Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Oscar 2024 | 8 filmes esnobados pela Academia

Por| Editado por Durval Ramos | 24 de Janeiro de 2024 às 10h31

Link copiado!

Disney, Lionsgate, Fremantle, Toho Company
Disney, Lionsgate, Fremantle, Toho Company

O Oscar 2024 já tem data para acontecer! Dia 10 de março, o público irá conhecer os ganhadores da estatueta dourada nas 23 categorias da premiação mais importante do cinema. E a lista com os indicados foi divulgada no dia 23 de janeiro, deixando alguns atores e diretores amargurados por terem ficado de fora do ranking.

A grande surpresa foi ver que Greta Gerwig e Margot Robbie, diretora e protagonista de Barbierespectivamente, ficaram de fora da disputa, chocando boa parte do público que esperava ver o nome de ambas na lista dos indicados. 

Lançado no dia 10 de julho, Barbiefoi um dos grandes fenômenos de 2023 e além de conseguir uma bilheteria milionária — a maior da Warner Bros — ainda foi promovido por uma intensa campanha de marketing. Por muito tempo, só se falou na tal “onda rosa” criada pelo longa, mas mesmo assim as duas mulheres mais importantes dele ficaram de fora.

Continua após a publicidade

E por falar em mulheres, a diretora Sofia Coppola também foi esnobada. Ela não chegou a ser indicada em Melhor Direção e nem o seu filme, Priscilla, foi indicado a qualquer outra categoria. 

Outro que ficou de fora é Monster, um suspense dramático japonês, dirigido por Hirokazu Kore-eda (Ninguém Pode Saber) que, por meio de um texto primoroso, mostra ao público como uma história pode ter muito mais do que dois lados.

Além deles, outros títulos ficaram para trás, como Wish, a animação que marcou o centenário da Disney. Confira abaixo os 10 principais longas que não concorrerão ao prêmio.

8- Monster

O filme japonês Monster chegou aos cinemas no final de 2023 contando a história de Saori, uma mãe viúva que começa a desconfiar do comportamento do filho. Não demora muito para ela descobrir que ele está sofrendo bullying e assédio moral de seu professor. Ela, então, decide ir até a escola investigar a situação, mas quanto mais o filme avança, mais somos convidados a perceber que a verdade pode ter muitos lados.

Refletindo sobre a severidade e os preconceitos da sociedade japonesa, o filme faz uma crítica social perfeita, daquelas que ficam na cabeça de quem o assiste por muito tempo. Infelizmente, ele não foi indicado em nenhuma categoria.

Continua após a publicidade

7-  Wish

Outro filme que foi totalmente esnobado pela Academia é Wish, uma animação criada pela Disney para comemorar o centenário da marca. O longa não foi indicado em nenhuma categoria do Oscar, nem mesmo em Melhor Canção Original, o que marca uma grande decepção para os Estúdios Disney, já que a obra tem várias músicas autorais.

Na trama, Asha é uma mocinha que conta com a ajuda de Wish — a estrela cadente — para derrotar o Rei Magnífico, um homem sem muitos escrúpulos que rouba o desejo de seus súditos e só realiza aqueles que ele considera pertinente.

Continua após a publicidade

A obra tem a Estrela como protagonista, fazendo uma homenagem a essa figura que já realizou o desejo de vários outros personagens da Disney.

6- Priscilla

Depois de Elvisdo diretor Baz Luhrmann ter sido indicado ao Oscar 2023  em sete categorias — Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Fotografia, Melhor Maquiagem, Melhor Direção de Arte e Melhor Montagem — era esperado que Priscilla de Sofia Coppola ganhasse pelo menos uma indicação, mas o filme foi totalmente esnobado.

Continua após a publicidade

Nem mesmo Cailee Spaeny que viveu a protagonista e teve sua atuação elogiada foi lembrada pela Academia. No Rotten Tomatoes, no entanto, o longa não fez feio com os especialistas e conquistou 84% de aprovação da crítica especializada. Amado ou odiado, fato é que o filme faz um retrato honesto do machismo estrutural a qual as mulheres são submetidas.

5- Super Mario Bros

Apesar de ter feito sucesso com o público e conseguido uma bilheteria satisfatória — foram cerca de US$ 1,3 milhão arrecadados — o longa não convenceu a Academia e ficou de fora da disputa. Dirigido por Aaron Horvath e Michael Jelenic, a obra é baseada no jogo de videogame homônimo e trouxe no elenco de dubladores Chris Pratt, Anya Taylor-Joy e Jack Black.

