Nostalgia | Relembre todos os iPhones já lançados pela Apple
Por Victor Carvalho • Editado por Wallace Moté |
Tem sido uma longa jornada desde o lançamento do primeiro iPhone em 2007. Foram mais de 16 anos com avanços impressionantes para o mercado de telefonia móvel com uso de tecnologias impressionantes, processadores com desempenho de ponta e um ecossistema cada vez maior e mais integrado para se diferenciar entre os competidores. E claro, com alguns fracassos pelo caminho.
- Qual é a origem do nome iPhone? Conheça a história
- 8 coisas que você não sabia que seu iPhone era capaz de fazer
Para relembrar a história de sucesso do iPhone, mostramos a sua evolução desde a primeira versão até a última linha iPhone 14, lançada em setembro de 2022. Confira!
O primeiro iPhone (2007)
Com uma tela de 3,5 polegadas, painel de vidro sensível ao toque e suporte para multitouch, o iPhone 2G (também chamado apenas de iPhone) lançado em 2007 foi uma verdadeira revolução no mercado da telefonia móvel. O dispositivo estreou com apenas uma câmera de 2 MP, integração com o iPod e aplicativos exclusivos da Apple. O primeiro iPhone foi lançado por US$ 599.
iPhone 3G e 3GS (2008/2009)
Mantendo o design da geração anterior, o iPhone 3G se destacou pela estreia da App Store com suporte para aplicativos de terceiros, GPS integrado para navegação em mapas e o novo serviço MobileMe, antecessor do iCloud capaz de sincronizar email, contatos e calendários entre iPhone, iPod, Mac e PC.
Para o iPhone 3GS, a marca apostou em uma nova câmera com 3 MP agora capaz de gravar vídeos, além de dobrar a capacidade máxima de armazenamento para 32 GB e introduzir o Controle por Voz, versão rudimentar da Siri, Bússola e Buscar no Spotlight.
iPhone 4 e 4S (2010/2011)
A estreia do iPhone 4 representou um design completamente novo para o smartphone da Apple. O aparelho foi o primeiro com câmera frontal e tela Retina, ganhando agora o dobro de memória RAM (512 MB) e estreando uma nova câmera traseira de 5 MP.
Sendo lançado meses após o falecimento de Steve Jobs, o iPhone 4S manteve o novo visual do antecessor, mas agora com uma câmera traseira de 8 MP, até 64 GB de armazenamento, gravação de vídeo em Full HD e introdução da Siri. No mesmo ano, a Apple encerrou o MobileMe e introduziu o iCloud.
iPhone 5, 5S e 5C (2012/2013)
O iPhone 5 foi lançado em 2012 com destaque para seu design atualizado, adotando pela primeira vez em cinco anos um novo display de 4 polegadas com proporção 16:9 mais alta que a antiga proporção 4:3. Este foi o primeiro smartphone da marca com conectividade 4G e conector Lightning, adotando memória RAM de 1 GB. A Apple vendeu 5 milhões de unidades na primeira semana.
No ano seguinte, a Apple manteve o visual no iPhone 5S com algumas mudanças: a estreia do Touch ID no Botão Home para fácil autenticação, desbloqueio e pagamentos, além do flash dual-tone para a câmera traseira e suporte para vídeos em câmera lenta. Outra grande novidade apresentada em 2013 foi o iPhone 5c, a versão mais colorida e acessível de um smartphone da Apple que foi um fracasso de vendas pelo corpo mais barato e alto preço.
A Apple voltaria a apostar em um iPhone com a estreia do primeiro iPhone SE no futuro.
iPhone 6 e 6S (2014/2015)
Após o fracasso do iPhone 5C, a Apple reestruturou a dupla de 2014 com dois modelos premium: o iPhone 6 com tela maior de 4,7 polegadas e o novo iPhone 6 Plus com tela grande de 5,5 polegadas e recursos exclusivos como a Estabilização Óptica de Imagem para qualidade superior em de fotos e vídeos. No mesmo ano foram apresentados o Apple Pay para pagamentos e o aplicativo Saúde como preparação para o Apple Watch que seria apresentado no ano seguinte.
No ano seguinte, a Apple manteve o novo design com foco em melhorias internas como a estreia da câmera de 12 MP, o dobro de memória RAM (2 GB) e novo alumínio de Série 7000 para maior durabilidade, evitando o Bend Gate do iPhone 6 que possuia uma frágil estrutura. O iPhone 6s e iPhone 6S Plus também estrearam o 3D Touch, recurso pouco explorado por usuários que permitia atalhos e ações rápidas apenas pressionando na tela.
iPhone SE (2016)
Três anos após o lançamento do iPhone 5C, a Apple apresentou o iPhone SE como versão acessível de um smartphone da empresa. O modelo mantém o design e especificações do iPhone 5s, incluindo a câmera de 8 MP e Touch ID no Botão Home, mas processador A9 Fusion mais recente.
iPhone 7 (2016)
Mantendo o visual da geração anterior, o iPhone 7 e iPhone 7 Plus foram apresentados com grandes novidades: a dupla recebeu certificação IP67 para proteção contra água e poeira, um novo Botão Home vibratório e abandonou de vez a porta para fones de ouvido em uma decisão polêmica para ampliar as vendas dos novos AirPods.
