Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy S24 chega ao Brasil para inaugurar nova era da telefonia com IA

Por| 17 de Janeiro de 2024 às 15h00

Link copiado!

Wallace Moté/Canaltech
Wallace Moté/Canaltech

A Samsung realizou nesta quarta-feira (17) seu primeiro evento Galaxy Unpacked de 2024, onde apresentou ao mundo os novos Galaxy S24, Galaxy S24 Plus e Galaxy S24 Ultra. Com muito foco em Inteligência Artificial e mudanças importantes, a linha pretende “inaugurar a nova era da telefonia móvel”, nas palavras da sul-coreana, e chega ao Brasil junto ao mercado global pelo preço sugerido partindo de R$ 5.999.

As maiores mudanças estruturais chegam ao Galaxy S24 Ultra, que tem corpo de titânio, nova lente telefoto periscópica e tela totalmente plana — pela primeira vez desde que a linha foi criada em 2020.

Continua após a publicidade

Galaxy S24 e S24 Plus

Os modelos menores compartilham muito entre si, indo desde boa parte das especificações técnicas até o visual — algo já recorrente na família. Temos poucas mudanças em relação aos antecessores Galaxy S23 e S23 Plus, mostrando que a Samsung decidiu manter o que já vinha dando certo para poder focar em alterações realmente notáveis em outros setores — como na parte de software que falaremos mais adiante.

Os aparelhos ganharam uma estrutura feita em alumínio mais resistente e mais materiais reciclados em sua construção, mantendo a certificação IP68 contra água e poeira. Na parte visual, os novos Galaxy S24 e S24 Plus chegam com laterais planas, painel traseiro totalmente liso onde estão suas três câmeras e o flash LED, e painel frontal com bordas ainda mais finas e simétricas ao redor do display. 

Isso permitiu aumentar a tela em 0,1 polegada em ambos os modelos, sem mudar muito suas dimensões — temos tela de 6,2 polegadas e corpo de 147 x 70,6 mm no Galaxy S24 e tela de 6,7 polegadas com corpo de 158,5 x 75,9 mm no S24 Plus, contra 6,1 polegadas em 146,3 x 70,9 mm no Galaxy S23 e 6,6 polegadas em 157,8 x 76,2 mm no S23 Plus em altura e largura, respectivamente.

Além de ligeiramente maiores e com bordas mais finas, as telas dos aparelhos ganharam um incremento bem-vindo de brilho, chegando a respeitáveis 2.600 nits — ainda abaixo de recordistas como OnePlus 12 e seus 4.500 nits, mas já suficientes para uso confortável mesmo nos ambientes mais iluminados. O painel tem taxa de atualização adaptável de 1 a 120 Hz, com resolução Full HD+ no S24 e QHD+ no Galaxy S24 Plus.

Para dar conta da tela maior e mais robusta, ambos os modelos ganharam baterias maiores, com 4.000 mAh no Galaxy S24 e 4.900 mAh no Galaxy S24 Plus contra 3.900 mAh e 4.700 mAh em seus antecessores. O carregamento por fio segue em 25 W no modelo menor e 45 W no maior, mas ambos acompanham carregador de 25 W na caixa — ao menos no Brasil. Também foi mantido o carregamento wireless, com recarga reversa wireless.

Apesar da bateria maior, não tivemos uma mudança drástica no peso ou espessura dos aparelhos, sendo vistos 7,6 mm e 167 gramas no S24 e 7,7 mm e 196 gramas no S24 Plus — Galaxy S23 e S23 Plus trazem 7,6 mm de espessura, com peso de 168 e 196 gramas, respectivamente.

Continua após a publicidade

Já na parte das câmeras não tivemos mudanças em hardware, sendo mantido o conjunto de 50 + 12 + 10 MP já visto na geração passada para lentes wide, ultrawide e telefoto com zoom óptico de 3x. A câmera frontal também segue a mesma, com 12 MP.

