Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é ChatGPT? | Como usar a IA em português

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Junho de 2023 às 10h00

Link copiado!

Frimufilms/Freepik
Frimufilms/Freepik

ChatGPT é o chatbot com inteligência artificial (IA) generativa desenvolvido pela empresa norte-americana OpenAI e lançado em 30 de novembro de 2022. Sua versão gratuita usa modelo de linguagem GPT-3.5 e foi o principal responsável por popularizar o uso de inteligência artificial generativa para busca e produção de conteúdos em texto através de um chatbot de respostas imediatas.

Como funciona o ChatGPT

O ChatGPT funciona a partir de instruções em texto fornecidas pelo usuário, os chamados prompts de comando, e gera respostas com base no conteúdo com o qual foi treinado.

Continua após a publicidade

Quando alguém executa uma instrução, o ChatGPT leva em conta a solicitação para vasculhar sua base de dados e criar respostas de maneira natural, como numa conversa com uma pessoa de verdade. Ele pode realizar cálculos, gerar código de programação, funcionar como assistente virtual, seguir conversas contextualizadas, atuar como mestre de RPG ou parceiro de jogo, criar listas e tabelas e muito mais —c onheça 10 coisas para pedir ajuda ao ChatGPT.

Entretanto, vale alertar que equívocos são comuns e o chatbot da OpenAI pode "alucinar", portanto deve ser usado com cautela.

O que significa GPT?

A sigla GPT se refere a generative pre-trained transformer (transformador generativo pré-treinado em tradução livre). GPT é o nome do grande modelo de linguagem da OpenAI, treinado com um vasto banco de dados para gerar respostas articuladas, com profundidade e emprego de linguagem semelhante à humana.

Continua após a publicidade

Para treinar o modelo e servir de base de informações para o ChatGPT, foram utilizados fontes como Wikipédia, livros, artigos acadêmicos e toda a imensidão de conteúdos da web — incluindo posts de redes sociais e entrevistas que ajudam a IA a aprimorar suas habilidades de comunicação com os humanos e em diferentes idiomas.

No lançamento do ChatGPT, o modelo de linguagem não possuía acesso em tempo real a sites da internet e tinha conhecimento limitado de eventos ocorridos após setembro de 2021. Essa característica muda com o GPT-4, lançado em março de 2023 inicialmente para o ChatGPT Plus, a versão paga do chatbot da OpenAI.

O GPT-4 foi também incorporado ao Bing, o mecanismo de busca da Microsoft. A empresa tornou-se parceira da OpenAI em 2019 e investe no desenvolvimento dos produtos com inteligência artificial da companhia, que incluem ainda o DALL-E.

Continua após a publicidade

Como usar o ChatGPT

O chatbot da OpenAI pode ser acessado através do site oficial ou pelo app. Para acessar o ChatGPT, é preciso fazer login com uma conta pessoal usando e-mail  ou conta Google/Apple/Microsoft.

Para utilizar a ferramenta, faça assim:

  1. Acesse o site (chat.openai.com) ou baixe aplicativo (AndroidiPhone);
  2. Faça login;
  3. Digite as solicitações no campo de texto na base da tela.
Continua após a publicidade

A interface do chatbot é bastante simples e intuitiva. Há um campo principal de bate-papo para enviar perguntas e comandos para a IA e uma barra lateral com o botão para iniciar um novo chat seguido pelo histórico de conversas.

Ao utilizar a ferramenta, você pode iniciar um novo chat para obter respostas sobre um determinado tema e explorar o tópico como uma conversa em bate-papo, ou seja, sem precisar relembrar a IA sobre o assunto que está sendo tratado.

Para que eu posso usar o ChatGPT?

Continua após a publicidade

Você pode usar o ChatGPT para gerar respostas em diferentes tamanhos, formatos, linguagens e gêneros literários, como:

  • Textos, artigos e resumos;
  • Traduções e revisões;
  • Roteiros e narrativas ficcionais;
  • Poesias e letras de música;
  • Códigos de programação.

Para obter retornos que atendam às suas expectativas, é importante enviar comandos com uma boa parametrização. Nesse sentido, você deve especificar exatamente o que quer; por exemplo, estilo de linguagem, tom de voz, quantidade de palavras ou caracteres.

As respostas podem ser refinadas com comandos simples como “fale-me mais sobre isso” ou “retire termos em inglês”.

Continua após a publicidade

Outra possibilidade de uso é solicitar para o chatbot refazer a resposta. Ao clicar no botão “regenerate response” que aparece junto à janela de bate-papo, o texto é substituído por uma nova versão.

Também é possível retomar uma consulta anterior na ferramenta através do histórico de conversas. Você pode selecionar um chat e continuar o papo com novas perguntas e solicitações para a IA dentro daquele tema.

Não há limite de uso para o ChatGPT, seja em número de chats ou quantidade de perguntas. E você pode inclusive explorar as opções de jogos online pelo chatbot — como palavras cruzadas e jogo da velha.

Continua após a publicidade

Posso usar o ChatGPT em português?

Sim, pois o ChatGPT entende e responde em diversos idiomas, incluindo o português brasileiro. Apesar de a interface do chatbot estar em inglês, a ferramenta conversa naturalmente com várias línguas. Para isso, basta enviar as perguntas em português para receber respostas no mesmo idioma.

Fique atento

Eventualmente, o ChatGPT pode apresentar uma mensagem de status “Network Error 720”. Esse erro acontece por uma indisponibilidade da IA, seja por excesso de usuários ao mesmo tempo ou alguma falha de conexão com os servidores. Em geral, esse problema se resolve ao aguardar alguns instantes ou solicitar respostas mais curtas à IA.

Continua após a publicidade

É importante ressaltar que nem todas as respostas geradas pelo chatbot são precisas. Há diversos relatos de “alucinação” da inteligência artificial — termo utilizado para o comportamento errático e sem sentido da IA. Portanto, é necessário checar as informações fornecidas pela ferramenta com outras fontes.

Para explorar mais as possibilidades da IA generativa, você pode utilizar comandos legais, instalar plugins ou utilizar extensões para Chrome que deixam o ChatGPT mais poderoso.