Publicidade

Quais planetas podem ser vistos a olho nu da Terra?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 01 de Dezembro de 2022 às 10h27

Link copiado!

Daniel Roberts/Pixabay
Daniel Roberts/Pixabay

No céu noturno aqui da Terra, podemos ver cinco planetas a olho nu em meio às estrelas. O mais legal é que, às vezes, alguns ficam mais perto uns dos outros em uma fila que atravessa a abóbada celeste — e, para observá-los, é preciso saber quais são e quando aparecerão.

Os planetas que podem ser vistos a olho nu na Terra são:

  • Mercúrio
  • Vênus
  • Marte
  • Júpiter
  • Saturno
Continua após a publicidade

Pode ser um pouco mais difícil distinguir planetas das estrelas, mas há um pequeno truque: por estarem muito mais distantes de nós, as estrelas geralmente cintilam com a influência da atmosfera terrestre, mas isso não ocorre com os mundos vizinhos. Ou seja: se visualizou uma "estrela" muito brilhante e que não fica "piscando" no céu, pode se tratar de um planeta. 

Em qualquer época do ano haverá pelo menos um planeta visível a olho nu. É raro que esses cinco planetas fiquem visíveis ao mesmo tempo, mas às vezes acontece. Quando dois ou mais mundos estão bem próximos um do outro, esse fenômeno é chamado de conjunção planetária — e muitas vezes a Lua está inclusa em uma conjunção entre dois planetas, tornando a observação ainda mais incrível.

Os planetas visíveis a olho nu

Continua após a publicidade

Júpiter é um dos mais fáceis de identificar por se destacar bastante dos outros objetos celestes, com seu brilho muito mais intenso que o das estrelas mais brilhantes do céu. Suas quatro luas galileanas também seriam visíveis a olho nu se não estivessem tão perto do planeta a ponto de serem ofuscadas pelo gigante gasoso.

A visibilidade de Saturno varia de acordo com a posição do planeta. Seu sistema de anéis contribui para o seu brilho e, portanto, a posição afeta como o enxergamos. Devido à órbita de Saturno, os anéis podem ficar alinhados com a linha de visão da Terra (vistos apenas como uma linha fina nos telescópios) ou em um ângulo que permite distinguir um formato oval. Neste último caso, o planeta fica mais visível a olho nu — mas, para observar os anéis, será preciso um telescópio.

Marte é um pouco mais fácil de encontrar do que Saturno, graças à sua cor alaranjada. O Planeta Vermelho não recebe esse nome à toa e, ainda que você precise treinar um pouco a visão para distinguir a cor desse corpo celeste, em pouco tempo você poderá identificá-lo rapidamente.

Continua após a publicidade

Vênus é o segundo objeto mais brilhante do céu, perdendo apenas para a Lua. Ainda assim, você terá que procurar por ele no final da tarde ou da madrugada. Por isso, ele é conhecido tanto como Estrela da Manhã (quando é visível antes do nascer do Sol) quanto como Estrela Vespertina (quando visto após o pôr do Sol).

Cada aparição de Vênus no céu dura vários meses até ele atingir sua maior distância do Sol. Nesse período, o planeta nasce 3 horas antes do Sol e se põe 3 horas após o Sol. 

Por fim, Mercúrio é o mais difícil de encontrar porque é o mais próximo do Sol e ele nasce e se põe praticamente lado-a-lado de nossa estrela. Assim, geralmente só pode ser visto quando está perto do horizonte logo após o pôr do Sol ou antes do nascer do Sol. Mercúrio pode ser melhor avistado nas noites de setembro a outubro (45 minutos ou mais após o Sol se pôr) e nas manhãs de março a abril (45 minutos ou mais antes do Sol nascer).

Continua após a publicidade

Para saber quando os planetas aparecerão no céu, recomendamos usar aplicativos para ver estrelas e planetas. Ao apontar a câmera do celular para um ponto específico no céu, esses apps te dizem exatamente qual estrela ou planeta estão ali, e alguns deles permitem simular o céu de dias futuros para saber o que você poderá ver se o céu não estiver encoberto.