta de pesquisa em tempo real na internet, pode explorar o Bard como alternativa gratuita ou mesmo adotar a IA do Bing como o seu chatbot padrão.