Como fazer o recadastro da sua linha de celular pré-pago com a sua operadora

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O recadastramento de linhas de celulares pré-pagas começou a valer em abril e incluiu nove estados. A nova fase anunciada pela Anatel, em 2 de setembro, abrangerá outros 17 estados até o fim do mês. O objetivo do projeto é evitar fraudes, que são comuns durante a ativação de chips nessa modalidade.

Clientes pré-pagos de todas as operadoras do país precisam ficar atentos ao prazo para recadastramento desta segunda etapa, que termina no dia 27 de setembro. A partir de março de 2020, as operadoras passarão a usar um novo modelo anti-fraude de ativação de linhas pré-pagas.

O novo cadastro irá solicitar a confirmação de outros dados do cliente, além do tradicional CPF, que é o único documento exigido hoje.

Abaixo, veja como fazer o recadastro do seu chip

Qual é o prazo para o recadastro do meu chip pré-pago?

O recadastramento é dividido em três partes e o processo tem duas etapas: cadastro e validação. O cronograma divulgado pela Anatel e válido para todas as fases foi o seguinte:

  • De 24 de abril a 5 de julho: clientes de Goiás com DDD 62;
  • De 1º de agosto a 30 de agosto: Acre, Goiás (DDDs 61 e 64), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Tocantins, Santa Catarina e Distrito Federal;
  • De 2 a 27 de setembro: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Sergipe.

Quais dados preciso para recadastrar meu chip pré-pago?

Você terá que informar seu CPF ou CNPJ, além do nome completo ou razão social, CEP residencial ou da empresa, bem como o seu endereço formal.

Preciso recadastrar meu chip pré-pago?

As operadoras irão avisar os clientes com pendências cadastrais por mensagens SMS, notificações na tela do celular, ligações e gravações eletrônicas. Cada operadora irá oferecer um procedimento e um canal de atendimento diferente, com instruções para que o cliente entre em contato e atualize seu cadastro.

Segundo a Anatel, essas serão as mensagens que as operadoras irão enviar aos seus clientes:

No entanto, se não quiser esperar o aviso da sua operadora para regularizar a situação, você pode consultar o procedimento junto a ela, acessando a página especial criada para o processo de recadastro ou entrando em contato com a central de relacionamento ao cliente. Os endereços e telefones são:

  • Claro: site ou atendimento 1052;
  • TIM: site ou atendimento *144;
  • Vivo: site ou atendimento *8486;
  • Oi: site ou atendimento *144;
  • Algar: site ou atendimento 1055;
  • Sercomtel: site ou atendimento 1051.

O que acontece se eu não recadastrar meu chip pré-pago?

Segundo a Anatel, as linhas com pendências cadastrais não regularizadas serão bloqueadas temporariamente por 30 dias, até que o cliente atualize seus dados. O prazo conta a partir do recebimento do SMS, da ligação ou alerta que a operadora enviará ao aprelho.

A Anatel divulgará em 2020 qual será o procedimento a ser adotado pelas operadoras com relação as linhas que ficarem desatualizadas e bloqueadas além do período de 30 dias.

Fonte: Anatel

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