O que esperar do iOS 18? | Novos recursos, iPhones compatíveis e mais
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
O iOS 18 deve ser o nome da próxima grande atualização anual da Apple para o sistema operacional do iPhone. O update representa um salto de geração no sistema e traz uma série de novos recursos e mudanças visuais para o software do aparelho.
Ainda não existem detalhes confirmados pela Maçã, mas alguns rumores do mercado e os lançamentos anteriores já dão ideia do que pode aparecer na versão sucessora do iOS 17. O Canaltech reuniu algumas das principais informações já circuladas sobre o sistema e ainda traz alguns palpites sobre o que esperar da atualização.
Quando o iOS 18 será lançado?
A Apple normalmente anuncia a nova versão do iOS (e de outros sistemas operacionais dos aparelhos da marca) durante a conferência anual WWDC, que será realizada neste ano no dia 10 de junho. O evento mostra o que há de diferente no sistema operacional e, logo em seguida, já libera uma versão Beta para garantir os testes até o lançamento final.
É muito provável que o iOS 18 seja revelado na WWDC, mas chegue ao mercado somente com a nova geração de iPhones. Seguindo o padrão da Maçã, a versão estável deve surgir em setembro de 2024. Pelo menos, foi assim com as últimas atualizações: para efeito de comparação, o iOS 17 também foi anunciado na conferência e chegou ao público geral no dia 17 de setembro de 2023.
Novidades do iOS 18
Alguns rumores ajudam a entender o cenário que envolve o lançamento do iOS 18. De acordo com o jornalista Mark Gurman, do Bloomberg, famoso por antecipar novidades dos produtos da Apple, a nova atualização é considerada “ambiciosa e atraente” pelos funcionários da Maçã, e a empresa pretende apostar em software para compensar mudanças pouco significativas no hardware do próximo iPhone.
O jornalista ainda revelou que a Maçã interrompeu o desenvolvimento do sistema para focar na correção de bugs e deixá-lo cada vez mais refinado antes de seguir com as novas etapas.
IA generativa no iPhone
A Apple enfim vai mostrar as suas cartas no mercado de IA generativa. No ano passado, a empresa decidiu não se apressar e não trouxe nenhuma novidade significativa no segmento, mas o cenário deve mudar em 2024.
Quem vai se beneficiar com isso é a Siri, que pode ser atualizada e se tornar capaz de responder aos comandos humanos da mesma forma que o ChatGPT, com poderes para criar textos, resolver problemas matemáticos e conversar com linguagem natural. Inclusive, existem rumores de que a Apple poderia fechar uma parceria com o Google para usar o Gemini no sistema do iPhone.
As mudanças não param por aí: existe a expectativa de que o Mensagens seja reforçado para criar e corrigir textos, além de mudanças em outros apps do sistema. Vale lembrar que a Apple adquiriu uma empresa de IA neste ano e supostamente já desenvolve um modelo próprio desde o ano passado.
Os recursos de IA generativa já marcam presença nos principais lançamentos do Android — a linha Google Pixel 8 já trouxe recursos do tipo e o Galaxy S24 introduziu o Galaxy AI, com uma série de ferramentas a tecnologia. Logo, é comum que o próximo iPhone siga um caminho parecido.
Suporte a mensagens RCS
A Apple confirmou que vai incorporar o protocolo RCS ao aplicativo de mensagens e facilitar a comunicação com dispositivos Android. A tecnologia atua como um sucessor espiritual do SMS com suporte a fotos, vídeos, GIFs, links e textos maiores.
A empresa demorou para ceder à pressão do Google e adotar o serviço, que deve chegar a partir de 2024 com uma atualização no sistema. A novidade pode representar um grande avanço na comunicação entre diferentes sistemas operacionais, já que o iMessage é uma alternativa muito usada pelos donos de iPhone, mas ainda é muito “fechado” ao Android.
Liberdade para os ícones
Outro rumor aponta para uma grande mudança visual no iOS, mas sem entrar em muitos detalhes. Uma novidade iminente estaria na posição dos ícones na tela principal: o sistema do iPhone deve permitir que os usuários deixem espaços em brancos nas fileiras de apps, de forma similar ao Android.
Atualmente, o iOS exige que todos os apps na tela inicial sejam enfileirados, sem a possibilidade de criar linhas com áreas em branco. A mudança vai permitir que os ícones sejam posicionados em qualquer lugar da tela, sem a necessidade de seguir uma ordem.
O que gostaríamos de ver no iOS 18
Além dos rumores sobre o que pode vir por aí, algumas funções seriam muito bem-vindas com a chegada de um novo iOS. Os "desejos" do CT em relação a isso são:
Edição de fotos com IA
O editor nativo do Fotos é intuitivo e repleto de funções interessantes, mas o aplicativo também poderia dar um salto com a introdução de ferramentas de IA generativa. Uma boa comparação é o Google Fotos, instalado de forma nativa no Android: o app foi atualizado com opções para preencher o fundo de imagens, remover objetos e escolher as melhores expressões faciais para uma selfie, por exemplo. Seria interessante caso o iOS seguisse o mesmo caminho.
Apple Music turbinada
O Apple Music é um serviço com um acervo muito interessante, que inclui catálogo de músicas em alta fidelidade e até uma estação de rádio própria. No entanto, ele fica muito atrás do Spotify ao analisar as funções do aplicativo: o serviço recebeu a opção de playlists colaborativas somente em 2023, por exemplo, enquanto o rival verde já apresenta a opção há alguns anos.
Algumas melhorias pontuais, especialmente na criação e no compartilhamento de playlists, poderiam beneficiar o uso do streaming musical da Apple no iPhone.
Diferentes áreas de trabalho
O rival Android permite configurar um perfil pessoal e outro de trabalho no celular: isso permite usar o login profissional para acessar apps nessa segunda área e acessar apenas aplicativos essenciais para a rotina diária. A Apple apresenta um modo de foco voltado para o trabalho, mas ainda não possui uma função para criar uma área específica para isso — logo, seria uma adição útil ao iOS.
Quais iPhones vão receber o iOS 18?
Ainda não há uma lista oficial, mas é possível usar o ciclo de atualizações da Apple como base: a empresa oferece atualizações de sistema por até cinco anos para os iPhones contados a partir do ano de lançamento de cada aparelho. Com essa lógica, é possível prever que os celulares lançados em 2018 não ganharão o update.
A lista provável de iPhones que devem atualizar wm 2024 inclui:
- iPhone 11
- iPhone 11 Pro
- iPhone 11 Pro Max
- iPhone 12
- iPhone 12 Mini
- iPhone 12 Pro
- iPhone 12 Pro Max
- iPhone 13
- iPhone 13 Mini
- iPhone 13 Pro
- iPhone 13 Pro Max
- iPhone 14
- iPhone 14 Plus
- iPhone 14 Pro
- iPhone 14 Pro Max
- iPhone 15
- iPhone 15 Pro
- iPhone 15 Pro Max
- iPhone SE (2020)
- iPhone SE (2022)
A empresa costuma liberar a atualização do iOS simultaneamente para todos os dispositivos compatíveis.