Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Huawei anuncia o HarmonyOS NEXT, um sistema "puro" e independente do Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Agosto de 2023 às 15h16

Link copiado!

Divulgação/Huawei
Divulgação/Huawei
Tudo sobre Huawei

A Huawei anunciou uma prévia do HarmonyOS NEXT para desenvolvedores durante a Huawei Developer Conference. Este novo sistema operacional funciona de forma totalmente independente do Android e pode pavimentar um ecossistema de apps nativos para os aparelhos da empresa no futuro.

O HarmonyOS, teoricamente, não é feito com base no Android como era a EMUI: o sistema operacional surgiu como uma alternativa após os bloqueios impostos por Donald Trump contra a Huawei, durante seu mandato como presidente dos EUA.

Porém, a empresa usa a Android Open Source Project (AOSP), um repositório de código aberto mantido pelo Google que permite rodar aplicativos do sistema operacional do Google e instalar APKs. O AOSP foi uma alternativa encontrada pela gigante chinesa para compensar a falta de aplicativos nativos e está presente nas demais versões do sistema operacional, incluindo o HarmonyOS 4, anunciado no mesmo evento.

Continua após a publicidade

Qual a diferença entre HarmonyOS NEXT e HarmonyOS 4?

O HarmonyOS NEXT pode ser considerado o “HarmonyOS puro”, desenvolvido com base na plataforma OpenHarmony e com suporte apenas a apps nativos. De acordo com o perfil WHYLAB, não foi possível instalar APKs do Android nos celulares configurados com o sistema operacional durante o evento.

Por outro lado, a interface é a mesma entre o HarmonyOS NEXT e as versões comerciais do sistema operacional. A diferença está somente na compatibilidade com aplicativos do Android e deve ser a estratégia adotada pela Huawei para os próximos anos.

Beta para desenvolvedores deve chegar em 2024

Segundo o site Huawei Central, o Beta público para desenvolvedores do HarmonyOS NEXT só estará disponível no primeiro trimestre de 2024. Durante o evento, foi possível conferir a prévia do sistema operacional nos modelos Mate 40 Pro e MatePad Pro 12,6".

Fonte: Huawei CentralWHYLAB