Continua após a publicidade

4- Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

Lançado em novembro de 2023, Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes é a prequência de uma das sagas mais famosas da atualidade. O filme dirigido por Francis Lawrence conta como os jogos surgiram e mostra a infância e a juventude de Coriolanus Snow, personagem que depois vem a se tornar o vilão dos filmes.

No elenco estão Tom Blyth, Rachel Zegler, Peter Dinklage e ainda Viola Davis como a Dra. Volumnia Gal, uma cientista maluca responsável pelas provas da competição.

Continua após a publicidade

Apesar de fazer sucesso com os fãs, a obra não empolgou os críticos e não foi indicado a nenhuma categoria do Oscar de 2024.

3- Vidas Passadas - Greta Lee e Celine Song

Agora chegou a hora de falar em um dos filmes mais aclamados dos últimos tempos: Vidas Passadas. Dirigido por Celine Song, o drama se tornou um dos queridinhos do público e da crítica ao contar a história de Nora (Greta Lee) e Hae Sung (Teo Yoo), dois amigos íntimos que se separam quando a família de Nora se muda da Coreia do Sul para Toronto.

Continua após a publicidade

Tempos depois, eles se reencontram em Nova York e passam uma semana juntos conversando sobre os caminhos que a vida de cada um tomou.

Refletindo sobre o destino e as escolhas individuais que fazemos, o filme foi indicado ao Oscar em duas categorias, Melhor Filme e Melhor Roteiro Original, mas muitas pessoas se decepcionaram ao ver que Greta Lee não foi indicada a Melhor Atriz pela sua protagonista e nem Celine Song à categoria Melhor Direção. Por isso, apesar dele estar no Oscar é considerado um dos grandes esnobados de 2024.

2- Assassinos da Lua das Flores - Leonardo DiCaprio

Continua após a publicidade

Outro filme que ficou de lado foiAssassinos da Lua das Flores do diretor Martin Scorsese. Na verdade, o longa foi indicado em 11 categorias, o que é um ótimo resultado, mas o que chamou a atenção foi que Leonardo DiCaprio, que vive o protagonista Ernest Burkhart, não entrou na lista de Melhor Ator.

Queridinho da premiação, ele já foi indicado ao Oscar diversas vezes, mas levou a estatueta para casa apenas em O Regresso em 2016. E sua fama de azarão parece se concretizar mais uma vez em 2024 já que nem indicado ele foi. 

1- Barbie - Margot Robbie e Greta Gerwig

Continua após a publicidade

Falando em atores que estrelaram grandes sucessos, mas foram esquecidos pela Academia, não podemos esquecer de Margot Robbie. A loirinha deu vida à Barbieno live action da boneca que chegou aos cinemas em 2023 e conquistou o público, e já era dada como certa a sua participação na 96ª edição da premiação mais importante do cinema, mas não foi bem isso que aconteceu.

Ela e a diretora Greta Gerwig foram deixadas de lado e não apareceram na lista dos indicados. Já Ryan Gosling, que viveu o Ken, está concorrendo a Melhor Ator Coadjuvante, ao lado de America Ferrera que também está lutando pela estatueta por Melhor Atriz Coadjuvante. Ela viveu Gloria, a humana que ajuda a boneca quando a mesma deixa a Barbielandia.

Oscar 2024: os esquecidos no churrasco

Além dos oito filmes principais esnobados no Oscar, outros cinco títulos chamaram atenção por ficarem de fora da premiação. Veja:

Continua após a publicidade
  • Asteroid City: comédia dramática dirigida por Wes Anderson e estrelada por Scarlett Johansson
  • Wonka: fantasia musical protagonizada por Timothée Chalamet, Hugh Grant (que odiou fazer o filme) e Olivia Colman
  • Folhas de Outono: romance finlandês que conta a história de uma estoquista de supermercado e ex-alcoólatra que se encontram por acaso em um karaokê e decidem se conhecer melhor.
  • O Assassino: dirigido por David Fincher e estrelado por Michael Fassbender e Sophie Charlotte, o suspense neo-noir é baseada nas HQs francesas escritas por Alexis Nolent (sob o pseudônimo Matz) 
  • Todos Nós Desconhecidos: Com Paul Mescal e Andrew Scott, o drama conta a história de dois vizinhos que se aproximam e tem suas vidas transformadas. O filme estreia no Brasil em fevereiro de 2024.