Linha Galaxy Book 4 chega ao Brasil com novas CPUs Intel e foco em IA
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Cerca de três meses após a estreia global, a Samsung lançou no Brasil nesta quarta-feira (17) a família de notebooks Galaxy Book 4. A linha chega ao país com quatro modelos, trazendo como destaques a presença de telas AMOLED sensíveis ao toque, processamento atualizado com chips Intel Core Ultra e grande foco em Inteligência Artificial, bem como formatos que atendem a diferentes necessidades.
- Samsung lança All-In-One Pro com até 32 GB de RAM e Intel Ultra 7
- Apple pode lançar Macs com chip M4 e forte foco em IA ainda em 2024
Galaxy Book 4 Ultra oferece alta potência
Mirando em profissionais que necessitam de uma máquina portátil e potente, o Galaxy Book 4 Ultra é o maior e mais poderoso laptop da Samsung a chegar ao Brasil. Diferente da geração anterior, o aparelho já estreia por aqui em duas versões: uma mais acessível, com processador Intel Core Ultra 7 155H e GPU Nvidia GeForce RTX 4050 com 6 GB de memória, e uma mais robusta com CPU Intel Core Ultra 9 185H e gráficos Nvidia GeForce RTX 4070 com 8 GB.
Ambos oferecem 32 GB de RAM LPDDR5X (soldada na placa) e 1 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCIe 4.0, além de slot M.2 adicional para expansão e leitor de cartões MicroSD, tanto para expansão, quanto para uso por profissionais — a presença de um slot SD poderia ser mais interessante para esse público, mas o MicroSD já evita o uso de dongles e acessórios adicionais, agilizando o trabalho.
Prometendo ganhos de 7% em CPU e até 13% em GPU, saltos consideráveis se pensarmos que as especificações são similares às do Galaxy Book 3 Ultra, a Samsung revelou ter retrabalhado o sistema de resfriamento, embarcando agora uma câmara de vapor com capacidade de dissipação térmica 23% maior. Na prática, o lançamento deve garantir temperaturas mais baixas que o antecessor, e lidar melhor com tarefas pesadas por períodos prolongados, como edição de vídeos e até games.
A grande novidade do processamento está na inclusão de uma Unidade Neural de Processamento, ou NPU, cortesia dos chips Intel Core Ultra. Estrutura dedicada para acelerar recursos de Inteligência Artificial, a NPU promete economizar energia e abrir margem para maior desempenho da CPU e GPU ao lidar com funções como o borrão de fundo em videochamadas e outras tecnologias de IA que rodem de forma contínua.
Para tirar proveito da novidade, além do pacote Windows Studio Effects da Microsoft, a gigante incluiu no pacote de software o Samsung Studio, ferramenta para criação de vídeos simples com recursos de edição por IA, e aprimorou o app de Galeria para também embarcar ajustes com Inteligência Artificial. Outra novidade é o botão para acesso rápido ao Copilot, o chatbot de IA Generativa da Microsoft que possui integração com o app para smartphones.
Com 16 polegadas, o painel AMOLED Dinâmico 2X, mesma tecnologia presente nos celulares da linha Galaxy S, retorna da geração anterior, mas com algumas novidades. O display tem resolução 2,8K de 2880 x 1880 pixels em proporção mais alta 16:10 e taxa de atualização de até 120 Hz, trazendo direto dos smartphones o algoritmo Vision Booster para turbinar o brilho de forma mais inteligente, vidro Gorilla Glass DX com proteção antirreflexo e sensibilidade ao toque.
A Samsung também deu atenção à segurança, ao tornar o Galaxy Book 4 Ultra um dos primeiros da marca com tecnologia "Secured-Core PC". Baseado na plataforma Samsung Knox, a solução tem chip dedicado de segurança para criptografar e proteger dados sensíveis, além de embarcar mecanismos de segurança de hardware e software que verificam a integridade da máquina desde o momento em que ela é ligada.
Já nas conexões, acompanhando o já citado slot MicroSD, o laptop traz Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3, duas portas Thunderbolt 4 (com velocidades de transferência de 40 Gbps), porta USB-A 3.2, conector de 3,5 mm para fone de ouvido e microfone, e HDMI 2.1a com suporte a monitores 4K a 120 Hz e 8K a 60 Hz, ambos com HDR — mudança muito solicitada e importante ao substituir o mais limitado HDMI 2.0, que atingia apenas 4K a 60 Hz.
A bateria tem 76 Wh de capacidade e promete até 21 horas de reprodução de vídeo, um bom avanço frente às promessas de 17 horas do antecessor, sendo recarregada por um adaptador robusto de 140 W. Por utilizar USB-C, o carregador também pode ser usado para smartphones, tablets e outros dispositivos.
