SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

iPhone vai adotar a tecnologia RCS no seu app de mensagens

Por| 16 de Novembro de 2023 às 17h34

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Tudo sobre Apple

A Apple confirmou nesta quinta-feira (16) que o app de mensagens do iPhone será compatível com a tecnologia RCS (Rich Communication Services). Apontado como substituto do SMS, esse protocolo permite envio de mensagens de texto com conteúdo multimídia estilo o que fazem Telegram e WhatsApp.

Segundo o site 9to5Mac, o suporte será implementado via atualização de software “no próximo ano”, mas ainda não há uma janela de lançamento específica. Com a novidade, a comunicação entre aparelhos Android e iPhone será muito mais fluída e dinâmica, com mais recursos multimídia do que existe hoje.

“No próximo ano, adicionaremos suporte para o RCS Universal Profile, o padrão conforme publicado atualmente pela GSM Association”, disse um porta-voz da empresa à publicação.

Continua após a publicidade

“Acreditamos que o RCS Universal Profile vai oferecer uma melhor experiência de interoperabilidade quando comparado com SMS e MMS. Isso vai funcionar junto do iMessage, que seguirá como a melhor e mais segura experiência de mensagens para usuários da Apple”, finalizou o representante da Maçã.

O que é RCS?

Criado em 2007 por meio da iniciativa Rich Communication Suite, o protocolo RCS é reconhecido desde 2008 pela GSM Association (GSMA), entidade que representa os interesses de grandes empresas de telecomunicação no mundo e é responsável por diversos padrões do setor.

Espécie de sucessor do SMS, o RCS permite que uma mensagem de texto “comum”, como aquela enviada a partir do app Mensagens do Android, receba links da web, imagens, GIFs animados e tenha até confirmação de leitura, entre outras firulas interessantes.

Continua após a publicidade

Gigantes como Google, Microsoft e Samsung oferecem suporte a iniciativa e há alguns anos vem implementando a tecnologia em seus produtos.

Por que a Apple demorou?

Nos últimos anos, o Google deu diversas cutucadas públicas na Apple a respeito da (não) adoção deste padrão. Isso é especialmente relevante nos Estados Unidos, um dos maiores mercados mobile do mundo e onde muita gente usa o iMessage (exclusivo do iPhone) para trocar mensagens. Como a Apple usa um protocolo diferente, a comunicação entre celulares Android e iPhone não tira proveito de recursos avançados, o que acaba por favorecer a comunicação "exclusiva" entre os dispositivos da Maçã.

Continua após a publicidade

A companhia liderada por Tim Cook nunca foi muito clara em suas razões para não adotar um padrão mais aberto e consolidado, mas documentos revelados em meio a uma disputa contra a Epic Games deram um pouco de luz ao caso.

Tornou-se de conhecimento público que a Apple não via sentido em lançar uma versão do iMessage para Android porque isso seria uma espécie facilitador para que donos de iPhone trocassem de celular por um com o sistema do Google. Da mesma forma, integrar a tecnologia RCS em seu produto também poderia ser visto como um movimento no sentido de abrir o ecossistema, por isso não acontecia.

Em setembro de 2022, Cook reforçou que não via a Maçã adotando o RCS em seus produtos tão cedo porque, segundo ele, não haveria demanda do público.

“Não ouço nossos usuários pedindo para dedicarmos energia nisso [na implementação do RCS] neste momento”, comentou na ocasião.

Continua após a publicidade

Fonte: 9to5Mac