Homem-Aranha 3 | Data de lançamento, trailers, o que esperar e mais

Por Durval Ramos | Editado por Jones Oliveira | 16 de Julho de 2021 às 19h00
Divulgação/Sony Pictures

Homem-Aranha: Sem Volta para casa já figura como um dos filmes mais aguardados de 2021 e uma das maiores promessas da nova fase do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês), mesmo com todo o mistério criado em torno dele. O próprio título só foi anunciado depois de muito tempo e as informações oficiais sempre foram liberadas em doses homeopáticas.

Tanto que, apesar de toda a expectativa em torno da nova aventura do Cabeça de Teia, a gente não sabe absolutamente nada sobre o que está por vir. Sony e Marvel seguem em silêncio sobre a história e o máximo que foi confirmado é o nome de parte do elenco. Por outro lado, não faltam rumores que buscam preencher essas lacunas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O retorno do Amigão da Vizinhança ao MCU ainda está rodeado de muito mistério (Imagem: Divulgação/Sony Pictures)

Multiverso, Homens-Aranha antigos, vilões clássicos, Aranhaverso, Doutor-Estranho, Aranha-Místico… Tudo isso já apareceu em vazamentos e boatos que circulam sobre o filme e o próprio presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, já disse que algumas dessas teorias estão certas. Mas quais? Até agora não sabemos, já que tudo ainda segue nebuloso mesmo faltando menos de seis meses para a sua estreia.

Assim, para organizar todas as informações que já foram disponibilizadas e tentar encontrar uma linha lógica entre os rumores que circulam por aí, o Canaltech listou tudo o que você precisa saber para entrar no hype de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa e não se perder em meio a esse multiverso de informação desencontrada.

Homem-Aranha 3: Elenco

Por enquanto, poucos nomes foram confirmados pela Sony e pelo Marvel Studios como parte do elenco de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Alguns deles são mais do que óbvios, como Tom Holland como Peter Parker e Zendaya como MJ, assim como a Tia May da Marisa Tomei e todo o núcleo escolar que a gente viu nos filmes anteriores.

Até agora, a única certeza mesmo é o Tom Holland como Peter Parker mesmo (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Só que são as outras participações que chamam mais a atenção. As principais delas são de Alfred Molina e Jamie Foxx, que foram os principais responsáveis pelas teorias de que o longa vai mesmo trabalhar com a ideia de multiverso e trazer as encarnações anteriores do Homem-Aranha para contracenar.

Isso porque os dois participaram dos filmes de 2004 e 2014 como os vilões Doutor Octopus e Electro, respectivamente, e vão voltar em Sem Volta para Casa para assumir os mesmos papéis, reforçando a hipótese de que os universos vão se colidir. As confirmações foram feitas pelos próprios atores, que até tentaram se corrigir e dizer que não é bem assim, mas o estrago já estava feito. Kevin Feige, aliás, não ficou nada contente com os vazamentos.

Aliás, esse rumor de que o Homem-Aranha de Tom Holland poderia se encontrar com suas contrapartes vividas por Tobey Maguire e Andrew Garfield foi algo que começou a ganhar forma quando o ator JK Simmons voltou ao papel de J. J. Jameson no fim de Longe de Casa. E ele certamente deve voltar para falar mal do Amigão da Vizinhança e pedir mais imagens do Homem-Aranha.

O Mago Supremo vai voltar para ajudar o Homem-Aranha (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

E se estamos falando de multiverso e realidades alternativas, precisamos de alguém que entenda do assunto para explicar ao herói (e ao público) o que está acontecendo. E essa deve ser a função do Doutor Estranho de Benedict Cumberbatch, que também já confirmou sua presença no novo filme junto com seu ajudante Wong. Apesar de a gente não saber bem seu papel nessa bagunça toda, os brinquedos relacionados ao longa já confirmaram a sua participação — inclusive de que ele vai ajudar Peter Parker a fazer um novo uniforme capaz de canalizar energia mística.

Dessa forma, o elenco confirmado até agora para Homem-Aranha: Sem Volta para Casa é formado por:

  • Homem-Aranha/Peter Parker (Tom Holland)
  • MJ (Zendaya)
  • Ned Leed (Jacob Batalon)
  • May Parker (Marisa Tomei)
  • Stephen Strange/Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch)
  • Wong (Benedict Wong)
  • J. J. Jameson (JK Simmons)
  • Otto Octavius/Doutor Octopus (Alfred Molina)
  • Max Dillon/Electro (Jamie Foxx)
  • Flash Thompson (Tony Revolori)
  • Betty Brant (Angourie Rice)

Possíveis participações

Já entre os boatos, a lista de participações é bem mais interessante. Mesmo sem uma confirmação oficial por parte do Marvel Studios e da Sony de que Homem-Aranha: Longe de Casa vai mesmo trabalhar com o conceito de multiverso e versões alternativas dos personagens, todos os boatos apontam nesse sentido — o que inclui o retorno dos velhos protagonistas.

