Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual é o sistema operacional mais usado do mundo?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Agosto de 2022 às 17h50

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

Um sistema operacional (SO) é o coração de um dispositivo eletrônico inteligente, fundamental para o seu funcionamento. Entre celulares e computadores, há muitas opções para o usuário escolher, mas algumas se destacam pela imensa base de pessoas utilizando todos os dias.

Você tem alguma ideia de qual SO é o mais usado na atualidade? E quais os softwares que completam o pódio do top 3? Um pequeno spoiler: Microsoft, Apple e Google estão entre as empresas com soluções mais populares do mundo.

Para chegar ao resultado, o Canaltech recorreu a uma pesquisa feita pela StatCounter, considerada uma das maiores empresa de coleta de dados tecnológicos do mundo. Os dados são referentes a julho de 2022, portanto alguma coisa pode ter mudado dali para frente, mas as posições no ranking dificilmente vão se alterar em tão pouco tempo.

Continua após a publicidade

Isso porque os colocados estão relativamente distantes uns dos outros. Uma eventual subida ou descida na lista poderia levar anos para se consolidar, além de exigir o lançamento de grandes atualizações ou produtos inovadores, o que não ocorreu nos últimos sete meses.

Lista dos sistemas operacionais mais usados no mundo

6. Linux (1,02% do mercado)

Continua após a publicidade

Queridinho dos desenvolvedores, o Linux e suas milhares de variantes mal ultrapassa a marca de 1% do mercado. Vale lembrar que esta contagem considera apenas as distribuições, sem incluir o Android e o Chrome OS, ambos baseados no sistema de código aberto, mas mantidos como produtos com desenvolvimento próprio.

Nesse rol entraram sistemas operacionais famosos como Ubuntu, Mint, Fedora, OpenSuse e Debian, além de outros menos conhecidos do grande público. O Linux também serve de base para servidores e bancos de dados, daí a sua popularidade no meio tecnológico.

Mesmo com tanta aplicabilidade no cotidiano das pessoas, ainda é considerado um sistema difícil de lidar, principalmente para os mais novatos, e com pouco suporte a aplicativos. O Linux depende bastante dos softwares chamadosopen source, ou seja, gratuitos e de código aberto, que nem sempre oferecem tanta versatilidade ou recursos quanto aos programas empacotados pelas grandes companhias.

5. Desconhecidos/outros (2,29%)

Continua após a publicidade

A categoria "desconhecidos" outros engloba todos os softwares não listados aqui. Seria impossível realizar uma pesquisa que contivesse todos os SO do mundo, afinal muitos nascem e morrerem todos os meses, seja por falta de investimento, de usuários ou por vontade do desenvolvedor.

São sistemas que não possuem a base construída sobre soluções em Linux nem de empresas pagas como Microsoft e Apple. Exemplos de sistemas que entram aqui incluem FreeBSD, Solaris, DOS e KolibriOS, além de sistemas criados para eletrodomésticos, máquinas industriais e outros usos profissionais.

O Chrome OS, sistema que embarca os Chromebooks, também pode estar incluso aqui, já que a pesquisa não reservou espaço para o software do Google. Mesmo que tenha sua base no código aberto, o Chrome OS tem na sua leveza a maior vantagem, o que possibilita o funcionamento em máquinas de recursos limitados. Vale ressaltar, porém, que o Chrome OS é construído sobre a distribuição de Linux Gentoo.

Continua após a publicidade

A lista da StatCounter cataloga nesta categoria também os SOs que não puderam ser identificados pela pesquisa por qualquer razão. Mesmo assim, é um número irrelevante se comparado ao pódio deste ranking, com percentuais elevados em que os 2,29% não fariam tanta diferença.

4. macOS (5,37%)

Pegando carona na popularidade dos iPhones, a Apple se tornou ainda mais famosa no segmento de computadores de mesa e notebooks. Os Macbooks, como são chamados, vem de fábrica com o sistema operacional macOS, o quarto mais popular do planeta.

