SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade
Zack Snyder

Zack Snyder

Nascimento

1 de março de 1966 em Wisconsin, Estados Unidos

Zachary Edward “Zack” Snyder nasceu em 1 de março de 1966 em Green Bay, Wisconsin, é um diretor de cinema norte-americano famoso pelas adaptações de quadrinhos e filmes de super-heróis, principalmente do Universo Estendido DC.

Snyder recebeu grande incentivo da mãe durante a adolescência para estudar pintura após terminar o ensino médio. Embora já tivesse começado a cursar cinema, estudou no Art Center College of Design, na Califórnia. Mesmo assim, começou a carreira como diretor e diretor de fotografia para comerciais de televisão, principalmente de automóveis.

Sua estreia no cinema foi com Dawn of the Dead (2004), aclamada adaptação de Despertar dos Mortos (1978), de George A. Romero, porém seu grande sucesso de bilheteria foi em 2007, com 300. O bom desempenho levou a Warner Bros a contratar seu trabalho para dirigir Watchmen (2009), uma adaptação de quadrinhos. Seu primeiro longa de personagens da DC Comics foi Man of Steel (2013).

Em 2013, anunciou durante a Comic Con que Batman e Superman compartilhariam a tela em Batman vs Superman: O Despertar da Justiça, lançado em 2016. A Warner o anunciou novamente em 2014 como o diretor de Liga da Justiça, longa-metragem lançado em 2017, mas ele se afastou durante a pós-produção por motivos pessoais e foi substituído por Joss Whedon.

Após a decepção de Liga da Justiça nas telonas, o público iniciou uma campanha pelo relançamento do longa que fosse condizente com a visão do diretor original. Em 2020, então, a Warner decidiu lançar Liga da Justiça de Zack Snyder no HBO Max. A versão ficou conhecida como “Snyder Cut”.

Posteriormente, tornou-se nome comum em filmes da DC, com participação em Esquadrão Suicida (2016), Mulher Maravilha (2017), Aquaman (2018) e Mulher Maravilha 1984 (2020). 

Também trabalhou diretamente com a Netflix para a produção de filmes originais para a plataforma de streaming. A parceria rendeu o retorno de Snyder aos zumbis com Army of the Dead: Invasão em Las Vegas (2021) e Army of Thieves (2021), lançado no Brasil com o título Exército de Ladrões: Invasão da Europa

Em 2008, Zack Snyder é agraciado o Prêmio Saturno, organizado pela Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror dos Estados Unidos, na categoria de “Melhor Diretor”, por 300.