Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os melhores jogos brasileiros de 2021

Por| Editado por Bruna Penilhas | 25 de Dezembro de 2021 às 13h00

Link copiado!

Montagem/Max Pixel/Humble Games/Soedesco
Montagem/Max Pixel/Humble Games/Soedesco

O ano de 2021 foi incrível para a indústria brasileira de desenvolvimento de jogos. Os títulos produzidos por aqui chamaram atenção, desde a aparição de Dodgeball Academia durante a E3, passando pela recepção de UNSIGHTED, metroidvania jogado e elogiado por nomes como Neil Druckmann, roteirista e diretor de The Last of Us.

Entre jogos de corrida, plataforma e de gerenciamento, o Brasil serviu ótimas aventuras para jogadores. Nesse texto, listamos os melhores jogos lançados por estúdios brasileiros em 2021.

10. Dandy Ace (PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC)

Continua após a publicidade

O roguelike é um subgênero de jogos RPG que entrou em ascensão nos últimos anos. O sucesso de games como Hades, Enter the Gungeone outros títulos, mostrou a estúdios menores que era possível desenvolver um grande sucesso usando o subgênero em aventuras narrativas e desafiadoras sem grandes orçamentos.

Foi sabendo aproveitar esse momento, que a equipe de São Paulo da Mad Mimic desenvolveu Dandy Ace, o roguelike brasileiro com dublagem de influenciadores e um sistema inédito de cartas combináveis que geram poderes. Na aventura, o jogador contra um mago que precisa recuperar as habilidades e fugir de um espelho mágico. Combinando cartas, é possível desbloquear magias de deslocamento, ataque e melhorias para o protagonista.

9. Wolfstride (PC)

Continua após a publicidade

Desenvolvido pelo estúdio brasileiro OTA IMON e publicado pela Raw Fury, Wolfstrideé um sonho para os fãs de mecha e RPG. O jogo combina um estilo gráfico que remete a animes como Gundam e Cowboy Bebop e mecânicas de um RPG por turnos de humor elevado e batalhas intensas contra robôs gigantes.

Wolfstride está disponível para PC via Steam por R$ 29,99 na versão padrão e conta com texto e legendas em português do Brasil.

8. Retro Machina (PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC)

Continua após a publicidade

Em Retro Machina, o jogador controla um pequeno robô que precisa desvendar mistérios de um mundo retrofuturista esquecido há muito tempo. O título de ação e exploração feito pela equipe da Orbit Studio foi escolhido como o melhor jogo do Brasil na edição deste ano do BIG Festival.

Sozinho no mundo, o robô protagonista explora cenários baseados em ilustrações de livros de ficção científica do século XX e na obra de Jacque Fresco, um dos mais célebres futuristas da história. Retro Machina está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

7. Hero Among Us (PC, iOS, Android)

Continua após a publicidade

E se séries como The Boys ou animes como My Hero Academia tivessem um jogo de gerenciamento? Ainda que Hero Among Us não seja baseado em nenhum desses dois mundos, o título de heróis é divertido e imagina um mundo dominado pelos super poderosos.

No projeto desenvolvido pela Fire Horse Studio, o jogador cria seu próprio super-herói, e deve fazer escolhas estratégicas para gerenciar crises políticas, ambientais, de saúde e segurança, enquanto super-vilões minam as realizações e tentam atrapalhar o progresso.

6. Língua (PC)

Continua após a publicidade

Língua explora o nordeste brasileiro com um design de cenários e uma trilha sonora aconchegante, típicas da região. Na aventura desenvolvida por Guilherme Giacomini, o jogador controla Beto, um menino que mora no sertão e parte em uma missão para libertar espíritos animais quando o último animal de sua pequena fazenda desaparece.

O protagonista desbrava a caatinga, solucionando quebra-cabeças e participando de batalhas, enquanto descobre uma faceta mágica do mundo, conhecendo personagens folclóricos e ajudando-os.

5. Red Ronin (PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC)

Continua após a publicidade

Red Ronin é um jogo por turnos frenético, em que o jogador controla uma heroína sanguinária e um robô em busca de vingança. A história apresenta a ronin Red que, após ser traída pela equipe à qual fazia parte, embarca em uma jornada para eliminar seu ex-parceiros de equipe no maior estilo Kill Bill.

O jogo foi desenvolvido pela Wired Dreams Studio e figurou na lista de indicados a Melhor Jogo Brasileiro do BIG Festival 2021.

4. Kaze and the Wild Masks (PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC)

Continua após a publicidade

Esse jogo de plataforma desenvolvido pela brasileira PixelHive e publicado pela Soedesco chamou muita atenção ao recuperar o sentimento de jogadores de aventuras como Donkey Kong Country, em fases coloridas e com boa dose de dificuldade.

Na história, o jogador controla Kaze na tentativa de encontrar as Wild Masks, artefatos de guardiões que conferem poderes mágicos à protagonista. O objetivo é invocar o poder dos lendários guardiões para enfrentar vegetais enfurecidos e salvar Crystal Islands de uma maldição. As máscaras de guardiões dão variedade à jogabilidade, conferindo habilidades de voar, correr muito depressa ou nadar.

3. Dodgeball Academia (PS4, Xbox One, PC)

Continua após a publicidade

Dodgeball Academia é um RPG de queimada com influências em Persona 5e animes shounen como Dragon Ball e Naruto. O jogo brasileiro desenvolvido pela Pocket Trap e publicado pela Humble Games aparece na lista dos 50 melhores jogos de Nintendo Switch deste ano, segundo o Metacritic.

Além das criativas mecânicas de queimada em batalhas, o título destacou-se por boas e engraçadas inovações do texto. Os diálogos são engraçados, ácidos e muitas vezes apresentam ditados brasileiros e até mesmo sotaques. O jogo está disponível no catálogo do Xbox Game Pass.

Continua após a publicidade

2. UNSIGHTED (PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC)

Desenvolvido pela dupla da Studio Pixel Punk, UNSIGHTED viajou o mundo. O metroidvania inspirado em jogos como Nier foi listado como um dos melhores do ano por sites internacionais como Kotaku e elogiado por figurões da indústria de games como Neil Druckmann, roteirista e diretor dos jogos da franquia The Last of Us.

A aventura é focada em Alma, uma Autômata que acorda em um mundo arruinado após a guerra contra os humanos. Um dos pontos altos do título é a versatilidade. No gameplay, o jogador pode montar conjuntos de equipamentos com armas diferentes, indo de um par de espadas a combinações de shuriken e escopeta. O jogo está disponível no catálogo do Xbox Game Pass.

Continua após a publicidade

1. Horizon Chase Turbo: Senna Sempre (PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC)

O game brasileiro de corrida Horizon Chaserecebeu uma atualização em 2021 focada no lendário Ayrton Senna. A expansão Senna Sempre adicionou novos carros, pistas e recursos inspirados na carreira do piloto de Fórmula 1 nascido em São Paulo.

A expansão, tratada como uma homenagem pela desenvolvedora porto-alegrense Aquiris, apresentou aos jogadores um modo de carreira que desafia o corredor a seguir os passos de Ayrton Senna com mais de 130 missões inspiradas nas façanhas reais do campeão. O jogo faturou o prêmio de Jogo Brasileiro do Ano na edição deste ano do Brazil Game Awards.