Anya Taylor-Joy | 7 filmes com a rainha do xadrez e nova Furiosa de Mad Max
Por Diandra Guedes • Editado por Durval Ramos | •
Uma das novas queridinhas de Hollywood, a atriz Anya Taylor-Joy se tornou o rosto que todo diretor quer ter no pôster de seu filme. A atriz explodiu para o estrelado com o sucesso da série O Gambito da Rainha, lançada em 2020 pela Netflix, mas já estava construindo uma carreira de respeito antes de viver a enxadrista Beth Harmon no streaming.
O mais curioso, contudo, é que a carreira de Taylor-Joy é relativamente curta. Nascida em 1996, seu primeiro trabalho em frente às câmeras começou ainda em 2014 como figurante no desconhecido Academia de Vampiros: O Beijo das Sombras, quando tinha apenas 18 anos. E, já no ano seguinte, ela protagonizou o excelente A Bruxa e foi descoberta pelo mundo, passando a estrelar outros grandes filmes até que o sucesso estourasse de vez com a minissérie da Netflix.
Muito desse fenômeno, é claro, está ligado à sua capacidade de interpretação. Seus trabalhos são bem variados, indo da leveza de um Super Mario Bros. – O Filme e Emma à intensidade de Furiosa: Uma Saga Mad Max e o já citado A Bruxa. São exemplos que mostram o quanto a atriz consegue entregar papéis tão variados sem nunca soar repetitiva.
Além disso, é claro, há sua expressividade. Dono de um belíssimo par de olhos, Anya Taylor-Joy também se tornou um nome muito forte em Hollywood graças a essa expressividade tão particular que ela entrega já no pôster. O próprio Furiosa é prova disso, já que a atriz tem apenas 30 linhas de diálogo em todo o filme e, ainda assim, entrega toda a emoção da personagem pelo seu olhar poderoso.
E embora também tenha alguns fracassos em sua carreira — como Novos Mutantes não nos deixa mentir —, Anya Taylor-Joy já mostrou que sabe escolher muito bem seus papéis e coleciona sucesso atrás de sucesso, incluindo em filmes em que ela literalmente aparece apenas por alguns segundos, como Duna: Parte 2.
7. Emma
Quem gosta das obras da escritora Jane Austen vai gostar de Emma, um longa dirigido por Autumn de Wilde e baseado na obra homônima da autora. A trama conta a história de uma jovem rica que interfere na vida amorosa de seus amigos. Nela, Anya Taylor-Joyvive a personagem-título e contracena com nomes como Mia Goth, Miranda Hart, Johnny Flyn e Josh O'Connor.
O filme foi lançado em 2020 e, assim como todos os livros de Austen, divide opiniões. Ainda assim, a atuação da atriz é um destaque à parte e se difere bastante dos papéis mais intensos que ela costuma entregar no cinema. Embora mais comedida, ela consegue dar vida a essa jovem da era pré-vitoriana.
Emma está para compra e locação na Amazon, Google Play e iTunes.
6. Noite Passada em Soho
Aqui acomeçamos a ver um pouco da principla característica de Anya Taylor-Joy: a força de seu olhar. Em Noite Passada em Soho, dirigido por Edgar Wright (Scott Pilgrim Contra o Mundo), a atriz vive a personagem Sandie, uma sedutora artista que encantou a noite de Londres na década de 1960 e que está misteriosamente conectada à jovem Eloise (Thomasin McKenzie) seis décadas no futuro.
Assim, quando Eloise se muda para Londres, passa a viver essa estranha experiência no passado ao assumira identidade dessa artista e acaba se envolvendo em um crime que cruza gerações.
E é o olhar poderoso de Taylor-Joy que ajuda a compor essa ambientação. Toda a sensualidade que o filme constrói em torno de sua personagem, Sandie, está baseada na sua expressividade, na angulação de seu rosto e no jeito esguido e delicado de andar. Tudo isso ajuda a criar uma figura que é irresistivelmente sedutora e impactante.
E embora não seja seu papel mais marcante, é impossível pensar outra personagem para o papel.
Noite Passada em Soho está disponível na Netflix e para compra e locação na Amazon, Google Play e iTunes.
5. O Homem do Norte
Lançado em 2022, O Homem do Norte fez um enorme sucesso ao trazer uma representação mais realista da cultura viking. O longa foi dirigido por Robert Eggers e adapta o conto de Amleth, o mesmo que inspirou William Shakespeare na criação do seu clássico Hamlet.
