Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung lança Galaxy AI com tradução de chamadas, teclado inteligente e mais

Por| 17 de Janeiro de 2024 às 15h00

Link copiado!

Wallace Moté/Canaltech
Wallace Moté/Canaltech
Tudo sobre Samsung

A Samsung anunciou nesta quarta-feira (17) sua linha Galaxy S24, mas a grande estrela do evento não foi a chegada dos novos celulares top de linha da sul-coreana, e sim o que eles são capazes de fazer graças ao Galaxy AI, pacote de soluções otimizadas por Inteligência Artificial que faz sua estreia nos smartphones da marca.

Trazendo várias ferramentas projetadas pela própria Samsung — e uma lançada em parceria com o Google —, o Galaxy AI tem três grandes pontos de atuação neste primeiro momento: nova maneira de se conectar, liberdade para criar e desempenho para novas possibilidades. Os destaques ficam para a capacidade de traduzir chamadas em tempo real, realizar transcrições de gravações e editá-las de várias formas, e editar imagens e vídeos com uso de IA generativa.

Abaixo falaremos um pouco sobre cada uma das funções anunciadas, que foram testadas em primeira mão pelo Canaltech já no lançamento dos novos Galaxy S24.

Continua após a publicidade

Tradução de chamadas

Ferramentas de tradução já existem há anos, mas a Samsung resolveu ir além e integrou um tradutor baseado em IA ao discador do Galaxy S24. Ao fazer a chamada, é possível escolher qual o idioma de quem está ligando e de quem está recebendo a ligação, e com isso uma interface é criada para intermediar a comunicação entre os dois lados da linha.

Assim que a chamada se inicia de fato, um aviso é dado para ambos os lados, informando que "esta chamada está sendo traduzida e legendada simultaneamente". Após isso, basta falar normalmente em seu idioma, e quem está do outro lado receberá a versão traduzida de suas falas — e vice-versa. 

Um ponto importante é que o outro lado da linha não precisa estar usando um Galaxy S24, podendo ser feitas chamadas para virtualmente qualquer dispositivo, incluindo telefones fixos. Caso sejam dois Galaxy S24 se comunicando, porém, a interface visual será a mesma para ambos, dando um feedback não apenas em áudio como também em texto.

As traduções podem ser feitas em 13 idiomas, incluindo português, alemão, chinês, coreano, espanhol, francês, hindu, inglês, italiano, japonês, polonês, tailandês e vietnamita.

Intérprete

Continua após a publicidade

Indo na mesma linha, a Samsung lançou também o Intérprete, que tem até mesmo um atalho na central de ações do celular, bastando arrastar a tela de cima para baixo e tocar na função para que ela comece a ser usada.

O funcionamento é bem simples, e similar a outros tradutores já existentes, bastando dividir a tela entre os dois participantes da conversa, escolher o idioma de cada um e tocar no microfone para iniciar a conversa. Tudo é feito de forma natural e sem necessidade de ficar pressionando novamente os botões, pois o próprio sistema identifica quando cada interlocutor terminou de falar e muda para o próximo.

As traduções podem ser feitas em 13 idiomas, incluindo português, alemão, chinês, coreano, espanhol, francês, hindu, inglês, italiano, japonês, polonês, tailandês e vietnamita.

Continua após a publicidade

Vídeos em câmera lenta com criação de quadros

Vídeos em câmera lenta não são exatamente novidade, mas a Samsung deu um passo além com os novos Galaxy S24. Com os aparelhos será possível usar IA generativa para criar quadros intermediários em vídeos gravados normalmente a 30 ou 60 fps, e assim transformar qualquer vídeo que você já tenha na sua galeria em um slow-motion. 

É possível reduzir a taxa de quadros em até quatro vezes, e o resultado que vimos nos testes iniciais realmente são interessantes, com boa suavidade e poucos pontos de anomalias geradas pelos quadros adicionais.

É possível ainda ter um preview de como seu vídeo ficará em câmera lenta direto da galeria, bastando tocar e segurar no ponto desejado durante a reprodução do preview para que o efeito seja aplicado.

Continua após a publicidade

Sugestões de edição

Nem sempre a gente sabe que uma foto nossa precisa de retoques, e nada melhor do que deixar a Inteligência Artificial analisar todos os detalhes das imagens e definir pontos que poderiam ser melhorados. E foi exatamente isso que a Samsung fez, levando sugestões de edição direto à galeria dos Galaxy S24.

Ao olhar os detalhes das imagens — seja tocando no pequeno "i" ou arrastando a foto para cima, você terá sugestões para deixar as fotos ainda melhores, seja removendo sombras e reflexos, aplicando efeito de modo retrato ou remasterizando para dar aquele incremento nos detalhes.

Continua após a publicidade

Basta tocar na sugestão que deseja aceitar, ver o resultado final e salvar a foto editada.

