iOS 18 deve permitir ícones em qualquer lugar da tela inicial
Por Bruno De Blasi • Editado por Douglas Ciriaco |
A tela inicial do iPhone enfim vai oferecer mais liberdade para posicionar ícones. O iOS 18 deve permitir o uso espaços em brancos, como já acontece no Android, para colocar os apps em praticamente qualquer lugar da tela sem depender de gambiarras.
- O que esperar do iOS 18? | Novos recursos, iPhones compatíveis e mais
- 5 dicas para organizar a tela de início do iPhone
Enfim, espaços em branco
A previsão primeiro foi apontada pelo jornalista Mark Gurman, no portal Bloomberg, que antecipou a implantação de uma tela inicial mais customizável no iOS 18. Depois, o site MacRumors obteve mais detalhes sobre a atualização com pessoas a par do assunto que não foram identificadas.
O rumor aponta para uma alteração drástica da tela inicial do iPhone, que atualmente só permite posicionar os ícones dos apps em fila, em um alinhamento com 4 colunas e 6 linhas. Ao contrário do Android que deixa posicionar os botões em praticamente qualquer lugar do painel, desde que respeite as proporções de grade e margens predefinidas.
Com o iOS 18, a Apple tende a remover o alinhamento automatizado para permitir a movimentação dos ícones para qualquer lugar da tela. Isso significa que você não seria mais obrigado a posicionar os apps no topo da tela, por exemplo — basta colocá-los na porção inferior e deixar a parte superior em branco, com apenas o papel de parede visível.
Outras arranjos seriam igualmente possíveis, como colocar os aplicativos em apenas uma coluna. Contudo, o site especializado em produtos da Apple não informou se a mesma liberdade estará disponível ao posicionar widgets.
iOS 18 deve ser anunciado na WWDC 2024
Caso os rumores se confirmem, a novidade será apresentada junto com o iOS 18 na WWDC 2024, conferência para desenvolvedores prevista para junho. Já a liberação a todos os usuários tende a acontecer no segundo semestre deste ano, provavelmente em setembro junto com os próximos iPhones.
A atualização tende a oferecer um recurso solicitado há tempos entre os proprietários de iPhone, especialmente depois que a Apple liberou os widgets no celular. Porém, outras novidades muito aguardadas vão marcar presença na atualização, como é o caso do protocolo RCS para trocar mensagens com Android sem problemas de compatibilidade.
A Apple ainda trabalha em novos recursos de inteligência artificial generativa, assim como fez Google e Samsung, para o iOS 18.