Continua após a publicidade

A vantagem do macOS é a integração com outros produtos e serviços da Maçã, facilitando a troca de informações e arquivos entre diferentes dispositivos. Além disso, há ótima variedade de aplicativos e jogos compatíveis, um baita incentivo para quem deseja adotar a Apple de vez.

Tal qual o iOS, o macOS é um sistema bastante estável, raramente afetado por vírus e em constante inovação, como se fosse um serviço. Em vez de precisar adquirir uma nova licença todo ano, basta ter um computador da Apple para garantir updates gratuitos e melhorias constantes enquanto o aparelho tiver requisitos técnicos compatíveis.

3. iOS (17,85%)

Continua após a publicidade

Mesmo com apenas um único fabricante, o sistema operacional da Apple é medalha de bronze quando o assunto é popularidade. O software proprietário da Maçã embarca os celulares da companhia desde o primeiro iPhone e hoje já ocupa mais de 17% do mercado.

O iOS está à frente do Android em alguns países e é extremamente popular nos Estados Unidos, país com a maior base instalada. Na Europa, a briga é um pouco mais acirrada, mas alguns países do Velho Continente também possuem grande afinidade com o software da Maçã.

Talvez, um dos maiores empecilhos ao crescimento do iOS seja o preço dos produtos da Apple, considerados caros pelo mundo. Por ser exclusivo e não ter tanta penetração em países mais pobres, o iOS mantém-se intocado na terceira colocação, um resultado mais do que satisfatório para os cofres da gigante de Cupertino.

2. Windows (27,92%)

Continua após a publicidade

O Windows é, de longe, o rei dos sistemas operacionais para computadores, mas é só o segundo quando se considera também os celulares e tablets. A ascensão da Apple e do Google é algo que incomoda a Microsoft, principalmente porque a companhia não tem nada para competir no mercado mobile.

A lista considera todas as versões disponíveis do sistema criado por Bill Gates, como o Windows 11, Windows 10, Windows 8, Windows 7 e até as mais antigas, como o XP e o Vista, ainda presentes em algumas máquinas. Muito do sucesso do SO vem da sua tradição no mercado, embarcado na maioria dos computadores desde a década de 1980.

Embora seja um software lançado em ciclos temporais, com a necessidade de aquisição de licenças pelos usuários, o Windows permanece como o queridinho do mercado. O sistema foi e ainda é muito afetado pela pirataria, mas também preza pela leveza, duas das razões que reforçam a sua popularidade.

Continua após a publicidade

O principal diferencial é a vasta gama de compatibilidade com aplicativos, jogos e praticamente qualquer software de terceiros. É inimaginável nos dias atuais que uma empresa ou desenvolvedor crie um software para PC sem ter o Windows como plataforma principal. Assim, o sistema pode levar alguns para perder o posto de top 2 no segmento, se é que isso ocorrerá algum dia.

1. Android (44,66%)

A primeira posição é ocupada pelo sistema operacional do Google para celulares e tablets. O Android, outro sistema construído sobre o kernel Linux, passou todos os rivais há alguns anos e desde então mantém-se inabalável no topo, mais de 18 pontos percentuais à frente do segundo colocado Windows.

Continua após a publicidade

O Android opera sobre a base de código aberto, o que permite aos usuários e desenvolvedores fazerem modificações para entregar uma interface personalizada com recursos exclusivos. Em geral, as fabricantes de celulares como Samsung, Motorola e Xiaomi fazem suas próprias alternativas ao Android puro.

Uma das vantagens é a leveza do sistema, o que o faz rodar em praticamente qualquer aparelho. As versões mais modernas são criadas com recursos novos que exigem mais dos celulares, mas ainda assim necessitam de poucos requisitos técnicos para funcionar, razão pela qual a maioria das fabricantes usa o Android embarcado nos aparelhos.

Além disso, o robozinho ainda é o coração de inúmeros dispositivos inteligentes, como computadores miniatura, receptores de televisão, videogames portáteis e similares.