Cansado de aplicativos instalados por operadoras? A gente te ajuda a removê-los!

Por Redação

Boa parte dos smartphones Android do mercado possui aplicativos e customizações de suas operadoras, o que, para muitos, tira a sensação de um smartphone puro. Como se já não bastasse, é difícil removê-los.

Muitas vezes, não é possível realizar o processo de desinstalação padrão de aplicativos. Softwares instalados pela operadora do celular necessitam de root para sua remoção. A realização do root possibilita que o usuário comum se torne uma espécie de administrador do sistema. Logo, o usuário terá acesso a partes do Android que não eram acessíveis por usuários comuns. Desta forma, é possível alterar diversas funções do sistema operacional, como melhorar o consumo da bateria, modificar o clock do processador e apagar aplicativos antes impossíveis de excluir.

Porém, isso pode implicar alguns riscos. O root não é uma ação ilegal, porém, anula a garantia do aparelho. O root também pode causar um efeito chamado de "brick", que basicamente inutiliza o aparelho. Então, usuários menos experientes podem evitar isso utilizando um software específico. Assim você garante que não vai excluir arquivos importantes do sistema.

Agora que você já sabe o que é root, vamos ao que interessa.

Atenção: o Canaltech não se responsabiliza por quaisquer danos ao seu aparelho. Só realize o procedimento se tiver total convicção de que será capaz de fazê-lo.

Primeiro passo: Ative a depuração USB do seu telefone

Dependendo da versão do seu Android, os caminhos para realizar essa ação podem diferir. Até o Android 2.3 o caminho é Configurações > Aplicações > Desenvolvimento. Após a versão 4.0, o processo é configurado através do caminho Configurações > Opções do Desenvolvedor. Porém, esta alternativa pode estar escondida. Para revelá-la, é preciso entrar em Configurações > Sobre o telefone e pressionar sete vezes a opção "número da versão". Uma mensagem deverá avisar que a tarefa foi concluída com sucesso.

Segundo passo: Baixe e instale o software Kingo Android Root

Baixe o programa Kingo Android Root, diretamente do site oficial. O objetivo do software, como dito anteriormente, é garantir que o usuário realize o procedimento sem complicação.

Após instalado, abra o programa e conecte seu celular ao computador com um cabo USB. Pressione o botão "Root" e observe a mágica acontecer. O programa deverá pedir algumas confirmações básicas, mas cerca de 90% do processo é automatizado. Todos os drivers serão baixados automaticamente.

Existem ainda outras maneiras de realizar a operação manualmente. O site Ready2Root possui um catálogo com quase todos os aparelhos Android existentes, com a maneira certa de fazer o root em cada um.

Você também pode procurar tutoriais no YouTube. Sempre há diversos vídeos explicando a operação passo-a-passo.

Terceiro passo: apague os aplicativos!

Pronto! Agora, basta apagar os aplicativos impostos pelas operadoras da mesma forma que você apaga quaisquer outros softwares no seu smartphone. Fácil, não?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.