Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD lança novos Ryzen Embedded+ com IA para trabalhos na borda

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Fevereiro de 2024 às 15h20

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

Sem alarde, a AMD anunciou na última terça-feira, 06, os novos processadores Ryzen Embedded+ para o setor profissional, meses após o lançamento dos primeiros modelos da série 7000. O destaque é a chegada da arquitetura Zen+ e a inclusão da tecnologia Versal Adaptive, ou seja, um recurso de inteligência artificial integrado para ajudar em tarefas complexas que requerem mais processamento. 

Com as novas CPUs, essa integração da Versal é feita por meio de um SoC nos próprios processadores. Isso possibilita mais agilidade para as empresas que cogitam adquirir essas soluções, uma vez que todas as tecnologias necessárias estão embutidas em um único pacote.

Segundo a AMD, isso faz com que os setores que utilizem esses processadores consigam lidar com tarefas dinâmicas, complexas e para o gerenciamento de dados em tempo real graças as capacidades de inferência do Versal Adaptive. Esse pode ser um diferencial interessante em áreas como o setor industrial, fábricas automotivas, máquinas de desenvolvimento, etc. 

Continua após a publicidade

AMD lança plataforma Mini-ITX com novos Ryzen

Outra vantagem da integração dos Ryzen Embedded+ com a tecnologia Versal é a facilidade na junção entre hardware e software com menor tempo de resposta. Os novos modelos suportam fluxos de trabalho distintos, como a plataforma x86 da ARM, FPGAs de fábrica e outros motores de IA. 

Além dos processadores, o time vermelho anunciou uma nova solução integrada de placas-mãe, a Sapphire VPR-4616-MB. Essa é uma motherboard Mini-ITX compacta para os Embedded+ e a Versal AI. Especificamente, esse combo acompanha um processador de quatro núcleos e quatro threads, além de uma placa gráfica integrada com seis unidades computacionais baseadas em Vega. 

Tanto os processadores Ryzen Embedded+ com Versal Adaptive, quanto a plataforma VPR-4616-BR da Sapphire já estão disponíveis para compra.