Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD abre código-fonte do software de GPUs Radeon

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Abril de 2024 às 11h35

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

 A AMD é conhecida por ser uma companhia bem amigável quando o assunto são tecnologias abertas, como o FSR. Depois de muitas reclamações de empresas e parceiras a respeito de instabilidade nos drivers da fabricante, o time vermelho anunciou que parte do software das Radeon será open-source, visando melhorar a comunicação com os usuários e o lançamento de correções e drivers de compatibilidade.

Uma das partes específicas que ficará aberta é o ROCm (Radeon Open Compute PlatforM), ou seja, um conjunto de sistemas que abriga uma API de placas de vídeo compatível com tecnologias para HPC e inteligência artificial. Com a abertura do software, os usuários terão livre acesso ao ROCm, permitindo uma comunicação facilitada para que instabilidades nesse ecossistema sejam encontradas.

Vale notar que a AMD também abrirá mais documentações de seu hardware. Para que todo o feedback dos usuários seja ouvido, a companhia criou um rastreador de feedback. Chamado de fuzzyHSA, ele está integrado ao sistema da Nod.ai, empresa especializada em inteligência artificial adquirida pela AMD recentemente.

Continua após a publicidade

Aprendendo com os erros

O movimento já era esperado há alguns dias, quando a gigante lançou a atualização 6.1 do ROCm ao nível de driver para placas como as Radeon RX 7900 XTX, 7900 XT, 7900 GRE, e as Radeon Pro W7900 e W7800 focadas em estações de trabalho. Essa estratégia favorece certos fluxos de trabalho, como maior desempenho em fluxos de IA e maior estabilidade durante aplicações complexas.

A expectativa é que essa tática melhore o suporte de drivers da AMD. Embora tenha desenvolvido boas placas de vídeo para os segmentos de entrada e intermediário, o time vermelho é duramente criticado por suas atualizações instáveis. Por outro lado, empresas estreantes do nicho de GPUs, como a Intel, já aprenderam a otimizar bem seus drivers.