O que é software? Entenda o significado

Por Matheus Bigogno Costa | 10 de Agosto de 2020 às 17h00

À medida que a tecnologia vai evoluindo, novos conceitos são criados e outros acabam se consolidando no cotidiano das pessoas. O software, apesar de ter um conceito simples, engloba um amplo conjunto de aplicações no universo de Tecnologia da Informação (TI).

Neste artigo, você poderá compreender melhor o conceito e a origem do software, algo que está presente na maioria dos dispositivos que você usa diariamente. Confira abaixo!

O que é software

Em termos práticos, o software é uma coleção de dados ou instruções que informam a um mecanismo como trabalhar. Ele, nada mais é do que um programa que você acessa no celular, tablet, PC, ou qualquer outro dispositivo eletrônico.

Um dos primeiros relatos de um software desenvolvido foi registrado no século XIX. Ada Lovelace, conhecida como a primeira programadora, escreveu um algoritmo que fazia com que a Máquina Analítica fosse capaz de calcular uma sequência conhecida como Números de Bernoulli.

Ada Lovelace desenvolveu o primeiro software para a Máquina Analítica (Foto: Reprodução/Computer History Museum)

No entanto, o termo “software” foi criado apenas na década de 1940 como um trocadilho com o termo hardware. Trocando a parte “Hard” (rígido) para “Soft” (macio), o software seria tudo o que não está ligado à parte física de um dispositivo.

Tipos de software

De maneira geral, baseado no objetivo, os softwares podem ser divididos em duas grandes categorias: "softwares de sistema" e "softwares aplicativo".

Softwares de sistema

Um software de sistema é responsável por gerenciar o comportamento do hardware de um dispositivo. Assim, ele oferece funcionalidades básicas exigidas pelos usuários, ou até mesmo por outros softwares. Alguns exemplos mais comuns:

  • Sistemas operacionais, como Windows, macOS, Android ou iOS;
  • Engines de jogos, como Unity, Unreal e Cry Engine;
  • Firmwares, que fornecem controle de baixo nível para o hardware;
  • Drivers.

Softwares aplicativo

Softwares aplicativo são aqueles que permitem os usuários realizarem uma ou mais tarefas específicas. São, em sua maioria, os softwares que você utiliza diariamente no celular ou no PC, como redes sociais, navegadores, jogos e muitos outros.

Dentro desta categoria, é preciso ficar atento com softwares maliciosos (malwares). Este tipo de programa é desenvolvido para causar danos nos seus dispositivos e pode até mesmo roubar os seus dados que ali estão armazenados.

Abaixo, você pode conferir um vídeo explicando as diferenças entre software e hardware:

Os softwares já estão bastante inseridos em nosso cotidiano, porém, agora você pôde compreender um pouco mais sobre o conceito e a sua sua origem.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.