Publicidade

One UI 6.1 | 12 funções mais legais do Android da Samsung

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Janeiro de 2024 às 16h36

Link copiado!

Brenno Barreira
Brenno Barreira
Tudo sobre Samsung

A One UI 6.1 foi revelada no anúncio do Samsung Galaxy S24 e traz diversos recursos de IA ao Android, muitos deles parte do pacote Galaxy AI. São soluções que envolvem edição de fotos mais poderosa, resumo de chamadas e uma nova forma de pesquisa voltada para simplificar a experiência móvel.

Muitas das novidades não ficam limitadas somente ao modelo mais novo da Samsung: a atualização da One UI 6.1 também deve chegar a aparelhos mais antigos nos próximos meses e trazer boa parte das ferramentas.

Novidades da One UI 6.1

Continua após a publicidade

O Canaltech preparou uma lista com as melhores funções encontradas no novo Android da Samsung — veja quais são:

12. Câmera lenta instantânea

Esse recurso, presente na câmera do Galaxy S24, promete desacelerar qualquer vídeo em até quatro vezes e deixá-lo em câmera lenta — basta tocar sobre o arquivo na tela e ver a mudança em tempo real. No entanto, ainda não é possível descobrir se a novidade será disponibilizada a aparelhos mais antigos.

Continua após a publicidade

11. Transcrições no gravador de voz

O aplicativo nativo para gravação de voz foi atualizado e agora conta com um recurso de transcrição automática de áudios. A ferramenta identifica diferentes vozes, separa as pessoas falantes e pode até traduzir o resultado para outros idiomas.

10. Samsung Find

Continua após a publicidade

Aplicativo usado para localizar aparelhos da linha Galaxy, o SmartThings Find virou Samsung Find na One UI 6.1. É possível rastrear dispositivos e pessoas do grupo familiar e a ferramenta funciona como uma alternativa ao Encontre Meu Dispositivo, do Google

9. IA para colorir fotos

Continua após a publicidade

O editor de imagens da One UI 6.1 recebeu uma função para colorir fotos em preto e branco com inteligência artificial. No entanto, a Samsung informa que o recurso não estará disponível em modelos antigos.

A câmera do celular também vai receber outros ajustes pontuais, como a opção de exportar um único quadro de uma Motion Photo e melhorias no modo Single Take.

8. IA para criar papel de parede

Assim como na linha Pixel 8, é possível usar IA generativa para criar papéis de parede diferentes ao aparelho. Nesse caso, o usuário digita o resultado esperado e o celular cria uma imagem com base nas informações no texto.

Continua após a publicidade

7. Sincronização de edição

O ecossistema Galaxy foi reforçado com ajustes no Samsung Studio: é possível sincronizar o processo de edição entre celulares e tablets de forma que a pessoa consiga continuar o mesmo trabalho em dispositivos diferentes sem perder o progresso.

6. Intérprete

Continua após a publicidade

A ferramenta Intérprete, lançada no Galaxy S24, permite traduzir conversas em tempo real. A tela fica dividida entre duas partes, cada uma com o idioma nativo das pessoas envolvidas, e o celular mostra a tradução rapidamente com base nas falas de cada um.

5. Resumo automático

Aplicativos como o Samsung Notes e o Samsung Internet ganharam um recurso que ajuda a resumir os pontos-chave de textos automaticamente. No caso do navegador, a ferramenta pode ser aplicada para sintetizar páginas da web. 

Continua após a publicidade

4. Tradução em tempo real

A primeira ferramenta anunciada para o Galaxy AI também é uma das que mais chamam a atenção: a One UI 6.1 usa IA para traduzir chamadas em tempo real. Durante uma ligação, você pode configurar os idiomas usados e deixar que o software quebre as barreiras de comunicação.

3. HDR para redes sociais

Continua após a publicidade

A câmera nativa de muitas redes sociais nem sempre consegue trazer resultados de alta qualidade, mas isso pode mudar com a One UI 6.1: o sistema trouxe a visualização em HDR para os aplicativos de Instagram e Snapchat. Dessa forma, é possível ter resultados melhores diretamente pelas redes sociais. 

2. Edição generativa de fotos

A edição generativa é um dos recursos mais incríveis do Galaxy S24 e lembra muito o Magic Eraser do Google Fotos. O editor nativo de imagens apresenta soluções para identificar objetos, movê-los pela foto ou até remover algum detalhe indesejado do arquivo original. 

Continua após a publicidade

1. Circule para Pesquisar

Quem pesquisa muito pelo Google vai adorar o Circule para Pesquisar: com poucos toques na tela, é possível circular um elemento e iniciar uma busca rapidamente. Não há a necessidade de tirar prints e alternar a navegação entre apps para obter o resultado necessário.

Continua após a publicidade

Quais celulares vão atualizar para a One UI 6.1?

Nem todos os recursos estarão disponíveis para todos os celulares compatíveis com a One UI 6.1 — algumas funções exigem processadores mais poderosos e alguns dispositivos não atendem a essas demandas de hardware

De acordo com o site SamMobile, estes modelos podem receber a nova atualização em algum momento: 

É importante reforçar que não trata-se de uma lista oficial e a variedade de modelos pode mudar no futuro. O Canaltech entrou em contato com a Samsung para verificar os celulares compatíveis e vai atualizar a matéria ao receber informações oficiais.

Caso o seu dispositivo não tenha sido mencionado, você pode conferir se ele é compatível com a atualização da One UI 6, que instala o Android 14 no aparelho.