Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 10 melhores filmes com Timothée Chalamet, o novo Willy Wonka

Por| Editado por Durval Ramos | 05 de Dezembro de 2023 às 19h05

Link copiado!

Divulgação/Sony, Warner e Searchlight Pictures
Divulgação/Sony, Warner e Searchlight Pictures

Um dos nomes mais aclamados da nova geração de Hollywood, Timothée Chalamet não cansa de trabalhar. Seja como protagonista de Duna, uma das maiores sagas de sci-fi da atualidade, ou como estrela de Wonka, filme que estreia em dezembro de 2023 e mostra as origens do excêntrico dono da A Fantástica Fábrica de Chocolate, a impressão que dá é que o ator emenda sucesso atrás de sucesso.

Aliás, não é só impressão. Apesar da pouca idade e de ter entrado para a indústria cinematográfica há menos de dez anos, o ator franco-americano tem mesmo um currículo extenso e invejável, que inclui longas premiados e de sucesso comercial.

Para facilitar a vida de quem conhecer algumas dessas histórias, mas não sabe por onde começar, o Canaltech fez uma seleção dos melhores filmes com Timothée Chalamet. Vale lembrar que, embora seja escancarada a predileção do ator por longas de drama e ficção científica, essa lista prova que ele também já se aventurou por tramas de outros gêneros – o que mostra que a versatilidade é também uma característica de sua atuação.

Continua após a publicidade

10. Querido Menino

Querido Menino não é dos filmes mais famosos da carreira de Timothée Chalamet, mas é com certeza um dos que mais exigiram psicologicamente do ator. Drama de 2018 baseado em um livro biográfico de mesmo nome, ele conta a história de um jornalista que descobre que o filho é viciado em metanfetamina.

No longa, é Steve Carell (The Office) que dá vida ao pai desesperado, que não reconhece mais o garoto à sua frente e tenta entender como um jovem criado com amor e suporte decidiu seguir por esse caminho. Já Chalamet é quem faz o papel do filho perdido, que mesmo disposto a sair dessa situação, não consegue resistir às recaídas, sucumbindo cada vez mais ao vício.

Continua após a publicidade

Dirigido por Felix Van Groeningen, o título conta com atuações brilhantes dos dois atores, especialmente nas cenas em que contracenam juntos e trazem suas feridas e medos à tona. Feito para emocionar, ele é co-estrelado pelas atrizes Amy Ryan e Maura Tierney.

Querido Menino pode ser conferido no catálogo do Amazon Prime Video.

9. O Rei

Continua após a publicidade

Prato cheio para quem gosta de histórias medievais, O Rei é uma produção original da Netflix protagonizada por Timothée Chalamet. Baseada em várias peças de William Shakespeare, ela segue os passos de Henrique V em sua juventude, quando o rapaz ainda é um príncipe fanfarrão que não se interessa por política, mas precisa assumir o trono da Inglaterra.

Nesse cenário, o jovem rei luta para lidar com suas responsabilidades, sofrendo para manter o país no caminho certo, mesmo em um período de guerras. Para isso ele conta com a ajuda de Sir John Falstaff (Joel Edgerton), com quem faz uma ótima dobradinha, mas tem de lidar com o Delfim da França (Robert Pattinson), que se transforma em uma pedra em seu caminho.

Ainda mais soturno do que a maioria das obras do gênero, O Rei foi bastante aclamado pela crítica, que elogiou em peso a atuação de Chalamet.

O Rei está disponível na Netflix.

Continua após a publicidade

8. A Crônica Francesa

Assim como metade de Hollywood, Timothée Chalamet também está em A Crônica Francesa, longa-metragem de Wes Anderson que conta com um dos elencos mais estrelados dos últimos anos. Com nomes que vão de Bill Murray a Tilda Swinton, passando por Edward Norton e Frances McDormand, o filme chegou aos cinemas em 2021.

