Wonka | Por que Hugh Grant odiou fazer o filme?
Por Diandra Guedes • Editado por Durval Ramos |
O filme musical Wonka estreou fazendo barulho e conquistando a imprensa de todo o mundo, mas parece que o longa não foi uma unanimidade — nem mesmo para seu elenco. Isso porque Hugh Grant (Simplesmente Amor), que dá vida ao Oompa-Loompa, no longa declarou que não gostou da experiência de ter trabalhado no prequel de A Fantástica Fábrica de Chocolate.
- Crítica Wonka | Timothée Chalamet protagoniza um filme doce como chocolate
- Wonka | O que esperar do prequel de A Fantástica Fábrica de Chocolate?
Em entrevista coletiva à imprensa dos Estados Unidos, ele disse que "não poderia ter odiado mais" o processo de filmagem e captação da sua imagem para viver o personagem. Ao todo, várias câmeras foram usadas para filmar as expressões faciais do ator e depois transformá-la naquele que viram a ser o Oompa-Loompa. Grant contou que não sabia se fazia movimentos só com o rosto ou mexia o corpo todo e, ao questionar a equipe técnica, não recebeu uma resposta satisfatória.
"Francamente, o que fiz com meu corpo foi terrível, e tudo foi substituído por um animador. É muito confuso com o CGI agora, você não consegue dizer o que está acontecendo"
Ele também comentou que as danças que seu personagem faz no filme deveriam ter sido uma experiência divertida, mas que tudo foi feito por meio de animação. Por fim, Hugh deu de ombros quando foi perguntado se o processo final valeu a pena. Ao final, ele brincou dizendo que sua chateação não é apenas com Wonka, e sim com filmes em geral.
“Eu odeio um pouco [fazer filmes], mas tenho muitos filhos e preciso de dinheiro.”
Diretor comenta as falas de Hugh Grant
Apesar das falas de Hugh não serem as que o diretor Paul King queria ouvir, ele não se mostrou chateado com o ocorrido. Em uma de suas declarações, King disse que Hugh era a escolha perfeita para viver o elfo pequenino.
"Hugh é o cara mais engraçado e sarcástico que já conheci. Então, eu estava pensando naquele personagem (Oompa Loompa) como alguém que poderia ser um verdadeiro idiota, e então: Ah! Hugh"
Vale lembrar que defender a presença do ator no longa não foi tarefa fácil para o diretor, já que ele foi alvo de críticas de atores portadores de nanismo. Na época que o elenco foi divulgado, George Coopen (que também tem nanismo), se pronunciou sobre o assunto:
“Muitos atores [com nanismo] sentem que estão sendo expulsos da indústria que amam. Muitas pessoas, inclusive eu, argumentam que os anões deveriam receber papéis cotidianos em dramas e novelas. Mas não estamos recebendo esses papéis.”
Polêmicas à parte, parece que o diretor — que também assina As Aventuras de Paddington — acertou na escalação, já que mesmo infeliz com seu personagem, Hugh demonstrou muito carisma em cena. Seu Oompa Loompa é rabugento e sarcástico na medida certa.
Wonka: qual a história e onde assistir?
Com Timothée Chalamet no papel principal, o filme conta a história do doceiro maluco que faz de tudo para conseguir vender seus doces e criar a sua fábrica de chocolates, mas para isso precisa enfrentar alguns desafetos como três magnatas da indústria do doce e a megera Sra. Scrubitt, uma mulher que lhe aluga um quarto em uma pensão e faz da sua vida um verdadeiro inferno.
Com Rowan Atkinson (Mr. Bean), Calah Lane (Seberg Contra Todos), Sally Hawkins (A Forma da Água) no elenco, o filme estreou nos cinemas brasileiros no dia 7 de dezembro.