Por fim, em performance, temos a volta do processador Exynos de desenvolvimento e fabricação própria da Samsung. Trata-se do novo Exynos 2400 for Galaxy, que busca apagar a fama controversa de seu antecessor ao entregar um nível de performance equivalente ao Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy — presente apenas no Galaxy S24 Ultra.

O chip chega com uma configuração ousada de 10 núcleos em sua CPU e clocks de até 3,2 GHz, sendo fabricado em 4 nm. A GPU é projetada em parceria com a AMD, e traz suporte nativo a Ray Tracing com aceleração por hardware, o que em conjunto com a nova câmara de vapor até 1,7x maior deve ajudar a entregar jogos muito mais realistas e com maior estabilidade por longas horas de jogatina.

Continua após a publicidade

O Galaxy S24 chega com configurações de 8 GB de RAM em conjunto com 128 ou 256 GB de armazenamento interno — as mesmas de seu antecessor —, enquanto o Galaxy S24 Plus tem 12 GB de RAM junto a 256 ou 512 GB de armazenamento interno, um incremento em RAM se comparado ao Galaxy S23 Plus, que trazia 8 GB.

Ambos os modelos chegam com 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3 e som estéreo com Dolby Atmos, trazendo Android 14 sob a One UI 6.1 de fábrica. Seguindo o que fez o Google com sua linha Pixel, a Samsung promete 7 anos de atualizações de software aos aparelhos da série Galaxy S24, com o mesmo período coberto para atualizações de segurança.

Galaxy S24 Ultra

Continua após a publicidade

Como já era especulado em inúmeros rumores, o Galaxy S24 Ultra chega como o primeiro celular da Samsung com corpo construído em titânio, e ainda oferece o novo Gorilla Glass Armor em seu vidro frontal para proteção ainda maior, com 75% menos reflexo e 25% de material reciclado. 

Ainda não há como saber se as mudanças vão de fato deixar o aparelho mais resistente a quedas e riscos no uso diário, especialmente quando tivemos algumas reclamações sobre o uso do titânio na linha iPhone 15 Pro, mas muito em breve os primeiros testes nesse sentido devem ser divulgados.

Diferente dos irmãos menores, não tivemos a chegada de bordas mais finas ao redor do painel. A grande mudança aqui está no uso de um display totalmente plano, fazendo deste o primeiro Galaxy S Ultra sem tela curva da história.

Com isso, suas dimensões mudam de 163,4 x 78,1 mm de altura e largura no Galaxy S23 Ultra para 162,3 x 79 mm no Galaxy S24 Ultra, sendo o novo modelo ligeiramente mais baixo e largo. O peso caiu de 234 gramas para 232 gramas, e a espessura foi reduzida de 8,9 mm para 8,6 mm. A certificação IP68 contra água e poeira foi mantida.

Continua após a publicidade

O painel AMOLED Dinâmico 2x de 6,8 polegadas tem taxa de atualização variável de 1 a 120 Hz, Vision Booster para brilho máximo de até 2.600 nits e resolução QHD+ — características similares ao S24 Plus.

Na parte de performance temos o uso do Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy, variante ligeiramente mais potente da plataforma da Qualcomm presente em boa parte dos flagships lançados desde o final do ano passado. O chip trabalha em conjunto com 12 GB de RAM e até 1 TB de armazenamento interno, e a câmara de vapor 1,9x maior promete performance estável por muito mais tempo.

Já em câmeras tivemos provavelmente a mudança mais comentada: a troca do sensor de 10 MP e lente periscópio com zoom óptico de 10x por um sensor de 50 MP com lente periscópio de 5x. Segundo a Samsung, foi feita a troca por um sensor 1,6x maior e usada estabilização óptica (OIS) 2x mais ampla, o que ajudará a ter o zoom de 10x “com qualidade óptica”.

