Publicidade

Análise | Ryzen 5 5600X é o exemplo perfeito do domínio da AMD sobre a Intel

Por  | 

Compartilhe:
Sergio Oliveira/Canaltech
Sergio Oliveira/Canaltech
Tudo sobre AMD

Em outubro de 2020 a AMD anunciou sua nova linha de processadores Ryzen 5000 e cravou: "temos a melhor CPU do mundo para jogos". Apesar de audaciosa, a afirmação não foi nem um pouco leviana e pudemos confirmá-la ao analisar o Ryzen 9 5900X, modelo topo de linha e carro-chefe da nova geração, que também estreou a nova microarquitetura Zen 3. De fato, após anos amargando a segunda colocação no mercado de CPUs, a companhia conseguiu superar sua rival, a Intel.

Mas tem muito mais história no meio disso tudo, e com desdobramentos surpreendentes. Para contá-la, eu pude analisar para o Canaltech o Ryzen 5 5600X, modelo de entrada da nova família de processadores da AMD. Com seis núcleos e 12 threads, ele foi apresentado como a solução mais "básica" do lineup, equiparando-se, pelo menos no papel, ao Intel Core i5-10600K.

Na prática, porém, a conversa é completamente diferente. Durante meus testes, em alguns cenários ele chegou até mesmo a superar o caríssimo Core i9-10900K. E mesmo quando ficou para trás, o modelo conseguiu trabalhar tão bem ou melhor que o Core i7-10700K, que no papel está um degrau acima. Inclusive, como não recebi o i5-10600K para review, o i7-10700K será utilizado neste texto como referência comparativa no outro lado da cerca.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Esse custo-benefício poderia ser ainda maior se a AMD tivesse mantido sua antiga política de preços e lançado o Ryzen 5 5600X a US$ 250 no mercado internacional. Se fosse esse o caso, ele certamente chegaria por aqui um pouco mais em conta. Ainda assim, e apesar disso, o processador causou um alvoroço no mercado, surpreendendo não só pelo desempenho que entrega, mas também por ser, indiscutivelmente, o melhor custo-benefício da atualidade, sobretudo para quem está montando um PC para jogar. É a prova cabal de que agora é a AMD quem domina o mercado.

*Agradecimento especial à Gigabyte por enviar a X570 Gaming X para a realização desta análise.