Cansado de aplicativos instalados por operadoras? A gente te ajuda a removê-los!

Por Redação

Boa parte dos smartphones Android do mercado possui aplicativos e customizações de suas operadoras, o que, para muitos, tira a sensação de um smartphone puro. Como se já não bastasse, é difícil removê-los.

Muitas vezes, não é possível realizar o processo de desinstalação padrão de aplicativos. Softwares instalados pela operadora do celular necessitam de root para sua remoção. A realização do root possibilita que o usuário comum se torne uma espécie de administrador do sistema. Logo, o usuário terá acesso a partes do Android que não eram acessíveis por usuários comuns. Desta forma, é possível alterar diversas funções do sistema operacional, como melhorar o consumo da bateria, modificar o clock do processador e apagar aplicativos antes impossíveis de excluir.

Porém, isso pode implicar alguns riscos. O root não é uma ação ilegal, porém, anula a garantia do aparelho. O root também pode causar um efeito chamado de "brick", que basicamente inutiliza o aparelho. Então, usuários menos experientes podem evitar isso utilizando um software específico. Assim você garante que não vai excluir arquivos importantes do sistema.

Agora que você já sabe o que é root, vamos ao que interessa.

Atenção: o Canaltech não se responsabiliza por quaisquer danos ao seu aparelho. Só realize o procedimento se tiver total convicção de que será capaz de fazê-lo.

Primeiro passo: Ative a depuração USB do seu telefone

Dependendo da versão do seu Android, os caminhos para realizar essa ação podem diferir. Até o Android 2.3 o caminho é Configurações > Aplicações > Desenvolvimento. Após a versão 4.0, o processo é configurado através do caminho Configurações > Opções do Desenvolvedor. Porém, esta alternativa pode estar escondida. Para revelá-la, é preciso entrar em Configurações > Sobre o telefone e pressionar sete vezes a opção "número da versão". Uma mensagem deverá avisar que a tarefa foi concluída com sucesso.

Segundo passo: Baixe e instale o software Kingo Android Root

Baixe o programa Kingo Android Root, diretamente do site oficial. O objetivo do software, como dito anteriormente, é garantir que o usuário realize o procedimento sem complicação.

Após instalado, abra o programa e conecte seu celular ao computador com um cabo USB. Pressione o botão "Root" e observe a mágica acontecer. O programa deverá pedir algumas confirmações básicas, mas cerca de 90% do processo é automatizado. Todos os drivers serão baixados automaticamente.

Existem ainda outras maneiras de realizar a operação manualmente. O site Ready2Root possui um catálogo com quase todos os aparelhos Android existentes, com a maneira certa de fazer o root em cada um.

Você também pode procurar tutoriais no YouTube. Sempre há diversos vídeos explicando a operação passo-a-passo.

Terceiro passo: apague os aplicativos!

Pronto! Agora, basta apagar os aplicativos impostos pelas operadoras da mesma forma que você apaga quaisquer outros softwares no seu smartphone. Fácil, não?

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.