A história acompanha um garoto nórdico que vê seu pai ser morto pelo próprio tio. Jurando vingança, o menino foge e retorna 20 anos depois para cumprir a promessa: salvar sua mãe, matar o tio e honrar a memória de seu pai. Determinado, o homem parte então em uma busca implacável pelo tio.
O longa é protagonizado por Alexander Skarsgård, e traz Anya Taylor-Joy vivendo a personagem Olga, uma camponesa que é capturada pelos vikings e que acaba se afeiçoando ao herói e sendo sua principal aliada na jornada de vingança.
O Homem do Norte está disponível no Prime Video e para compra e locação no Google Play e iTunes.
4. Fragmentado
Saindo de uma história de vingança para uma trama de suspense, Fragmentado é um dos melhores filmes do diretor M. Night Shyamalan (O Sexto Sentido) e mostra como cineasta ainda sabe trabalhar com grandes plot twists e histórias perturbadoras.
Anya Taylor-Joy vive uma jovem com dificuldades de socialização que acaba sendo sequestrada com outras meninas pelo enigmático Kevin (James McAvoy), um homem que tem nada menos do que 23 personalidades distintas. E elas passam a lidar com essas múltiplas identidades enquanto tentam entender o que diabos está acontecendo dentro do cativeiro e tentam encontrar uma forma de sair.
A atriz consegue traduzir muito bem o desespero da situação. Mais uma vez, sua expressividade trabalha muito a favor desse roteiro tão bem contruído para criar grandes reviravoltas.
Fragmentado está disponível no Prime Video, Star+ e Globoplay e para compra e locação no Google Play e iTunes.
3. O Menu
É claro que o longa O Menu não poderia ficar de fora da nossa lista de melhores filmes com Anya Taylor-Joy. A produção foi lançada em 2022 e chamou a atenção justamente pela sua proposta inusitada e pelas várias reviravoltas que ele traz na trama.
No filme, Anya vive a mocinha Margot, um jovem que não é exatamente o que parece e que acompanha seu namorado Tyler a um jantar em um dos restaurantes mais chiques e exclusivos dos Estados Unidos. Chegando lá, ela descobre que o local é comandado pelo chef Slowik, um homem exótico e arrogante que lidera uma equipe de cozinheiros igualmente estranha.
À medida que o tempo passa, situações absurdas começam a acontecer e ela precisará encontrar uma solução se quiser sair viva do local. E é aí que a atriz brilha demais, conseguindo se encaixar muito bem em maio às estranhezas do lugar, quase como se ela fosse a única a ver os absurdos à sua volta.
O Menu está disponível no Star+.
2. Furiosa: Uma Saga Mad Max
O prequel do excelente Mad Max: Estrada da Fúria colocou Anya Taylor-Joy no papel da personagem-título que já foi vivido por Charlize Theron. E a jovem atriz segura muito bem a responsabilidade, entregando uma Furiosa que faz jus ao nome ao não se curvar diante de ninguém nesse mundo desgraçado pós-apocalíptico.
O longa mais uma vez dirigido por George Miller mostra como a pequena Furiosa acabou sendo sequestrado do Vale Verde, o último reduto natural do planeta, por uma gangue de motoqueiros e obrigada a lutar para sobreviver em meio a desertos escaldantes e guerras de facções por gasolina, munição e alimento.
E embora a estatura mais lânguida da atriz crie uma sensação de fragilidade, ela usa toda sua expressividade para expor sua força. É impressionante como ela encarna a poderosa Furiosa pelo olhar e traz uma das melhores atuações de sua carreira.
Furiosa: Uma Saga Mad Max está disponível nos cinemas.
1. A Bruxa
O filme de suspense e terror que colocou Anya-Taylor Joy no radar de Hollywood. Dirigido pelo mesmo Robert Eggers de O Homem do Norte, o filme de 2016 é ambientado na Nova Inglaterra, na década de 1630, e conta a história do casal William e Katherine que são expulsos do local onde vivem por pregarem uma fé diferente da permitida pelas autoridades.
Como consequência disso, eles e seus cinco filhos passam a morar em uma cabana isolada, à beira do bosque. Um dia, o bebê recém-nascido da família desaparece e, enquanto tentam achar a criança, cada membro da família lidará com seus piores medos e vulnerabilidades.
Em A Bruxa, Taylor-Joy vive a filha mais velha dessa família e que entra em contato com os terrores da floresta em que habitam.
A Bruxa está disponível no Globoplay e para compra e locação na Amazon, Google Play e iTunes.