AMD abre código-fonte do firmware das GPUs Radeon RDNA3
Por Daniel Trefilio • Editado por Jones Oliveira |
A AMD continua sua estratégia de transformar em open source parte de suas tecnologias de GPU e atrair mais desenvolvedores para seu ecossistema. Após ter liberado o código do ROCm (Radeon Open Compute PlatforM) no início de abril, a empresa acaba de abrir partes importantes da documentação dos Micro Motores de Endereçamento (MES) da arquitetura RDNA3.
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O firmware em questão descreve e delimita como os chips com RDNA3 realizam o endereçamento de instruções e alocação da carga de trabalho computacional das GPUs.
Ao que tudo indica, a nova abordagem visa permitir que desenvolvedores de software, principalmente de empresas especializadas em IA, consigam otimizar melhor suas aplicações para produtos da AMD.
Agilizando desenvolvimento em plataformas AMD
Apesar de também utilizar códigos fechados e proprietários em seus hardwares, a NVIDIA trabalha bem próximo às ISVs (Independent Software Vendors), fornecendo ferramentas e consultorias especializadas para programação e adoção de seus produtos baseados em CUDA.
Do lado da Intel, a situação é ainda mais amigável, ao menos no setor de IA e infraestrutura. A empresa já utiliza uma série de plataformas abertas e parcerias com empresas como a Red Hat, permitindo que as ISVs criem suas próprias soluções para o GPUs de IA baseadas em x86, mais próximas do desenvolvedor final, mas ainda bem recentes.
Não trazer nenhuma das duas abordagens estava deixando a AMD para trás e afastando contratos importantes, como o da empresa de IA Tiny Corp. Abrir a documentação do ROCm e MES não significa que as GPUs serão totalmente open-source, mas irá facilitar a criação de aplicações projetadas sob medida para produtos AMD.