Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vênus pode ter abrigado água líquida há mais de 3 bilhões de anos

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Março de 2023 às 15h13

Link copiado!

NASA
NASA

Vênus pode ter passado por um breve período em que teria abrigado água em estado líquido e condições habitáveis. Caso tenha acontecido, este cenário pertence a uma etapa da história do planeta ocorrida há mais de 3 bilhões de anos. É o que mostrou um modelo da composição atmosférica do planeta ao longo do tempo, criado por Alexandra Warren e Edwin Kite, da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

Hoje, Vênus é um planeta com atmosfera espessa, formada principalmente por dióxido de carbono. Além da pressão atmosférica 90 vezes maior que a da Terra, o planeta tem ainda temperatura de superfície acima de 400 ºC, ventos fortes e chuvas de ácido sulfúrico. Alguns modelos sugerem que o planeta sempre foi inabitável, e que a água líquida jamais teria ocorrido por lá.

Paralelamente, outros sugerem que, na infância do Sistema Solar, quando a radiação do Sol era 30% menor, a superfície de Vênus poderia ter temperatura mais moderada e uma atmosfera mais fina, além de grandes massas de água líquida na superfície. Pensando nestes diferentes cenários, os pesquisadores decidiram criar um modelo próprio.

Continua após a publicidade

Para isso, consideraram que o planeta já teve clima habitável e oceanos. Depois, eles alimentaram o modelo com oceanos de diferentes níveis, e fizeram com que eles sofressem diferentes processos de evaporação e remoção de oxigênio. Em seguida, aplicaram mais de 90 mil vezes o modelo com três pontos de início diversos dependentes do tempo.

Com a ajuda de um sistema de pontuação, os pesquisadores conseguiram identificar os desfechos que formariam um planeta com atmosfera mais parecida com aquela que Vênus tem atualmente. Os resultados mostraram que, em meio às 94.080 simulações, apenas algumas centenas delas estavam de acordo com a atmosfera atual do planeta.

Assim, a possível era habitável de Vênus teria que ter acabado há menos de três bilhões de anos, e os oceanos teriam que ter a profundidade máxima de 300 m em toda a superfície. Portanto, Vênus pode ter sido inabitável por mais de 70% de sua história, estimativa quatro vezes maior que às de outros estudos.

Continua após a publicidade

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences