O que é e como funciona o eSIM?
Por Guadalupe Carniel • Editado por Wallace Moté | •
Dos anos 2000 para cá os celulares mudaram bastante. Entre as diferenças externas pudemos ver que o modelo “tijolão” diminuiu para um formato menor, estes considerados “inquebráveis"; depois vieram celulares mais frágeis e sem teclado físico.
- Seu celular não reconhece o chip? Saiba o que fazer
- Como fazer o recadastro da sua linha de celular pré-pago com a sua operadora
- Celular roubado? Descubra o número do chip utilizado pelo 'novo dono'
Porém, as mudanças não foram apenas externas. Os aparelhos passaram a contar com diversas ferramentas e seus sistemas foram se tornando cada vez mais rápidos. O mesmo aconteceu com os chips e, uma das inovações mais recentes é o eSIM. Mas, o que é isso?
O que é o eSIM?
O eSIM (conhecido também como SIM Virtual, significa SIM integrado) é um chip que é fabricado diretamente dentro do hardware, ou seja, dentro do próprio aparelho, sem a necessidade de precisar inserir/removê-lo, assom como funciona a tecnologia dos chips NFC, utilizada em pagamentos sem contato. Ele apenas precisa ser suportado pela rede e habilitado pela operadora.
Este chip pode ter as informações regravadas. O que faz com que você não fique atrelado a uma operadora; no caso de você decidir, o eSIM pode ter um plano de dados alterado em sua memória em minutos.
A ideia é que ao longo do tempo, o eSIM se torne padrão na indústria trazendo maior segurança, economia e facilidade com a portabilidade para os usuários.
O eSIM é seguro?
Como o eSIM não pode ser removido, existe a facilidade de localização do seu celular em caso de roubo, furto ou perda, pois a conexão com a rede não é interrompida. Também será possível utilizar informações privadas para autenticar redes, trazendo maior segurança.
Além disso, o chip não corre mais o risco de quebrar como atualmente. Em alguns momentos podemos colocar um chip novo para ter uma segunda linha e nesse processo pode-se quebrar ou perdê-lo, mas com o novo modelo isso deixará de acontecer, pois, tudo é feito digitalmente.
Vantagens do eSIM
Toda nova conta telefônica criada no país é registrada pela operadora de escolha do usuário, e isso não mudará. Com o registro, outros aparelhos que também tenham o eSIM como “smartwatches” ou “tablets” também estarão conectados a conta do usuário automaticamente.
Além disso, os aparelhos tendem a ficar mais finos, já que não precisarão ter um espaço “extra” para que um chip seja inserido.
Será possível manter dois números em algumas operadoras, como no caso da Claro e da Vivo. A TIM anunciou que será permitido apenas um número ativo pelo eSIM, porém também poderá ser utilizado o chip físico para ter acesso a outro número.
O Canaltech entrou em contato com a Anatel para saber se será possível ter números de operadoras diferentes no mesmo celular, mas não foi obtida resposta, pois não há informação disponível devido à tecnologia ainda não ter sido homologada no país.
Desvantagens do eSIM
Entre as desvantagens do eSIM a primeira tem a ver com não poder trocar facilmente de telefone, a não ser que entre em contato com a sua operadora, já que seus dados e planos estarão armazenados no seu eSIM.
Há a possibilidade de um aparelho estar sendo vendido exclusivamente por uma operadora, o que fará com que ele venha pré-carregado com a rede determinada pela empresa, em vez de ser aberto.
Quais são os aparelhos compatíveis com o eSIM
A tecnologia do eSIM é apoiada pela GSMA (Sistema Global para Comunicações Móveis) que definiu o padrão para o este chip em todo o mundo. A Apple e a Samsung se tornaram parceiras da organização e já estão implementando-o em seus celulares e dispositivos. Confira a lista dos aparelhos que estão aptos para o uso da tecnologia:
- Apple: iPhone XR; iPhone XS; iPhone XS Max; iPhone 11; iPhone 11 Pro; iPhone 12 Mini; iPhone 12; iPhone 12 Pro; iPhone 12 Pro Max.
- Samsung: Galaxy S20; Galaxy S20+; Galaxy S20 Ultra 5G; Galaxy Note 20; Galaxy Note 20 Ultra; Galaxy Z Flip; Galaxy Fold; Galaxy S21 5G; Galaxy S21+ 5G,Galaxy S21 Ultra 5G.
- Motorola: Motorola Razr.
A mudança ocorrerá gradualmente, então não há o risco de perder o número por utilizar chips físicos. Com o lançamento de novos modelos por parte das empresas fabricantes o público terá mais acesso à nova tecnologia a preços mais acessíveis.
eSIM para viajar numa boa!
A Airalo oferece chips virtuais de diversos lugares do mundo de maneira muito prática e rápida. Assim, as contas astronômicas de roamings internacionais não serão mais problema. O CT Ofertas te dá mais uma ajudinha, oferecendo um desconto exclusivo de 10% na compra do seu eSIM. Basta usar o cupom "CANALTECH".