A empresa também começou a explorar formas de diferenciar o modelo Plus da versão comum com a estreia de uma segunda câmera traseira dedicada para zoom e 1 GB a mais memória de RAM, totalizando 3 GB. Estes foram os únicos modelos de iPhones vendidos na cor Jet Black, um acabamento preto altamente reflexivo.
iPhone 8 e X (2017)
O aniversário de dez anos do iPhone foi marcado pelo lançamentos de três modelos no mesmo evento: o iPhone 8 e iPhone 8 Plus estrearam com tampa traseira de vidro para carregamento sem fio, câmeras melhoradas com desempenho superior em modo noturno e processamento superior graças ao chip A11 Bionic.
E todas as atenções foram destinadas ao novo iPhone X com a maior mudança de design em um smartphone da Apple desde o primeiro iPhone. O modelo estreou o Face ID com entalhe no alto do display, tela de bordas finas e novas formas de navegar pelo iOS com uso de gestos de navegação.
iPhone XR e XS (2018)
Para o ano seguinte, a Apple voltou a apostar na estreia de três smartphones com mudanças em relação para direcionamento de marca. Agora eram dois modelos premium, compostos pelo iPhone XS e iPhone XS Max com mais memória RAM, tela OLED e carcaça de aço inoxidável, e um modelo mais acessível, o iPhone XR com tela LCD de resolução HD e carcaça de alumínio.
Todo o trio apostou no mesmo processador Apple A12 Bionic e Face ID, com o iPhone XS e XS Max tendo câmera dupla traseira e o iPhone XR apostando em apenas um sensor de 12 MP.
iPhone 11 (2019)
A mesma estratégia se manteve em 2019 com o lançamento do iPhone 11 mais barato com tela LCD e câmera dupla traseira com lente ultrawide e a estreia de uma nova nomenclatura para a dupla mais poderosa, composta pelo iPhone 11 Pro com tela de de 6,1 polegadas e iPhone 11 Pro Max com 6,7 polegadas.
Todos os três modelos ganharam um novo processador A13 Bionic com maior desempenho de imagem para fotografia e vídeos graças ao Deep Fusion, além da chegada do Modo Noite para imagens mais nítidas em baixa luz.
iPhone SE (2020)
A segunda geração do iPhone SE foi apresentada em 2020 mantendo a fórmula da geração anterior: design do iPhone 8 com tampa traseira de vidro e suporte para carregamento sem fio, mas com novo processador A13 Bionic com benefícios em câmera, potência e maior duração de bateria.
iPhone 12 (2020)
O lançamento da linha iPhone 12 representou a estreia do 5G nos smartphones da Apple e o primeiro lançamento de quatro smartphones da marca em um mesmo evento com a chegada de dois modelos comuns, o iPhone 12 e novo iPhone 12 Mini, além dos já conhecidos dois modelos premium, o iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max.
O iPhone 12 Mini se destacou como o menor celular moderno da Apple graças à tela ultracompacta com apenas 5,4 polegadas, o que levou a um fraco desempenho de bateria que prejudicou as vendas do produto, se tornando um dos smartphones menos vendos da Apple em sua história recente.
Com a linha iPhone 12, a Apple introduziu o sistema de carregamento magnético MagSafe para permitir que o smartphone possa se alinhar precisamente com a bobina de recarga sem fio utilizando ímãs, oferecendo garantia de carregamento wireless.
iPhone 13 (2021)
A linha iPhone 13 estreou mais uma vez com os mesmos quatro modelos do ano anterior. E apesar dos esforços da Apple oferecer um muito melhor desempenho de bateria para o novo iPhone 13 Mini, o modelo foi descontinuado e não retornaria para uma terceira geração.
Todos os quatro smartphones chegaram com hardware ainda melhor e câmeras com suporte para o novo Modo Cinema, capaz de realizar desfoque de fundo em gravaçào de vídeo. Além disso, o notch do Face ID diminuiu consideravelmente de tamanho sem perder a eficiência e segurança do Face ID.
Para destacar ainda mais o iPhone 13 Pro Max, a Apple introduziu com exclusividade a tecnologia Sensor Shift de estabilização no sensor fotográfico e uso de uma nova lente telefoto com 5x de zoom óptico sem perda.
iPhone SE (2022)
Contrariando as expectativas de um iPhone SE com Face ID, a Apple apresentou a terceira geração do seu iPhone mais acessível com mesmo visual do modelo anterior com apenas uma câmera traseira de 12 MP e carregamento sem fio, mas oferecendo conectividade 5G e novo processador A15 Bionic utilizado no iPhone 13.
iPhone 14 (2022)
Decretando o fim do iPhone Mini após dois anos, a Apple reorganizou o quarteto de smartphones com o lançamento no último ano e, enquanto manteve o iPhone 14 com tela de 6,1 polegadas, apresentou o novo iPhone 14 Plus com tela de 6,7 polegadas e mesmo desempenho com câmera dupla, chip A15 Bionic e corpo com laterais de alumínio.
Já a dupla premium composta pelo iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max garantiu ainda mais mudanças internas e externas. Apenas os dois modelos mais caros da Apple receberam a Dynamic Island, um entalhe em formato de pílula que se mescla à interface para oferecer uma nova forma de interação com notificações, atalhos e alertas. Outra exclusividade destinada ao duo ficou para o avançado novo processador A16 Bionic e a câmera principal de 48 MP.
O objetivo da Apple é separar cada vez mais a dupla comum da dupla premium, oferecendo de um lado modelos com alto desempenho e ótimas câmeras e do outro aparelhos mais caros com o melhor que a marca possa oferecer para quem estiver disposto a pagar mais por isso.