Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Feito por brasileiros, Wolfstride é o sonho de todo fã de robôs gigantes

Por| Editado por Bruna Penilhas | 15 de Dezembro de 2021 às 19h35

Link copiado!

Imagem: Divulgação/Raw Fury
Imagem: Divulgação/Raw Fury

Wolfstride, novo jogo do estúdio brasileiro OTA IMON e da publicadora Raw Fury, é um sonho para os fãs de mecha e RPG. Unindo uma estética que remete a animes como Gundam e Cowboy Bebop, o RPG por turnos traz bastante humor, aventuras cotidianas e batalhas intensas contra robôs gigantes. Para aqueles que amam estas temáticas, Wolfstride promete ser um amor à primeira vista.

Conversamos com Otávio "Ota" Imon, criador do jogo (sim, o nome é o mesmo do estúdio), sobre o processo criativo do game. A primeira pergunta que veio em mente era sobre como o estúdio conseguiu juntar tantos estilos de uma maneira que funcionasse. Apesar de mechas e anime andarem lado a lado, um RPG por turnos poderia afastar aqueles que esperavam outra pegada para o jogo.

Continua após a publicidade

“Eu tinha um esboço de roteiro na época, e sabia que queria contar uma história grande, com muitos personagens. Como vi que as coisas estavam crescendo naquele ponto, acabei optando pelo Pixel Art. Para ser sincero, eu não estava preocupado em ‘casar’ as estéticas, e sim em fazer a história funcionar”, explica o desenvolvedor.

Wolfstride mistura o Pixel Art com uma animação mais voltada para o 2D vetorizado quando entra nas batalhas entre os robôs, mudando a perspectiva dos jogadores nas lutas.

3, 2, 1, Let's Jam

Continua após a publicidade

Wolfstride conta a história de Shade, Duque e Knives. Os três personagens formam a equipe que comanda o mecha chamado Cowboy, na tentativa de descolar uma grana enquanto lutam contra os adversários em um torneio para desafiar os melhores pilotos do mundo.

Usando uma premissa bem parecida com a de um anime shonen, como Naruto e Dragon Ball, a mistura que entrega Wolfstride salta aos olhos dos fãs de obras japonesas. Brincamos sobre as referências e coincidências que lembram Cowboy Bebop, clássico anime da Sunrise dirigido por Shinichiro Watanabe.

“As pessoas falam sobre ser bastante parecido com Cowboy Bebop, mas essa não era a intenção, foi algo que acabou acontecendo. Também falam sobre Tengen Toppan Gurren Lagann, mas eu só assisti dois episódios desse anime", explicou Imon, dando uma breve risada.

Continua após a publicidade

Como é possível notar, o estilo artístico de Wolfstride é um dos destaques do jogo. O game é todo em preto e branco, o que dá uma estética noir e contribui com o clima do jogo. Os personagens são estilosos, possuem bastante personalidade graças a dublagem e um visual bem característico.

Nas batalhas, a arte muda para um visual mais 2D e com animações focadas no estilo dos animes. O criador do jogo explica a mudança: “A ideia de mudar o estilo entre o Pixel Art para a imagem em vetor durante as batalhas era para causar impacto, sabe? Esse contraste foi pensado e queria que cada luta fosse como uma batalha contra chefe, e o Pixel Art dá esse poder.” Imon ainda disse que a principal referência nesse sentido foi Final Fantasy VII. Foi o irmão dele, Paulo Imon, que animou as batalhas de mechas.

O uso do preto e branco, por sua vez, tem um motivo interessante: “Eu e meu irmão somos daltônicos, apesar dele não se importar de trabalhar com cor, eu já estava cansado. Sendo sincero, foi isso", afirma o desenvolvedor. E acredite, a falta de cor no universo monocromático de Wolfstride não o torna nem um pouco menos elaborado do que um jogo com mais cores. No fim, a decisão ousada dos irmãos deu o tom certo que a história precisava.

Continua após a publicidade

Em alta velocidade em um robô russo gigante

Quanto à jogabilidade, o mecha de Wolfstride possui partes de robô, com os braços, peitoral e cabeça como os pontos vitais que podem ser destruídos (uma referência à Front Mission, do Super Nintendo). Este é um RPG que aposta em um sistema que mistura ação tática com turnos, sendo Final Fantasy Tactics a principal inspiração.

“Optamos por simplificar o sistema", conta Imon. “Antes, cada unidade do Mecha seriam vários personagens, a barra horizontal usada para a movimentação do personagem era maior.” De acordo com ele, depois da entrada de um game designer na equipe, as mecânicas foram engrenando e se tornando mais simples. Entretanto, o processo para tornar Wolfstride um jogo único "passou por muitas etapas".

Continua após a publicidade

Wolfstride investe na dinâmica entre os três personagens principais. Shade é o típico malandrão que topa tudo por dinheiro, mas parece ter um passado escondido. Knife Leopard é um clássico “muito músculo, pouco cérebro”, como um bobão que mostra seu valor na hora do combate. Já Duque, o mecânico cachorro, é bem ranzinza e fala bastante.

Imon afirma que se inspirou abertamente em duas coisas ao criar Duque: no avô dele e na franquia One Piece. Ele também menciona que se vê bastante em Shade, na forma como o personagem lida com as responsabilidades da vida e por ser um personagem que vive sem paciência. Este é um personagem que foi criado antes mesmo do próprio jogo, vindo de outra história que o desenvolvedor havia trabalhado anteriormente, mas que foi adaptado para encaixar na narrativa de Wolfstride.

Parceria das grandes

Continua após a publicidade

A Raw Fury é uma das publicadoras de jogos independentes mais conhecidas do momento, sendo responsável por distribuir jogos como Sable, Call of the Sea, Dandara e Kingdom. Imon também comentou sobre como a publisher teve um papel primordial no desenvolvimento de Wolfstride, dando suporte para o estúdio produzir o jogo com tranquilidade.

Isso não quer dizer que a equipe não encontrou obstáculos no caminho. "Depois que entrou a publisher, foi um paraíso, um paraíso meio ‘ferrado’, porque a gente não sabia fazer muita coisa e fomos aprendendo no momento", explica Imon, que trabalhou no jogo desde 2016. Quando surgiu a oportunidade de trabalhar na dublagem em inglês do game, o roteiro ainda não estava finalizado. De acordo com Imon, a Raw Fury apoiou a equipe em tudo o que eles queriam fazer em Wolfstride.

O desenvolvedor ainda conta como trouxe o irmão para participar do projeto: “Ele estava estudando para se tornar funcionário público, então eu convenci ele a largar essa vida para se f**** comigo, desenvolvendo esse jogo que não saía do lugar”. Ainda brincando, Imon explicou que o time mudou algumas vezes, mas ele e o irmão continuaram no desenvolvimento, mesmo com o sentimento de que não estavam tendo progresso.

Continua após a publicidade

Wolfstride é uma jornada bacana e um prato cheio para os fãs de obras orientais e robôs gigantes. Com texto e legendas em português do Brasil, o jogo está disponível para PC via Steam por R$ 29,99 na versão padrão — particularmente, acredito que vale cada centavo investido na compra. “Foi uma corrida bem louca, mas no fim deu tudo certo”, conclui Imon.