Continua após a publicidade

Na prática, a mudança permite fotos muito mais detalhadas em longo alcance, além da chegada de funções que não eram permitidas antes pelo sensor simples, como a gravação de vídeos em modo noturno com a lente zoom — tivemos ainda um aumento na abertura de f/4.9 no S23 Ultra para f/3.4 no S24 Ultra, reforçando a performance superior em ambientes com iluminação mais precária. 

Os sensores principal, ultrawide e para zoom óptico de 3x foram mantidos, com 200 + 12 + 10 MP, assim como a frontal de 12 MP.

Por fim, diferente dos irmãos menores, não tivemos mudança na capacidade da bateria, que segue com 5.000 mAh. A potência de recarga também não mudou, com 45 W por cabo e compatibilidade com recarga sem fio e carregamento reverso sem fio.

O Galaxy S24 Ultra chega com suporte a 5G, Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.3, além de trazer som estéreo com Dolby Atmos, S Pen para uso mais criativo com slot dedicado no corpo do aparelho e Android 14 sob a One UI 6.1, com o mesmo suporte a atualizações dos irmãos menores.

Continua após a publicidade

Galaxy AI: a nova era da telefonia

Se não tivemos grandes revoluções em especificações, muito foi por causa do grande foco da Samsung em software. A One UI 6.1 presente nos novos aparelhos traz várias aplicações otimizadas por Inteligência Artificial (IA), inaugurando o que a marca chama de “nova era da telefonia móvel”.

Depois de apresentar suas TVs e outros produtos na CES 2024 com bastante foco em IA, a Samsung quer agora complementar sua nova fase na busca por “levar IA do mundo para o bolso e a casa das pessoas”. Segundo a marca, isso inclusive foi pensado no codinome da linha Galaxy S24, chamada internamente de Eureka — uma brincadeira com a famosa palavra dita por cientistas de todo o mundo em referência a Arquimedes, quando uma grande descoberta é feita.

Continua após a publicidade

A Samsung focou em três principais pontos ao divulgar as primeiras funções com IA da linha Galaxy S24: nova maneira de se conectar, liberdade para criar e desempenho para novas possibilidades. 

Nova maneira de se conectar

Buscando ajudar as pessoas a se comunicarem, a Samsung focou muitas das funções de IA em traduções e criação de textos, seja em chamadas, conversas ao vivo ou mesmo por mensagens nos mais variados meios.

A primeira delas, e talvez uma das mais impressionantes, é a de tradução em tempo real em chamadas. Ao fazer a ligação a partir de um Galaxy S24 — o outro aparelho pode ser de qualquer marca, e até um telefone fixo —, você tem a opção de traduzir tanto a sua voz quanto a da pessoa para quem está ligando, e assim falar em seu idioma e também receber as respostas em seu idioma, enquanto o mesmo acontece com quem está do outro lado.

Continua após a publicidade

Algo similar acontece com o Intérprete, função que tem até atalho na central de ações da nova One UI 6.1. Com ela você escolhe o idioma de ambos os participantes de uma conversa ao vivo, e o celular é capaz de identificar e traduzir entre eles conforme a conversa acontece, basicamente como um intérprete faria.

Se a ideia é conversar por mensagens, o próprio Teclado Samsung ganhou funções de IA para tradução, correção ortográfica e até sugestão de mudanças no texto com base no tom desejado para a conversa. Isso é algo similar ao que várias ferramentas de IA já fazem, mas funcionando de forma nativa no teclado dos aparelhos.

E sim, todas as funções de tradução contam com suporte ao português, além de outros 12 idiomas que incluem alemão, chinês, coreano, espanhol, francês, hindu, inglês, italiano, japonês, polonês, tailandês e vietnamita.

Liberdade para criar

Continua após a publicidade

Na parte de criação, a Samsung trouxe algumas funções que devem ser úteis especialmente para quem participa de muitas reuniões ou entrevistas, ou simplesmente precisa organizar melhor suas anotações.