IA generativa para preencher vazios

A Samsung já possui ferramentas de apagar objetos há algum tempo em seus dispositivos, mas com a nova ferramenta de edição de fotos otimizada por IA generativa isso foi levado a um novo nível. É possível mover objetos pela cena, redimensioná-los, rotacioná-los e apagá-los, e então a IA irá preencher os vazios que ficaram com toda essa movimentação.

Continua após a publicidade

Um ponto curioso é que será possível até mesmo mudar orientação das fotos, algo ótimo para salvar aquele momento em que você tirou uma foto na vertical e acabou perdendo algo que aconteceu em algum dos cantos da horizontal, ou quando quer postar suas fotos em uma galeria e não quer que cada uma tenha uma orientação diferente.

Claro, a IA generativa não é perfeita e em alguns momentos vai criar coisas que não casam muito bem com o ambiente, mas nesse caso basta retornar ao passo anterior e mandar gerar novamente, até que tudo fique do seu agrado.

Para informar que a foto foi alterada com IA generativa, uma pequena marca d'água com o símbolo do Galaxy AI é aplicada à imagem final, no canto inferior esquerdo. Além disso, o metadado da foto informa que ela foi editada com IA.

Continua após a publicidade

Zoom com IA para todos enxergar

Uma grande polêmica do Galaxy S24 Ultra é a troca da lente periscópica de 10x de aproximação óptica por uma de 5x. Porém, além do novo sensor muito mais robusto e da abertura maior nas lentes, as otimizações de IA feitas pela Samsung quando fotos com zoom estão sendo tiradas certamente vai ajudar a tornar tudo ainda melhor do que já era no Galaxy S23 Ultra.

Um dos testes feitos para demonstrar a função é realizar a leitura de um pequeno QR Code presente "em um prédio" com o zoom de 100x do Galaxy S24 Ultra. Isso era algo impossível de se pensar até então, mas foi feito sem qualquer problema pelo novo celular da Samsung, já que a Inteligência Artificial foi capaz de corrigir todas as possíveis imperfeições na imagem para deixar o código nítido o suficiente para ser lido.

Continua após a publicidade

Circule para pesquisar com o Google

Única das funções apresentadas que não foi feita inteiramente pela Samsung, o Circule para Pesquisar lançado em parceria com o Google agiliza a vida de quem faz muitas buscas por imagens, seja para descobrir a marca e o preço de um casaco que viu na rua, qual a localização de uma paisagem que viu no feed do Instagram ou qual a raça daquele cachorro lindo que seu amigo adotou.

Para fazer a busca, basta segurar a área do botão home — mesmo se estiver usando a navegação por gestos — por dois segundos, e então circular a área que deseja buscar no Google. A pesquisa será feita na mesma página, sem que você precise ficar salvando capturas de tela ou fotos e então subindo na busca de imagens do app do Google.

Continua após a publicidade

Teclado inteligente

Já para quem costuma digitar muito no celular, o novo Teclado Samsung chega otimizado por IA. Estão disponíveis ferramentas de tradução, alteração do estilo de escrita — com 5 tons diferentes para escolher — e correção gramatical em 13 idiomas, incluindo português, alemão, chinês, coreano, espanhol, francês, hindu, inglês, italiano, japonês, polonês, tailandês e vietnamita.

Tudo é feito direto no teclado, então você escreverá da forma que quiser, e então usará a formatação do teclado para editar sua mensagem e enviar devidamente corrigida ou traduzida.

Isso é ótimo para responder e-mails ou outros tipos de mensagens profissionais, ou mesmo para postar em redes sociais, já que estão disponíveis tons de fala que até criam hashtags específicas de acordo com o texto. 

Continua após a publicidade

Transcrições com IA

Ainda na parte de edição de textos, o novo Gravador de Voz da Samsung inclui uma nova opção de transcrever as notas de voz, onde cada interlocutor é devidamente identificado automaticamente. Após a transcrição, você ainda poderá editar todo o texto, ver um resumo das informações, traduzir em 13 idiomas e formatar de acordo com a sua necessidade.

Isso é especialmente útil ao gravar entrevistas, aulas e outros tipos de apresentações, onde você tem muita informação dita por vários minutos, e pode ficar bem complicado organizar tudo por conta própria.

Notas com IA

Assim como nas transcrições de notas de voz, é possível editar suas anotações em texto com correções ortográficas e formatações especiais, resumir o texto e traduzir para 13 idiomas. Tudo acontece de forma nativa, direto no app de notas.

Todas as funções estão disponíveis em todos os modelos da linha Galaxy S24, de forma gratuita. Funções de tradução não precisam de Internet para funcionar, mas edições mais profundas e busca usam parte do processamento na nuvem.

Outros smartphones da Samsung serão atualizados com as funções do Galaxy AI em updates futuros da One UI, ainda no primeiro semestre deste ano. Uma lista com as funções que chegam e quais modelos serão agraciados ainda não foi liberada, mas podemos esperar por uma prioridade para as linhas Galaxy S23, Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5.