Em sua trama, acompanhamos um jornal americano, localizado em uma fictícia cidade francesa, que está fadado a ser encerrado após a morte de seu editor. Como número de despedida, porém, seus profissionais decidem produzir quatro artigos comemorativos, sendo um deles a respeito dos protestos de maio de 1968.

Continua após a publicidade

É nesse contexto que aparece Zeffirelli — o personagem de Chalamet —, um líder politizado do movimento estudantil. Embora não tenha muito tempo em cena, pois o filme se debruça sobre as tramas das quatro histórias do jornal, o ator não perde em nada para os veteranos com quem contracena, acertando em cheio na comicidade, sarcasmo e humor físico de seu personagem.

A Crônica Francesa está disponível no Star+.

7. Não Olhe Para Cima

Continua após a publicidade

Produção de comédia e ficção científica da Netflix, Não Olhe Para Cima é um filme dirigido por Adam McKay protagonizado por Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence. Sátira sobre o descaso climático, o título conta a história de dois astrônomos que descobrem que um meteorito irá colidir com a Terra, mas têm dificuldades para serem levados a sério pelas autoridades e pela mídia.

Muito bem recebido pelo público e pela crítica, ele foi indicado a quatro categorias do Globo de Ouro e entrou para o top 5 filmes mais vistos da história do streaming.

Em sua trama, Timothée Chalamet dá vida a Yule, um garoto punk e religioso que conhece a astrônoma Kate pouco antes do fim do mundo. Apaixonados, eles decidem viver seus últimos dias juntos, embora saibam que o fim está cada vez mais próximo.

Não Olhe Para Cima está disponível na Netflix.

Continua após a publicidade

6. Adoráveis Mulheres

Mais um drama histórico da carreira de Chalamet, Adoráveis Mulheres é um filme de Greta Gerwig (Barbie) baseado no livro de mesmo nome de Louisa May Alcott. Adaptado inúmeras vezes para o cinema, o título se passa no período da Guerra Civil Americana e acompanha quatro irmãs que estão entrando na vida adulta e precisam lidar com as expectativas e possíveis caminhos relegados a uma mulher nesse período.

No longa, Timothée dá vida a Laurie, rapaz que se torna amigo das irmãs e praticamente um membro da família. Solitário e um tanto quanto perdido, ele acaba se aproximando de Amy (Florence Pugh), após ter seu pedido de casamento recusado por Jo (Saoirse Ronan).

Continua após a publicidade

Lançado em 2019, o longa-metragem fez um enorme sucesso, sendo indicado a seis categorias do Oscar, incluindo a de Melhor Filme. Embora seus holofotes estejam voltados para as personagens femininas da trama (que ainda incluem Emma Watson, Meryl Streep e Laura Dern), Chalamet também consegue brilhar, se encaixando perfeitamente ao papel.

Adoráveis Mulheres pode ser visto na Netflix.

5. Até os Ossos

Continua após a publicidade

Uma das produções mais diferentes dessa lista, Até os Ossos é um título de terror romântico protagonizado por Timothée Chalamet e Taylor Russell. Dirigido por Luca Guadagnino — que repete a dobradinha feita com o ator em Me Chame Pelo Seu Nome —, ele é uma das incursões mais diferentes em termos de gênero que Chalamet já fez no cinema.

Ambientado nos anos 1980, o filme segue o passo de uma jovem canibal (Russell) e de um garoto marginalizado (Timothée), que se encontram durante uma viagem pelo interior dos EUA. Apaixonados, eles decidem continuar sua jornada juntos, deixando um rastro de sangue por onde passam.

Premiado em inúmeros festivais mundo afora, o longa conta ainda com Mark Rylance, Michael Stuhlbarg e André Holland em seu elenco.

Até os Ossos está disponível no catálogo do Amazon Prime Video.