Começando pelo app de gravação de voz, as novas otimizações de Inteligência Artificial permitem transcrever conversas de maneira mais natural, e editar as transcrições com traduções, resumos, formatações distintas e alterações profundas para adequar o que foi dito ao que a pessoa deseja, tudo com poucos toques e vários modelos prontos para escolher. O mesmo vale para o app de notas, que ganhou as mesmas funções para textos prontos.

E, se você é do tipo que costuma buscar por imagens com frequência, o Circule para Pesquisar lançado em parceria com o Google certamente vai te animar. Basta pressionar a área do botão home por 2 segundos e circular na tela o que deseja buscar, e uma busca é feita automaticamente com base na área selecionada. Tudo bem rápido e sem a necessidade de ficar indo e voltando entre apps, ou tirando prints e fotos que só lotam a galeria.

Desempenho para novas possibilidades

Tivemos um grande foco também na parte de edição de fotos e vídeos. O app de galeria foi repaginado para exibir dicas de edições com base em IA, incluindo remoção de sombras e reflexos, remasterização para ampliar detalhes ou aplicação de modo retrato, tudo com apenas um toque na opção escolhida. 

Também está disponível uma ferramenta de edição de fotos muito mais completa, que usa IA generativa para preencher áreas removidas e gerar imagens únicas. É possível remover, redimensionar e alterar objetos presentes na cena, além de alterar a proporção e o alinhamento das imagens, tudo com poucos toques na tela.

E quem gosta de vídeos em câmera lenta também foi lembrado, estando disponível agora uma nova ferramenta para gerar vídeos em câmera lenta a partir de vídeos tradicionais em 30 fps, onde é usada IA generativa para criar quadros intermediários e permitir redução de até 4x na velocidade. Você pode até assistir a um preview na própria galeria, apenas tocando na tela no momento que desejar que o vídeo fique em câmera lenta.

Outras funções para fotos e vídeos inclui suporte a HDR, Nightography e estabilização aprimorada em apps de terceiros, bem como Super HDR desde a pré-visualização até a gravação e a visualização do arquivo final.

Por fim, a One UI 6.1 ainda inclui uma nova tela de bloqueio com “Foto ambiente”, onde a tela ganha animações com base no clima e na foto usada como wallpaper. Caso esteja chovendo você verá uma animação de chuva caso a foto seja de uma área externa, mas apenas respingos como se estivesse vendo através de uma janela se estiver mostrando um ambiente interno, por exemplo.

A parte de software ainda traz o Knox para maior segurança em transações e autenticações, bem como o Knox Matrix para chaves de acesso. Para transferir arquivos, o Quick Share ganhou uma nova versão agora em parceria com o Google, onde pode ser usado com qualquer dispositivo Android ou PC Windows.

Preço e disponibilidade

Os novos Galaxy S24 chegam ao Brasil já nesta quarta-feira (17), estando disponíveis nas principais varejistas do país e também no site oficial da Samsung. As opções de cores incluem Preto, Cinza, Violeta e Creme para Galaxy S24 e S24 Plus, enquanto o S24 Ultra chega em Titânio Preto, Titânio Cinza, Titânio Violeta, Titânio Creme.

Assim como em lançamentos recentes, a Samsung incluiu opções de cores exclusivas em sua loja online, estando disponíveis as opções Azul, Verde e Laranja para S24 e S24 Plus, e Titânio Azul, Titânio Verde e Titânio Laranja para o Galaxy S24 Ultra.

Os preços sugeridos para a linha Galaxy S24 no Brasil são:

  • Galaxy S24 (8+128 GB): R$ 5.999
  • Galaxy S24 (8+256 GB): R$ 6.499
  • Galaxy S24 Plus (12+256 GB): R$ 6.999
  • Galaxy S24 Plus (12+512 GB): R$ 7.999
  • Galaxy S24 Ultra (12+256 GB): R$ 9.999
  • Galaxy S24 Ultra (12+512 GB): R$ 10.999
  • Galaxy S24 Ultra (12+1 TB): R$ 12.999