Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple negocia com o Google para usar IA Gemini no iPhone

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Março de 2024 às 09h33

Link copiado!

Frederik Lipfert/Unsplash
Frederik Lipfert/Unsplash
Tudo sobre Apple

A Apple poderia usar o Gemini, do Google, para abastecer os recursos de IA generativa previstos para o iOS 18 e a nova geração de iPhones. De acordo com o colunista Mark Gurman, do site Bloomberg, a Maçã tenta um acordo com a Gigante das Buscas para integrar a tecnologia nos dispositivos.

Gurman informa que a Gigante de Cupertino trabalha para licenciar o Gemini no iPhone, mas também conversou com a OpenAI (criadora do ChatGPT) sobre a possibilidade de usar algum modelo da empresa. O motivo da parceria é simples: as ferramentas de IA desenvolvidas pela Maçã ainda estão bem atrás de concorrentes, então valeria a pena buscar opções de fora.

O colunista informa que o iOS 18 terá recursos de IA com base nos modelos da própria Apple, que provavelmente devem operar de forma local no dispositivo, sem conexão com a nuvem. A tecnologia de terceiros, então, seria usada para algumas funções mais pesadas (e recorrentes), como gerar imagens ou criar textos extensos.

Continua após a publicidade

O Gemini é o nome do grande modelo de linguagem desenvolvido pelo Google e também do chatbot de IA generativa integrado a diversas plataformas da companhia, substituto do Bard. No Android, a IA já ganhou um aplicativo próprio que pode substituir o Google Assistente no aparelho — inclusive, pode ser ativado com o comando "Ok, Google".

E o AppleGPT?

Conforme outros rumores antigos, a empresa desenvolve um chatbot apelidado internamente de “AppleGPT” ou “Ajax” desde o ano passado, mas ainda não existem demonstrações públicas de uso do serviço. Vale lembrar que a Apple recentemente comprou a startup de inteligência artificial DarwinAI, que deve atuar no desenvolvimento de novos modelos para o iPhone.

Continua após a publicidade

Até o momento, nenhuma das Big Techs se manifestou publicamente sobre a notícia. A expectativa é de que uma possível parceria só seria anunciada em junho, quando a Apple realiza a conferência WWDC e revela novidades para os produtos da empresa.

Apple e Google juntos novamente?

Caso a parceria se confirme, vai ser interessante notar a movimentação de órgãos reguladores, especialmente nos EUA, com relação a mais uma parceria entre Apple e Google. O acordo para privilegiar o buscador nos aparelhos da Maçã já foi alvo de investigações do Departamento de Justiça norte-americano no ano passado, sob acusações de monopólio.

Os recursos de IA do Google já abastecem funções do Android, obviamente, e também foram incorporados ao Galaxy AI da Samsung, como no recurso Circule para Pesquisar. Um possível acordo com a Apple colocaria a empresa em destaque no segmento de inteligência artificial no Android e no iOS, dominando o mercado de celulares.

Continua após a publicidade

Fonte: Bloomberg