Publicidade

IA do Copilot ganha tecla exclusiva nos PCs com Windows

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Janeiro de 2024 às 09h31

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

O assistente de IA generativa Microsoft Copilot vai ganhar uma tecla própria nos teclados dos PCs com Windows neste ano. O botão oferece um atalho rápido para abrir o software e faz parte de uma iniciativa da MS para tornar 2024 o “ano do PC com IA”.

A chegada da nova tecla representa a primeira mudança significativa no layout do teclado dos computadores que rodam o sistema operacional em quase 30 anos, quando a tecla Windows foi incorporada. Em nota, o vice-presidente executivo da empresa, Yusuf Mehdi, comenta que “nós acreditamos que isso pode empoderar as pessoas a participarem da transformação de IA de forma mais fácil”.

Continua após a publicidade

Algumas prévias publicadas pela Gigante de Redmond sugerem a nova tecla no lado direito dos teclados, entre o botão Alt e as setas de direção, enquanto o botão de interrogação deve ser movida para o lado do Shift direito. A novidade poderá ser vista nos computadores com Windows 11 expostos na CES 2024, fabricados por parceiros da Microsoft, e deve chegar ao público a partir do final de fevereiro.

A era da IA na Microsoft

O cenário da inteligência artificial para a empresa em 2024 é uma continuação dos esforços realizados no ano passado. Após a explosão de popularidade do ChatGPT, a MS incorporou a ferramenta ao buscador do Bing e logo depois lançou o Copilot para Windows e Microsoft 365, consolidando o novo nome do assistente de IA generativa em todos os produtos da marca.

Além das mudanças no software, diversas empresas do mercado também viabilizaram a construção de novos componentes para melhorar a experiência com IA nos computadores. É o caso de AMD, Intel e Qualcomm, com soluções aprimoradas em CPUs, GPUs, NPUs e computação em nuvem para o processamento da tecnologia, o que deve facilitar a chegada de novos recursos no sistema operacional.

Continua após a publicidade

As novidades aumentam o suspense sobre a chegada de um potencial Windows 12 — rumores já apontam para o lançamento de uma nova versão do sistema operacional em 2024, mas ainda não há nada confirmado. O fato é que a IA deve caminhar lado a lado com os novos anúncios da Microsoft no ano. 

Vale lembrar que, mesmo sem um teclado atualizado para a nova versão, ainda é possível acessar o Copilot a partir da barra de tarefas, do menu Iniciar ou do comando Windows + C.