Vênus | O planeta mais brilhante do Sistema Solar

Por  • Editado por Luciana Zaramela |

Eric Mockaitis/Canaltech

Vênus é o segundo planeta mais próximo do Sol no Sistema Solar, e possui muitas características interessantes, sendo, por exemplo, o mais brilhante e o mais quente de todos. Neste artigo, cobrimos tudo sobre ele que já foi chamado de “gêmeo da Terra” e “Estrela D’Alva” ao longo de sua história. O corpo celeste é conhecido desde a antiguidade.

Pelo aspecto aparentemente desconexo de seu movimento no céu, ou seja, desaparecendo atrás do Sol por dias e aparecendo no outro horizonte, culturas antigas acreditavam se tratar de dois objetos diferentes — os gregos chamavam a aparição matinal de Eósforos, “Estrela da Manhã”, e a noturna de Héspero, “Estrela da Tarde” ou “Estrela Vespertina”.

Já os romanos usavam os nomes de Lúcifer, para a aparição da manhã (significando “O que traz a luz”), e Vesper, para a da noite. Após notar que se tratava de um só corpo celeste, os gregos passaram a chamar o planeta de “Afrodite”, nome de sua deusa da beleza e do amor, por conta de seu brilho — e os romanos simplesmente traduziram também para a deusa romana do amor e da beleza, “Vênus”.

O que se sabe sobre Vênus

Para descobrir detalhes sobre Vênus, foi preciso lançar inúmeras sondas e satélites artificiais, já que sua superfície é coberta por uma espessa camada de nuvens altamente reflexivas — da Terra e do espaço, não é possível ver sua superfície, então diversas análises só puderam ser feitas após as primeiras missões ao planeta.

A primeira foi Venera 1, lançada pela União Soviética em 1961, que perdeu o contato antes de aterrissar, assim como a 2, mas a próxima teve sucesso: a missão espacial Venera 3 levou o primeiro objeto feito pelo homem a pousar em outro planeta, em 1965. Nos Estados Unidos, o programa Mariner, da NASA, também fez esforços para chegar lá, obtendo sucesso ao orbitar Vênus apenas em 1962, com a Mariner 2.

É o sexto maior entre os oito planetas do Sistema Solar. Pelo seu tamanho e massa serem parecidos com os do planeta Terra, era considerado um “planeta gêmeo”, mas as semelhanças ficam por aí. De resto, o ambiente é bastante hostil, não só pelo calor gerado pelo efeito estufa poderoso, mas também por conta da pressão: ela chega a ficar até 90 vezes acima da pressão terrestre a nível do mar.

Características do planeta Vênus

Vênus possui 12.104 km de diâmetro, e fica a 0,7 UA (unidades astronômicas) do Sol, medidas a partir da distância da Terra até o astro-rei. Ele chega a estar 261 milhões de quilômetros distante do nosso planeta, sendo o mais próximo da Terra nesse momento de sua órbita.

Isso contribui para que seja, também, o planeta mais visível e brilhante, perceptível mesmo a olho nu. Ele perde apenas para a Lua em brilho relativo, e apenas por conta da proximidade do satélite natural. É, portanto, o segundo objeto mais brilhante do céu noturno.

Um ano no planeta dura 224,7 dias, mas, para dar uma volta completa em torno de seu próprio eixo, Vênus leva 243 dias terrestres — sim, um dia venusiano é mais longo do que um ano. Seu núcleo é feito de ferro e níquel sólidos, tendo cerca de 3.250 km de raio, enquanto o manto é composto de rochas derretidas, com 2.750 km de raio. Já a crosta é feita de rochas sólidas, tendo cerca de 40 km de raio.

Na atmosfera, há nuvens de ácido sulfúrico, garantindo suas propriedades reflexivas, mas até 96% do ar é composto de CO2, gerando um efeito estufa muito mais forte do que o da Terra.

Há mais gases, como nitrogênio, com 3%, seguido de dióxido de enxofre, monóxido de carbono, argônio, hélio, cloreto, e outros de menor composição. Na Terra, as nuvens são responsáveis por manter 25% do calor dentro da atmosfera, enquanto em Vênus o número chega a 90%.

Qual a temperatura de Vênus?

Falando no calor, Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar,  ganhando até mesmo de Mercúrio, apesar deste estar mais próximo do Sol — o número varia entre 440 e 480 °C, contra “apenas” 427 a −180 °C do segundo colocado.

As temperaturas por todo o planeta são altas o suficiente para derreter chumbo, fazendo com que até mesmo as sondas mais bem-sucedidas tenham sido obliteradas 3 horas após tocar a superfície.

Curiosidades sobre Vênus

Vênus possui, assim como a Lua, fases no céu, graças à sua proximidade com a Terra. Para ver isso, basta olhar para o céu noturno com um telescópio simples diariamente. Quando passa na frente do Sol, a impressão que temos é que a luz da estrela fica curvada ao redor do planeta, sendo, aliás, o fato que informou aos cientistas da existência de uma atmosfera em Vênus.

É o que possui mais vulcões entre os planetas do sistema solar, com mais de 1.600 — 167 deles têm mais de 100 km de diâmetro. A atividade vulcânica é constante, com cerca de 40 vulcões ativos, o que também gera muitos raios. Acredita-se que catástrofes climáticas tenham sido as responsáveis por deixar o clima venusiano tão infernal.

Curiosamente, o clima de Vênus e a pressão atmosférica ficam muito parecidos com os da Terra a 60 km do solo, levando alguns cientistas a acreditarem que possa haver vida nessa região, mesmo que na forma de pequenos micróbios nas nuvens, longe da superfície de Vênus.

O corpo celeste não possui luas, e sua rotação fica orientada de leste para oeste, sendo o único a girar dessa forma, ao contrário dos outros sete planetas. Acredita-se que um impacto tenha invertido sua rotação, o que também pode ter jogado, eventualmente, um antigo satélite natural contra a superfície do planeta.

Imagens históricas de Vênus

Apesar de ficar oculto por nuvens, o planeta Vênus possui algumas imagens famosas que valem a pena conferir, a maior parte delas reconstruções a partir de colagens de outras fotos ou de detecção por radar e infravermelho, mas que já podem nos mostrar detalhes curiosos.

Uma delas, vista acima, é a fotografia tirada pela sonda Mariner 10, em 1974, mostrando a cor creme refletida a partir das nuvens de enxofre de Vênus e dando a “cara” mais conhecida do corpo celeste.

Em seguida, há o mapeamento feito pela missão Magellan, que usou radares para descobrir como seria a superfície do planeta, mesmo que não pudesse ser vista. A primeira vez que uma simulação completa foi revelada foi em 1991, e pode ser vista acima. A área brilhante do centro é a formação Afrodite Terra, complexo montanhoso que abarca quase todo o equador venusiano e possui o tamanho aproximado da África.

Outra simulação baseada em dados de radar e altímetros mostra, em 3D, como seria ver a superfície de Vênus estando no planeta. No centro, o vulcão de 8 km de altura Maat Mons, com fluxos de lava correndo por centenas de quilômetros ao longo das planícies venusianas. As cores são simuladas com base em fotos coloridas tiradas pelas sondas soviéticas Venera 13 e 14.

Idade média:4,5 bilhões de anos