Publicidade

Assassinos da Lua Das Flores é baseado em uma história real?

Por  • Editado por Durval Ramos | 

Compartilhe:
Reprodução/Apple, Paramount Pictures
Reprodução/Apple, Paramount Pictures

Assassinos da Lua das Flores, novo filme dirigido por Martin Scorsese com Leonardo DiCaprio (O Lobo de Wall Street) e Robert De Niro (Taxi Driver) no elenco é uma das grandes apostas do cinema americano para concorrer a prêmios no início de 2024. A história de crimes e trapaça parece intrigante, mas muitos se perguntam da sua verdadeira origem, principalmente pelos rumos que a trama toma.

O longa de Scorsese é baseado no livro Killers of the Flower Moon: The Osage Murders and the Birth of the FBI, lançado em 2017 pelo jornalista americano David Grann. O livro investiga os assassinatos de pessoas de renome do povo Osage e como a investigação por trás dos crimes deu origem ao Departamento Federal de Investigação dos EUA, o FBI.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Mas a história de Assassinos da Lua das Flores é real?

Sim, o caso aconteceu no início dos anos 1920, quando o povo Osage, no Oklahoma, começou a ser assassinado após a descoberta de petróleo em suas terras. O povo nativo conseguiu na justiça o direito de recolher o lucro do petróleo, mas foram vítimas de pessoas que encontraram meios de roubar esse direito deles.

Oficialmente, pelo menos vinte pessoas foram assassinadas, mas o jornalista David Grann acredita que centenas de nativos foram mortos por conta da disputa pelo petróleo do local. O livro, que serve como base para o filme, mostra como o recém- criado FBI ficou responsável pela investigação e começou a caçar quem estava por trás dos crimes.

A seguir, spoilers do filme Assassinos da Lua das Flores.

O livro segue além da investigação, contando detalhes sobre o julgamento e condenação de William Hale, mente por trás de toda a organização que assassinou os nativos. No filme, ele é interpretado por Robert De Niro.

Originalmente, o papel de Tom White, o agente principal do FBI que liderou a investigação, havia sido oferecido a Leonardo Di Caprio, mas o ator optou por tentar interpretar o sobrinho de Hale, Ernest Burkhart. Para o papel de White, Scorsese escalou o ator Jesse Plemons (Breaking Bad). O filme ainda tem no seu elenco Lily Gladstone (Billions), John Lithgow (O Escândalo) e Brendan Fraser (A Baleia).

Continua após a publicidade

Assassinos da Lua das Flores tem estreia marcada para o dia 19 de outubro nos cinemas. O filme, produzido pela Apple Studios, deve estrear em breve na Apple TV+.