Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual é o planeta mais quente do Sistema Solar?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Novembro de 2022 às 17h00

Link copiado!

Graphiqa/Envato
Graphiqa/Envato

Você sabe qual o planeta mais quente do Sistema Solar? Talvez você tenha pensado que seja Mercúrio, o mundo mais próximo do Sol em nossa vizinhança. Mas, na verdade, o título de planeta mais quente pertence a Vênus, um mundo onde as temperaturas ficam acima dos 400 ºC!

Pode parecer estranho o planeta mais próximo do Sol não ser necessariamente o mais quente. Isso acontece porque a posição relativa do mundo em relação ao nosso astro não é o único fator responsável pelas temperaturas da superfície — é o caso de Vênus, um planeta que, apesar de não ser o mais próximo do Sol, é o mais quente por aqui.

Continua após a publicidade

Mercúrio fica a apenas 58 milhões de km do Sol, em média. Como gira lentamente ao redor de si mesmo e tem uma atmosfera fina, as noites por lá podem chegar a congelantes -183 ºC, enquanto a temperatura durante o dia fica por volta de 426 ºC, tendo então uma temperatura média de 166 ºC. E ainda assim Vênus é mais quente do que qualquer outro planeta em nossa vizinhança.

Vênus: o planeta mais quente do Sistema Solar

Apesar de ser o segundo em relação ao Sol, Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar. E tanto calor se deve à sua atmosfera.

Enquanto nosso Pálido Ponto Azul tem atmosfera formada principalmente por nitrogênio, oxigênio e ozônio, Vênus é coberto por uma atmosfera espessa e tóxica de dióxido de carbono. Junto de nuvens de ácido sulfúrico, esta atmosfera retém a luz solar e impede que o calor seja dispersado, ocorrendo então um efeito estufa constante.

As temperaturas na superfície de Vênus podem chegar facilmente a 475 ºC, sendo altas o suficiente para derreter chumbo. Esta temperatura é encontrada tanto nos polos do planeta quanto em seu equador e, ao contrário do que observamos na Terra, as variações de temperatura ali são mínimas.

A única forma de "escapar" do calor mortal de Vênus seria ficar a cerca de 50 km de altitude na amtosfera do planeta, onde há temperatura e pressão atmosférica parecidas com as da Terra. Por isso, alguns estudos sugerem que as nuvens venusianas podem ser potencialmente habitáveis, o que exigiria uma investigação de perto para se confirmar ou negar tal hipótese.

Qual é a temperatura dos planetas do Sistema Solar?

Continua após a publicidade

Agora que você já sabe que Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar, que tal conhecer as temperaturas dos demais mundos da nossa vizinhança, desde os mais próximos aos mais distantes do Sol?

Confira abaixo:

  1. Mercúrio: temperatura média de 167 ºC;
  2. Vênus: temperatura média de 464 °C;
  3. Terra: temperatura média de 15 °C;
  4. Marte: temperatura média de -65 °C;
  5. Júpiter: temperatura média de -110 °C;
  6. Saturno: temperatura média de -140 °C;
  7. Urano: temperatura média de -195 °C;
  8. Netuno: temperatura média de -200 °C.