Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como usar o Copilot no Windows | Guia Prático

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Setembro de 2023 às 12h00

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

É possível usar o Copilot no Windows para facilitar diversas atividades do dia a dia, como produção de textos, planilhas e apresentações, acessar recursos do sistema ou pesquisar na web, por exemplo. Neste texto você aprende a atualizar o sistema para obter o Copilot, conhece dicas de uso e descobr como remover o ícone da Barra de tarefas e a IA como um todo do seu Windows.

Como atualizar o Windows 11

O Copilot está disponível a partir da atualização 22H2 de setembro de 2023 ou superior do Windows 11. Se essa versão ainda não apareceu para você baixar automaticamente, faça o download de forma manual:

Continua após a publicidade
  1. Clique no menu Iniciar;
  2. Acesse a aba “Configurações”;
  3. Acesse “Atualização e Segurança”;
  4. Clique em “Windows Update”;
  5. Selecione “Verificar se há atualizações”.

Agora é aguardar a verificação do sistema em busca de novos updates e instalar a atualização mais recente para obter acesso ao Copilot. Veja mais detalhes sobre como atualizar o Windows, se você estiver com alguma dificuldade específica.

Como ativar o Copilot no Windows

Você pode acionar o Copilot no Windows das seguintes maneiras:

  1. Clicando no ícone do assistente na barra de tarefas;
  2. Pressionando as teclas Windows + C;
  3. Clicando em Iniciar e digitando o nome do assistente.

Além disso, também é possível ter acesso ao Copilot integrado em outros produtos da Microsoft, como Edge, Word, Excel, PowerPoint, Skype e Teams.

5 dicas para usar o Copilot no Windows

O Copilot pode ajudar você a realizar diversas tarefas no seu dia a dia. Como são muitas possibilidade, o Canaltech listou cinco dicas do que ele pode fazer por você:

Continua após a publicidade

1. Resumo de conteúdos

Dá para pedir ao Copilot resumir uma página da web ou um PDF inteiro. Assim é possível obter as informações mais relevantes do material sem precisar passar horas lendo tudo que está escrito nele — basta escrever "resuma esta página" ou “resuma este PDF” e o Copilot se encarrega do resto.

2. Criar textos e imagens

É possível pedir para o Copilot gerar textos e imagens para diferentes projetos, como trabalhos da faculdade, publicações para redes sociais, códigos de programação, letras de música e descrições para o seu currículo. É só escrever algo do tipo "crie um texto sobre tecnologia" ou "desenhe um iPhone", e o Copilot prontamente entrega o resultado.

Continua após a publicidade

3. Configurações do computador

Caso você tenha dificuldade para configurar um computador, o Copilot pode alterar as configurações do Windows, como brilho da tela, volume, plano de fundo da área de trabalho e modo noturno. É só dizer o que você quer modificar, como “aumente o brilho da tela” ou “mude o plano de fundo para uma foto da natureza”, e o Copilot faz tudo instantaneamente para você.

4. Abrir aplicativos no Windows

O Copilot pode realizar diversas ações para você em aplicativos nativos do Windows 11, como abrir arquivos, enviar e-mails e fazer pesquisas no Edge. Sendo assim, é só dizer ou digitar exatamente o que a IA deve fazer, por exemplo, "abrir o arquivo Canaltech.docx" ou "enviar um e-mail para Mandie confirmando minha presença na BGS".

Continua após a publicidade

5. Responder perguntas sobre tudo

Por fim, também é possível solicitar ao Copilot que responda às suas perguntas sobre praticamente qualquer assunto, como curiosidades, notícias, clima e esportes. Procure perguntar algo como "quem é o atual presidente do Brasil?" ou "qual é a previsão do tempo para amanhã em São Bernardo do Campo?".

Como remover o Copilot da barra de tarefas

Continua após a publicidade

Caso você não queira ver o ícone do Copilot na barra de tarefas, basta remover o botão de lá da seguinte forma:

  1. Na tela inicial, clique com o botão direito na barra de tarefas;
  2. Selecione a opção “Configurações da barra de tarefas”;
  3. Selecione o item “Copilot” para desativar o ícone.

Como desativar o Copilot no Windows

Agora, se você deseja desativar o Copilot para que ele não apareça de forma alguma na tela, é necessário seguir o passo a passo abaixo:

Continua após a publicidade
  1. Na tela inicial, clique no menu Iniciar;
  2. Escreva “Editor de Política de Grupo” e clique na opção correspondente;
  3. Siga o caminho: Configuração do usuário > Modelos administrativos > Componentes do Windows > Windows Copilot;
  4. Clique no botão direito na política “Desativar o Windows Copilot”;
  5. Selecione a opção “Editar”;
  6. Selecione a opção “Habilitado”;
  7. Clique em “Aplicar” e em “Ok”.

Pronto, agora o Copilot fica impedido de ser usado no Windowns 11, a não ser que você retorne no editor de Política de Grupo e reative o assistente. Veja também 10 dicas e truques para usar o Windows 11 melhor.