Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Horizon Chase Turbo: Senna Sempre é nostalgia e emoção na ponta dos dedos

Por| Editado por Bruna Penilhas | 22 de Outubro de 2021 às 16h16

Link copiado!

Captura de tela/Felipe Demartini/Canaltech
Captura de tela/Felipe Demartini/Canaltech

Houve um tempo em que acordar cedo no domingo era motivo de alegria e que a aproximação do encerramento do fim de semana era acompanhada do Tema da Vitória. Das telas da emissora global e dos gritos de Galvão Bueno, os pequenos iam diretamente para o Mega Drive, tentar repetir as façanhas em Super Monaco GP 2. São momentos que Horizon Chase Turbo, agora, quer trazer de volta.

O game conseguiu, mas na realidade, está mesmo fazendo tudo de novo. Em seu lançamento original, a grande referência era Top Gear, com direito até mesmo à presença do compositor original do clássico, Barry Leitch. Tudo isso retorna ao lado dos momentos célebres da carreira de Ayrton Senna, novas abordagens para transformar o jogo e, principalmente, muita velocidade e controle.

Continua após a publicidade

São duas campanhas adicionais em Horizon Chase Turbo: Senna Sempre. Na primeira, seguimos em uma série de provas que remetem aos grandes momentos do brasileiro nas pistas, com fotos oficiais e informações sobre seus feitos que aparecem logo depois do jogador ter feito seus próprios. Objetivos adicionais trazem ainda mais desafio a já nada fácil tarefa de chegar na primeira colocação e abraçam ainda mais os elementos arcade do título.

A segunda opção é um modo torneio mais convencional, no qual pistas da expansão são montadas em uma temporada de forma aleatória. O jogador pode escolher qualquer equipe, entre as clássicas da Fórmula 1 com nomes criativos, e competir pelo primeiro lugar. A cada campeonato, a dificuldade aumenta e, enquanto os objetivos adicionais não aparecem aqui, não é como se o desafio ficasse faltando também.

Entre as fases com características específicas ou a reprodução de uma temporada mais curta da Fórmula 1, está um conteúdo que poderia ser individual, tamanho o carinho e a qualidade envolvidos. Dirigir na chuva de Mônaco ou encarar a clássica subida após a Eau Rouge, no circuito da Bélgica, fazem dessa atualização uma explosão de emoções, tanto para quem acompanha o esporte até hoje quanto para os fanáticos por Senna. Estamos falando dos momentos clássicos da carreira do piloto brasileiro, suas pistas preferidas e também figurões da própria categoria, aqui transpostos em um novo formato, com curvas e elementos adaptados para a pegada arcade de Horizon Chase Turbo.

Continua após a publicidade

Há, por exemplo, uma ênfase maior no gerenciamento de combustível, com ajustes do carro podendo ser escolhidos antes da corrida de acordo com o traçado do circuito e o estilo de cada jogador. Com isso, decisões feitas na pista também ganham importância adicional — as provas curtas não trazem muitas das complexidades de uma competição mais longa, e esse não é nem mesmo o foco, mas escolher entre pegar um nitro adicional ou adicionar gasolina ao veículo pode ser a diferença entre uma boa colocação ou um abandono.

Tais elementos sempre ficam na aproximação das retas de chegada e costumam levar o usuário a traçados que não são necessariamente os ideais, remetendo às paradas no boxe das corridas reais. Não é como se perdêssemos tempo ao fazer isso, mas durante a luta por uma posição, encher o tanque ou não representa uma decisão importante que pode, por exemplo, garantir uma ultrapassagem agora e uma pane seca algumas curvas adiante.

Os jogadores sempre estarão pensando e o tempo todo atentos, seja ao posicionamento de oponentes que sempre tentarão fechar o caminho para uma ultrapassagem ou às curvas feitas em alta velocidade. Há também um maior nível de controle envolvido, principalmente no uso do acelerador, já que afundar o dedo no gatilho se tornou uma opção ainda mais arriscada em Senna Sempre, devido à velocidade dos carros e às curvas mais sinuosas e fechadas.

Continua após a publicidade

É do Brasil

Dá para sentir o cuidado da produtora brasileira Aquiris Game Studio em cada canto. Assim como o formato dos próprios circuitos, as paisagens também refletem a vista dos pilotos durante as provas, enquanto as escuderias, ainda que não oficiais, não fazem um trabalho tão grande em esconder quem deveriam representar. Elas também possuem nomes um bocado característicos, assim como atributos que refletem sua posição histórica.

Essa, inclusive, é a palavra de ordem para definir todo o conteúdo e, a bem da verdade, também a jornada de Horizon Chase desde seu lançamento mobile até os dias de hoje. Temos em mãos um dos jogos de corrida mais divertidos e charmosos dos últimos anos, agora renovado e ainda mais interessante, com um nível de desafio aprimorado e novas opções que mostrarão aos novatos o motivo de tanta aclamação e, aos veteranos, mais uma prova de tudo o que está sendo dito aqui.

Continua após a publicidade

Acima de tudo isso, a expansão Senna Sempre e o próprio jogo base trazem sensações que são difíceis de serem descritas em palavras, mas que serão experimentadas profundamente por quem já passou das três décadas de existência. Aos amantes da velocidade, 2021 é o ano em que F1, da Codemasters, permitiu ter o ídolo como parceiro de equipe; agora, é a hora de assumir o volante como o próprio Senna e sentir, ainda que de forma lúdica, a velocidade e competição que eram partes do cotidiano dele.

Horizon Chase Turbo: Senna Sempre está disponível para PC, Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch. No Canaltech, o game foi testado no Xbox Series X, em cópia digital gentilmente cedida pela Aquiris.