Publicidade

Qual o sistema operacional de PC mais usado do mundo?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Setembro de 2022 às 17h00

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

Todo computador precisa de um sistema operacional para rodar e há vários populares pelo mundo. Embora existam uma infinidade de opções, são poucos os que conseguem arrebatar uma legião de usuários. Mas será que você sabe quais são os SO mais utilizados no planeta?

O sistema operacional é um imenso software com conjuntos de programas menores, cuja função é gerenciar e administrar todos os recursos presentes em uma máquina. A utilidade deve está relacionada aos componentes do hardware, como placa de vídeo, entradas USB e memória, e do software, como a hierarquia e funcionamento dos arquivos, soluções de terceiros e operações.

A vantagem dos SOs é o uso de uma interface gráfica para possibilitar o controle total do seu computador. Se ele não existisse, você provavelmente precisaria lidar com linhas de código para executar o navegador de internet, tocar música ou apagar uma foto.

Continua após a publicidade

Para elaborar o ranking, foram utilizados dados da StatCounter, uma empresa de dados com foco nas empresas de tecnologia digital. O levantamento considera informações coletadas até 31 de julho de 2022, portanto os percentuais de mercado podem ter mudado um pouco. Apesar disso, as posições na listagem não devem ter se alterado, afinal faz alguns anos que a proporção de usuários segue similar.

Quais os sistemas operacionais de PC mais usados

5. FreeBSD (0,01% do mercado)

Continua após a publicidade

O FreeBSD é um sistema derivado do Unix, a mesma base do Linux e do Android, porém com diferenças específicas. Trata-se de um software de código aberto mais completo, diferentemente do Linux que só fornece o kernel e os drivers, para funcionar como um sistema operacional autônomo.

Em geral, o software é usado em computadores de mesa e desktop, mas tem modificações para dispositivos inteligentes como PlayStation 3 e 4, servidores e firewalls. Por ser pouco popular, é um sistema praticamente livre de vírus, além de ter uma comunidade pequena, mas empenhada em trazer melhorias contínuas.

4. Chrome OS (1,86% do mercado)

Continua após a publicidade

O Chrome OS é o caçula da lista, mas já ocupa a quinta posição do ranking de sistemas mais populares. Criado pelo Google, o SO foi pensado para rodar em notebooks de configurações modestas, os chamados chromebooks.

O funcionamento é totalmente integrado aos serviços do Google, como se vocês estivesse usando o navegador Chrome para tudo. Isso significa que o editor de textos é o Docs e os arquivos são sincronizados diretamente com a nuvem, o que exige uma conexão com a internet, mas é ideal para computadores com pouco espaço no HD.

3. Linux (2,81% do mercado)

Continua após a publicidade

O famoso sistema baseado em Unix foi criado por Linus Torvalds para ser a alternativa definitiva aos sistemas operacionais pagos. O Linux possui um kernel desenvolvido pela comunidade de apaixonados que está sempre em busca de expandir a usabilidade, sem abrir mão da segurança e da estabilidade.

O Linux possui uma infinidade de variantes e é o queridinho dos desenvolvedores. Há versões lindas e funcionais para os mais leigos, mas também oferece interfaces complexas para os avançados. O SO é hoje o sistema operacional mais empregado em servidores, bancos de dados e computadores voltados para o uso técnico.

2. macOS (14,4% do mercado)

Continua após a publicidade

O macOS é uma evolução do OS X e possui tanto mercado por ser o sistema operacional oficial dos computadores de mesa e notebooks da Apple. O software foi projetado para rodar perfeitamente na arquitetura diferenciada dessas máquinas, sendo impossível instalá-lo em PCs de modo tradicional.

Mesmo com essa pegada de exclusividade, o macOS é o segundo sistema operacional mais popular do mundo, resultado da popularidade da Maçã na última década. O software possui compatibilidade com vários programas do iOS, integração com as soluções e dispositivos da empresa, além de excelente estabilidade.

1. Windows (74,73% do mercado)

Continua após a publicidade

O Windows é o sistema operacional mais utilizado no mundo. Líder absoluto, o software da Microsoft possui inúmeras versões e segue à frente do segundo colocado com bastante folga. Isso é fruto do constante suporte oferecido pelos desenvolvedores, com atualizações semanais, e uma imensa compatibilidade com programas, jogos e hardwares.

A parte mais curiosa é que, diferente do rival da Apple, ele é vendido como uma solução paga por valores nem sempre convidativos. Isso também fez do SO um alvo dos piratas digitais no passado, o que também explica uma parte dessa imensa base de usuários herdada até hoje.

Extra: Desconhecidos (6,19% do mercado)

Esta é uma categoria que engloba todos os sistemas que não puderam ser mapeados pela StatCounter. Isso ocorre quando o algoritmo não foi capaz de identificar qual o sistema que você executa, mesmo que seja algum presente aqui na lista, por alguma razão desconhecida.

Continua após a publicidade

Essa dificuldade de identificação pode ocorrer devido a mecanismos de segurança, como navegadores antirrastreamento, firewalls ou utilitários projetados para ocultar dados do seu sistema operacional. Como se pode notar, há mais de 6% de pessoas do planeta nesta condição, um indicativo de que o usuário está mais preocupado com a sua privacidade online.

O top 1 da lista era fácil de saber, mas você tinha ideia quanto aos outros? Será que o reinado do Windows ainda durará muitos anos ou Linux e macOS poderiam rivalizar com a solução da Microsoft algum dia?