Seu celular não reconhece o chip? Saiba o que fazer

Por Ariane Velasco | 09 de Fevereiro de 2020 às 17h00
Reprodução

Quando um smartphone não reconhece o chip, fica impossível realizar funções simples como fazer ligações e receber ou enviar SMS, o que pode ser um grande transtorno para o usuário. Por isso, confira a seguir o que fazer quando seu celular não reconhece o chip e colocar um fim - de uma vez por todas - nessa situação.

Troque o adaptador do SIM de seu smartphone

Os adaptadores permitem inserir o chip de forma correta e garantir seu funcionamento. No entanto, o uso excessivo e o tempo podem fazer com que eles fiquem desalinhados, impedindo que o cartão SIM toque o celular. Por isso, se o seu celular não reconhece o chip, tente trocar o adaptador para que ele recupere o sinal.

Troque o adaptador caso seu celular não esteja reconhecendo o chip (Foto: Divulgação)

Redefina seu celular

Se o problema com o chip começou depois de uma atualização, provavelmente algo nas novas configurações não está funcionando da forma que deveria. Por isso, vale tentar fazer uma restauração de fábrica - sem, é claro, esquecer o famoso backup antes, caso você queira manter seus arquivos.

Para isso, acesse as configurações do celular e, em “Gerenciamento geral”, selecione “Restaurar”. Já, caso seu celular seja um iPhone, basta acessar o menu “Ajustes” > “Geral” > “Redefinir”.

Restaure seu celular para que o chip volte a funcionar corretamente (Captura de tela: Ariane Velasco)

Veja se o tamanho do chip é adequado

Existem três tamanhos de chip: o mini, micro e nano. Cada smartphone exige um tamanho específico e, por isso, caso o seu cartão SIM não se encaixe nesse critério, ele pode apresentar problemas. É importante verificar se ele se encaixa corretamente no adaptador e, caso seja grande ou pequeno demais, levá-lo até uma loja da operadora para adquirir outro no tamanho correto.

Tamanhos de chip disponíveis (Foto: Reprodução/Melhor Plano)

Seu chip pode ter sido bloqueado

Quando o celular não reconhece o chip, pode ser que o cartão tenha sido bloqueado pela operadora. Os motivos para que isso aconteça variam entre falta de pagamento (no caso de linhas pós-pagas ou planos), falta de recarga ou até suspeita de fraude no número. Para resolver esse problema, vale entrar em contato com a operadora o mais rápido possível.

Se o seu celular não reconhece o chip, pode ser que ele tenha sido bloqueado (Imagem: Reprodução)

Você pode simplesmente estar sem sinal

Nem todas as operadoras de celular oferecem boa cobertura de sinal. Por isso, dependendo do local em que você se encontra, seu celular pode não reconhecer o chip simplesmente porque existe alguma falha na cobertura. Nesse caso, tente usar o SIM novamente quando você estiver em um lugar onde sabe que há alcance.

Verifique se o seu celular possui sinal caso ele não esteja reconhecendo o chip (Captura de tela: Ariane Velasco)

Tente usar outro chip

Por mais óbvia que essa sugestão possa parecer, muita gente a evita justamente por se tratar de perda de tempo e dinheiro. No entanto, quando o seu celular não reconhece o chip, pode ser que o problema não esteja no aparelho, mas sim no próprio cartão.

Por isso, experimente inserir um SIM antigo ou até mesmo pedir um emprestado para alguém de modo a realizar um teste prévio. Se ele funcionar corretamente, então você já sabe o que fazer.

Tente apostar em outro chip caso o seu celular não esteja reconhecendo o atual (Imagem: Reprodução)

Reinicie o celular

Essa é outra solução bem óbvia, mas que pode acabar passando despercebida. Dependendo do problema, a simples reinicialização do smartphone pode fazer com que seu chip volte a funcionar normalmente.

Reiniciar o celular pode ser uma solução bem simples quando ele não está reconhecendo o chip (Captura de tela: Ariane Velasco)

Verifique o IMEI do celular

Se nenhuma das opções anteriores funcionar, vale tentar verificar se o IMEI de seu celular não está bloqueado, principalmente se existe algum histórico de roubo onde você tenha solicitado o bloqueio. Para isso:

  • Acesse o discador de seu smartphone e digite *#06# para que o código IMEI seja exibido;
  • Em seguida, entre no site de consulta para aparelhos perdidos e selecione “Consultar IMEI”. Digite o código exibido no passo anterior;
  • Feito isso, você saberá se o seu celular foi bloqueado ou não. Caso a resposta seja positiva, será necessário contatar sua operadora.
Em alguns smartphones Android, essa é a tela que dará o número do IMEI (Captura de tela: Ariane Velasco)

Você sabia que um chip pode parar de funcionar por tantos motivos diferentes? Conte pra gente nos comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.