Publicidade

Os 10 jogos mais vendidos do Super Nintendo de todos os tempos

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Junho de 2021 às 10h58

Link copiado!

Diulgação/Nintendo
Diulgação/Nintendo
Tudo sobre Nintendo

O Super Nintendo, ou SNES, foi um dos consoles mais populares já fabricados pela Nintendo. Desde o primeiro modelo lançado em 1990 até suas outras versões, o console alcançou mais de 49,1 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Com tantos consoles espalhados pelos quatro cantos do globo, o Super Nintendo foi a casa de jogos populares de séries como Final Fantasy, The Legend of Zelda, Mario, Donkey Kong, Mortal Kombat e muitos outros clássicos.

O console é uma versão ocidental do Super Famicom, vendido no Japão em 1990. Os modelos contam com algumas variações de design para se adequar a cada público local. A Europa contou com outro tipo de console e, mais próximo à virada do milênio, foram lançados os modelos Jr. e Baby, com um visual mais enxuto.

Com tantos títulos lançados no console, Capcom, Squaresoft e a própria Nintendo davam mais um passo para cravar para sempre seus nomes na indústria dos videogames. Os clássicos repercutem até hoje e moram no coração dos primeiros nintendistas, quando tudo ainda era mato (ou sprites).

Continua após a publicidade

Para relembrar a história desse console icônico, o Canaltech listou os 10 jogos mais vendidos do Super Nintendo de todos os tempos.

10. Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble!

O fim da icônica trilogia dos macacos no SNES foi lançado em 1996, sem Donkey ou Diddy Kong como protagonistas; o que pode justificar o sucesso menor que os dois primeiros. Dixie e Kiddy entram numa aventura com a missão de salvar a famosa dupla do vilão King K. Rool e seu robô Kaos.

Continua após a publicidade

Quantidade de unidades vendidas: 3,51 milhões.

9. Street Fighter II Turbo

Antes dos DLCs serem baixáveis ou inclusos em versões comemorativas, os jogos eram relançados com um subtítulo indicando as novidades. No caso desta versão de Street Fighter II, de 1994, foram compiladas as versões Super, Champion Edition e Hyper Fighting.

Continua após a publicidade

No megagame, imagem e som foram aprimorados, novos combos e movimentos especiais inseridos e a chegada do personagem secreto Akuma (ou Gouki no Japão) e até a opção de lutar com personagens iguais (Ryu vs. Ryu) eram os diferenciais da versão base.

Quantidade de unidades vendidas: 4,10 milhões.

8. Super Mario World 2: Yoshi's Island

Continua após a publicidade

Baby Mario e diversos Yoshis foram os protagonistas da jornada lançada em 1995. O game apresentava diferentes cores e características do dinossauro, indo além do mais famoso verdinho. A trama levava a dupla ao resgate dos também bebês Luigi e Bowser. Uma aventura fofa e muito divertida.

Quantidade de unidades vendidas: 4,12 milhões.

7. The Legend of Zelda: A Link to the Past

Continua após a publicidade

O representante da história de Link chegou em 1991, como o terceiro jogo da saga. A aventura em 16-bits conta com ótimas mecânicas de combate e uma narrativa que o tornaram sucesso da crítica especializada. Os mundos alternativos foram apresentando neste título e apareceram também em jogos posteriores de Zelda.

Quantidade de unidades vendidas: 4,61 milhões.

6. Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest

Continua após a publicidade

Lançado em 1995, a continuação com o pequeno macaco trazia também sua namorada Dixie Kong. O game contava com três opções de jogo: single-player, cooperativo e competitivo, com mecânicas diferentes para explorar com os dois protagonistas.

Quantidade de unidades vendidas: 5,15 milhões.

5. Street Fighter II: The World Warrior

Continua após a publicidade

Mais uma aparição do segundo Street Fighter, de 1991, mas agora em sua versão original. Como esquecer da tela azul com o mapa mostrando a nacionalidade de cada lutador? O game também era um sucesso nos arcades, quando escolher Ryu, Blanka, Zangief ou Dhalsin era primordial para mostrar quem é que manda e, assim, passar horas jogando tentando não perder suas fichas. Nos consoles, a diversão era a mesma: só se para de jogar quando perde.

Quantidade de unidades vendidas: 6,30 milhões.

4. Super Mario Kart

Continua após a publicidade

Que tal botar o icônico herói da Big N e diversos outros personagens sobre rodas? Esse raciocínio foi um dos maiores acertos da companhia, com títulos lucrativos que perduram até hoje com Mario Kart 8 Deluxe, do Nintendo Switch. As mecânicas simples do game de 1992 e a possibilidade de correr contra Luigi, Bowser, DK e muitos outros em pistas variadas era uma grande diversão para jogar sozinho ou com amigos.

Quantidade de unidades vendidas: 8,76 milhões

3. Donkey Kong Country

Continua após a publicidade

Mesmo não sendo o primeiro jogo com o famoso gorila - este foi lançado em 1981, e curiosamente foi lá que também conhecemos Mario, ainda como Jumpman - a aposta da Nintendo para uma aventura de Donkey Kong e seu sobrinho Diddy Kong foi um enorme sucesso. A história do jogo leva a dupla em busca de seu estoque de bananas, que foi roubado pelo King K. Rool, outra figura recorrente nos jogos do símio até hoje.

Quantidade de unidades vendidas: 9,30 milhões.

2. Super Mario All-Stars

Continua após a publicidade

A coletânea de 1993 remasterizou Super Mario Bros. (1985), Super Mario Bros.: The Lost Levels (1986), Super Mario Bros. 2 (1988) e Super Mario Bros. 3 (1988). A nova versão dos games contava com gráficos e áudios refeitos, incentivando os antigos jogadores a revisitarem os títulos e sendo uma opção para os que nunca jogaram.

Quantidade de unidades vendidas: 10,55 milhões.

1. Super Mario World

Não é surpresa para ninguém que um jogo do encanador seria um dos maiores sucessos do console. Também conhecido no Japão por Super Mario Bros. 4, Super Mario World acompanhava o Super Nintendo. O game estreou o simpático dinossauro Yoshi e trouxe melhorias consideráveis não só para a franquia, como também para o gênero de plataforma em si.

Quantidade de unidades vendidas: 20,61 milhões.

Assopre suas fitas

E, ai, alguma surpresa nesta lista? Qual jogo do Super Nintendo você pensava ser o mais vendido? Conta para gente nos comentários!

Fonte: VGChartz