Continua após a publicidade

4. Lady Bird: A Hora de Voar

Primeiro trabalho da diretora Greta Gerwig com Chalamet, Lady Bird é uma comédia dramática indicada a cinco categorias do Oscar. Lançada em 2017, bem próxima a Me Chame Pelo Seu Nome, a produção foi uma prova de que Timothée havia chegado mesmo em Hollywood para ficar.

História de coming of age, o título segue os passos de uma jovem às vésperas de se formar no Ensino Médio, que deseja profundamente sair de Sacramento, sua cidade natal. Enquanto tenta convencer sua irredutível mãe a respeito dessa mudança, ela vive seus últimos dias no colégio, lidando com a sua complicada passagem para a vida adulta.

No filme, Chalamet interpreta Kyle, um jovem aluno popular que se aproxima da protagonista durante essa fase conturbada de sua vida. Embora tenham uma visão de mundo bastante diferente, eles começam a se relacionar, o que acaba trazendo ainda mais dúvidas para a cabeça da confusa garota.

Lady Bird pode ser conferido no Globoplay.

3. Interestelar

Um dos primeiros trabalhos de Timothée Chalamet nos cinemas, Interestelar é um longa-metragem de ficção científica dirigido por Christopher Nolan. Ambientado em um futuro em que as reservas naturais da Terra foram praticamente dizimadas, o título gira em torno de um ex-piloto da NASA convocado para liderar uma missão em que deve encontrar uma nova casa para a humanidade.

Embora Chalamet apareça pouco na trama — em que interpreta o filho do protagonista feito por Matthew McConaughey —, Interestelar foi um divisor de águas na carreira do ator. Lançado em 2014, quando ainda era um adolescente, o filme foi a primeira grande produção em que atuou e que aparenta ter influenciado bastante em sua carreira dentro do gênero sci-fi.

Espetáculo visual, o filme conta ainda com Jessica Chastain, Anne Hathaway, Matt Damon e Michael Caine em seu elenco.

Interestelar pode ser assistido no Amazon Prime Video e na HBO Max.

2. Duna

Um dos longas de ficção científica mais importantes da atualidade, Duna é um filme lançado em 2021, baseado na obra homônima de Frank Herbert. Protagonizado por Timothée Chalamet (e com uma continuação já confirmada para 2024), ele adapta a história de Arrakis, um planeta desértico que contém a especiaria mais poderosa do universo.

Nesse cenário, Chalamet dá vida a Paul Atreides, filho do homem responsável por governar o planeta, mas aquele que também será o grande messias da humanidade. Dotado de uma clarividência que atravessa o tempo e o espaço, ele é o grande herói em construção, que está descobrindo os seus poderes e sendo treinado para o futuro.

Um dos filmes mais rentáveis de 2021, o título chegou a receber dez indicações ao Oscar, das quais ganhou seis. Dirigido por Denis Villeneuve, ele conta ainda com Rebecca Ferguson, Zendaya, Oscar Isaac e Jason Momoa em seu elenco.

Duna pode ser assistido na HBO Max.

1. Me Chame Pelo Seu Nome

Até o momento, aquele que pode ser considerado o mais importante filme da carreira de Timothée Chalamet, Me Chame Pelo Seu Nome é um longa-metragem de drama lançado em 2017. Baseado no livro homônimo de André Aciman, o título conta a história de um jovem italiano judeu que vive as experiências do primeiro amor com a chegada de Oliver, o assistente da pesquisa de seu pai.

Tocante e um sucesso mundial, o filme dirigido por Luca Guadagnino rendeu a Timothée Chalamet uma indicação de Melhor Ator no Oscar, no Critics' Choice Awards, no Independent Spirit Awards e no Globo de Ouro.

Aclamado pela crítica especializada, ele conta ainda com a presença dos atores Armie Hammer e Michael Stuhlbarg em seu elenco.

Me Chame Pelo Seu Nome está disponível no catálogo da Netflix e do Amazon Prime Video.