No mais, o Samsung Galaxy Book 4 Ultra possui sistema de som estéreo com quatro speakers e áudio espacial Dolby Atmos, certificação Intel Evo de última geração, suíte One UI Book de integração com o ecossistema da gigante, teclado retroiluminado no padrão ABNT2, leitor de digitais no botão de energia, webcam Full HD e Windows 11 Home.
Galaxy Book 4 Pro foca em portabilidade
Para quem busca por uma máquina potente para uso diário e prefere um corpo mais leve e compacto, a Samsung apresentou o Galaxy Book 4 Pro, que traz construção premium em metal e processamento similar ao do "irmão" Book 4 Ultra, mas com alguns cortes para proporcionar melhor portabilidade.
As mudanças começam justamente pela tela, que diminui de 16 polegadas para 14 polegadas, apesar de manter as mesmas tecnologias do modelo mais poderoso. Temos por aqui o painel AMOLED Dinâmico 2X, resolução 2,8K em proporção 16:10, taxa de atualização de até 120 Hz, vidro Gorilla Glass DX com cobertura antirreflexo, Vision Booster para brilho mais intenso e sensibilidade ao toque.
No processamento, o notebook compacto aposta em uma única opção: o Intel Core Ultra 7 155H, junto a 16 GB de RAM LPDDR5X (soldada na placa) e 1 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe, com slot M.2 adicional e leitor de cartões MicroSD para expansão. A principal diferença está nos gráficos — por não haver GPU dedicada, o Galaxy Book 4 Pro se apoia na GPU Intel Arc integrada.
Com arquitetura similar às placas de vídeo Intel Arc, a solução promete entregar até 90% melhor desempenho que a Iris Xe usada em modelos da geração anterior, ganho que seria suficiente para lidar bem com tarefas intensas, da edição de vídeos a jogos, e que inclui recursos avançados como Ray Tracing.
Por também ser equipado com um chip Intel Core Ultra, o pequeno notebook embarca as mesmas promessas de ganhos de IA, incluindo o Windows Studio Effects e a integração com o Copilot da Microsoft, bem como os recursos aprimorados do Samsung Studio e do app de Galeria.
Outra boa notícia para quem está de olho no Book 4 Pro é a conectividade e a segurança, idênticas às do Book 4 Ultra, estando presentes Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3, duas portas Thunderbolt 4, porta USB-A 3.2, conector de 3,5 mm para fone de ouvido e microfone, HDMI 2.1a e o chip Knox com as camadas de proteção de hardware e software.
O possível único ponto de atenção é a bateria, com 63 Wh e promessa de "18h de reprodução de vídeo", diferença notável em relação ao laptop mais avançado, mas isso exigirá testes para obtermos números mais realistas de uso. A recarga é feita com um adaptador de 65 W via USB-C, compatível com celulares, tablets e outros aparelhos.
Fecham o pacote o sistema de som com quatro speakers e Dolby Atmos, certificação Intel Evo, suíte One UI Book, teclado retroiluminado ABNT2, leitor de digitais no botão de energia, webcam Full HD e Windows 11 Home.
Galaxy Book 4 360 mira em versatilidade
Outra das novidades, o Samsung Galaxy Book 4 360 tenta equilibrar o que os modelos mais avançados têm de melhor com um preço bem mais em conta e a versatilidade do formato 2 em 1. Diferente da geração passada, que foi apresentada em opções de 13 e 15 polegadas, o novo laptop da marca que vira tablet estreia nesta geração em versão única com tela Super AMOLED de 15,6 polegadas.
O display não traz os recursos premium dos modelos Pro e Ultra, mantendo a resolução Full HD, a taxa de atualização de 60 Hz e a proporção 16:9, porém oferece alguns truques próprios. Acompanhando a dobradiça em 360° e a sensibilidade ao toque, o painel possui suporte às canetas S Pen de qualquer geração e modelo, para desenhar e fazer anotações. A única má notícia é que o acessório não está presente no pacote, sendo necessário adquiri-la à parte, ou aproveitar a stylus de um Galaxy S Ultra ou Galaxy Tab.
Também houve simplificações no processamento, que adota a família Intel Core Série 1 — basicamente, são os chips da 13ª geração, mas com ajustes para entregar um pouco mais de desempenho. Serão oferecidas variantes com o Intel Core 7 150U ou Intel Core 5 120U, 8 GB ou 16 GB de RAM LPDDR5 (soldada na placa) e até 1 TB de armazenamento M.2 NVMe PCIe 4.0, com expansão via um segundo slot M.2 ou leitor de cartões MicroSD.
Os gráficos ficam sob responsabilidade da GPU integrada Iris Xe, de potência similar ao Galaxy Book 3 360, e há certas limitações em relação aos recursos de IA, por não haver uma NPU por aqui. Segundo a Samsung, a principal diferença estaria na velocidade e na eficiência energética com que essas funcionalidades seriam executadas. Fora isso, não há tecla de atalho para o Copilot (ainda que o assistente esteja presente no Windows), nem o chip Knox para segurança.
Um dos pontos mais positivos do aparelho 2 em 1 é a conectividade, idêntica ao que é encontrado nos "irmãos" mais poderosos. Assim sendo, estão inclusos Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3, duas portas Thunderbolt 4, porta USB-A 3.2, conector de 3,5 mm para fone de ouvido e microfone, e HDMI 2.1a.
A bateria é mais um destaque ao trazer 68 Wh e prometer até 22 horas de reprodução de vídeo. Novamente, o carregador entrega potência de recarga de 65 W, e é compatível com outros aparelhos que contenham portas USB-C.
De resto, o Galaxy Book 4 360 embarca sistema de som estéreo com dois speakers e Dolby Atmos, certificação Intel Evo, suíte One UI Book, teclado retroiluminado ABNT2, leitor de digitais no botão de energia, webcam Full HD e Windows 11 Home.
Galaxy Book 4 é modelo custo-benefício
Encerra os lançamentos o Samsung Galaxy Book 4, quarta geração do modelo básico que chama atenção por oferecer especificações robustas em um pacote acessível — filosofia que parece ser mantida no novo modelo. Apesar de haver algumas similaridades com o Galaxy Book 4 360, o Book 4 tradicional apresenta cortes mais marcantes para garantir o preço agressivo, começando pela tela, que traz painel IPS LCD de 15,6 polegadas com resolução Full HD e taxa de atualização de 60 Hz.
Também há uma variedade maior de processadores: junto ao Intel Core 7 150U e ao Core 5 120U, serão vendidos variantes com CPUs Intel Core de 13ª geração, do Core i3 ao Core i7. Todos serão acompanhados de até 16 GB de RAM LPDDR4X (soldada na placa) e até 1 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCIe 4.0, com segundo slot M.2 e leitor de cartões MicroSD para expansão.
Uma vantagem interessante presente no Book 4 é a GPU dedicada opcional Nvidia GeForce MX570 A. Apresentada no final de 2022, trata-se de uma placa de vídeo baseada na RTX 2050, possuindo suporte básico a Ray tracing e DLSS, mas com fortes limitações de memória. A solução deve garantir uma boa vantagem de performance frente aos gráficos integrados Iris Xe, podendo lidar com alguns jogos mais intensos e edição mais leve de fotos e vídeos.
Por focar no baixo custo, recursos como a NPU, a tela de toque e o chip Knox não estão presentes. Por outro lado, chama atenção de forma muito positiva a variedade de conexões, herdadas dos modelos mais poderosos com leves simplificações. Quase todo o conjunto está aqui: Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, duas portas USB-C, porta USB-A 3.2, conector de 3,5 mm para fone de ouvido e microfone, e HDMI 2.1a.
Dito isso, a bateria é mais modesta ao trazer 54 Wh, com promessa de até 15 horas de reprodução de vídeo. O carregamento é feito com adaptadores de 45 W ou 65 W (a depender da configuração escolhida pelo usuário) e, assim como nos notebooks mais premium, ambos podem carregar celulares e outros dispositivos.
No mais, estão presentes som estéreo com dois speakers e Dolby Atmos, suíte One UI Book, teclado retroiluminado ABNT2, leitor de digitais no botão de energia, webcam Full HD e Windows 11 Home.
Preço e disponibilidade
O Samsung Galaxy Book 4 Ultra, o Galaxy Book 4 Pro e o Galaxy Book 4 360 começam a ser vendidos já nesta quarta (17). Apesar de já ter sido apresentado, o Galaxy Book 4 chega às lojas brasileiras apenas em junho, com data de início das vendas e valores a serem anunciados.
O Galaxy Book 4 Pro terá preço fixado em R$ 9.999, enquanto o Galaxy Book 4 Ultra parte de R$ 14.999 e pode chegar a R$ 18.999. Já o Galaxy Book 4 360 chega por R$ 7.499 e R$ 8.999, dependendo da versão escolhida.
Interessados nos aparelhos podem aproveitar o Pré-registro+ no site oficial da Samsung, podendo obter descontos de até R$ 1.700, dependendo do modelo escolhido. O cadastro custa R$ 299, valor que será revertido em descontos na loja da marca posteriormente, e pode ser adquirido até 28 de abril.