Rumor aponta que teremos Tobey Maguire voltando a vestir o uniforme do Aranha depois de quase 14 anos (Imagem: Divulgação/Sony Pictures)

Os nomes de Tobey Maguire e Andrew Garfield, as duas encarnações anteriores do Amigão da Vizinhança, estão sendo ventilados há algum tempo, embora os dois atores já tenham tentado desconversar e dito que nada disso é verdade. Ao mesmo tempo, muita gente diz ter visto os dois nas mesmas cidades em que o filme está sendo gravado, o que apenas elevou as suspeitas. E se o Doutor Octopus e o Electro de seus filmes vão voltar, não faria sentido deixá-los de fora do Aranhaverso.

Da mesma forma, especula-se que suas respectivas namoradas também deem as caras. A Mary Jane de Kirsten Dunst é uma presença possível e até poderia ser uma adição bem interessante ao roteiro, podendo render uma ótima parceria com a MJ de Zendaya para ajudar a adolescente a entender seu papel como porto seguro do herói. Já uma volta da Gwen Stacy de Emma Stone parece uma pouco menos provável não apenas porque a personagem morreu em O Espetacular Homem-Aranha 2, mas porque a atriz parece não estar tão disposta a voltar ao papel e está interessada em voos um pouco maiores. Afinal, agora ela é uma ganhadora do Oscar.

Andrew Garfield foi o único Homem-Aranha que não teve três filmes. Será Sem Volta para Casa a sua redenção? (Imagem: Divulgação/Sony Pictures)

Há ainda boatos de que Willem Dafoe pode voltar a vestir o uniforme do Duende Verde e até mesmo contracenar com o Harry Osbourne de Dane DeHaan. Além deles, o retorno de Paul Giamatti como Rhino também chegou a ser levantado, mas o ator já descartou a possibilidade. E, por um bom tempo, chegou a se cogitar que ainda teríamos Charlie Cox assumindo mais uma vez a identidade de Matt Murdock/Demolidor, mas a história deu uma esfriada e ninguém nunca mais falou sobre isso.

E por mais que nem todos esses nomes voltem de fato, a simples possibilidade de vermos alguns desses personagens dando as caras em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa já é um bom motivo para ficar empolgado e torcer para que essa história de Aranhaverso seja mesmo realidade. Contudo, vamos ter que esperar o trailer e a boa vontade da Marvel e da Sony para saber mais.

Homem-Aranha 3: quando sai o trailer?

E falando no bendito trailer, todas as atenções estão voltadas para ele. Os estúdios não falaram quando será lançado, mas o simples fato de faltarem seis meses para a estreia de Sem Volta para Casa já torna mais do que necessária a liberação de algum conteúdo promocional que nos dê ideia do que está sendo planejado para o herói. Até agora, tudo o que tivemos foi um breve teaser para anunciar o nome do filme e nada mais.

Enquanto o trailer não vem, seguimos na expectativa (Imagem: Divulgação/Sony Pictures)

Mas a expectativa é que ele venha muito em breve. A aposta dos fãs é de que Marvel e Sony estariam esperando o término da série Loki — que introduziu o multiverso ao MCU — para poder mostrar esses mundos se colidindo e trazer as várias versões do Homem-Aranha lado a lado sem causar nenhum spoiler para a série do Disney+. Se isso se confirmar, é possível que o trailer seja liberado nas próximas semanas.

Vale lembrar que uma estratégia semelhante foi adotada com Homem-Aranha: Longe de Casa. Como o filme ia apresentar o luto de Peter Parker após a morte do Homem de Ferro e mostrar as consequências para o mundo depois da derrota de Thanos, a gente só foi saber dos detalhes sobre o segundo longa do Cabeça de Teia alguns dias após a estreia de Vingadores: Ultimato. E como a Disney já trouxe o trailer de What If…? antes mesmo do fim de Loki, parece cada vez mais inevitável o momento de Sem Volta para Casa.

Homem Aranha 3: O que esperar

E como não há nada oficial confirmado até agora, é até difícil dizer o que podemos esperar de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Se dependermos das informações liberadas pela Marvel e Sony, a expectativa é apenas ver o Homem-Aranha e olhe lá. Por sorte, outras empresas são um pouco mais generosas com as informações e têm nos ajudado a montar esse quebra-cabeça.

Hot Toys queimou a largada e revelou novo uniforme do herói antes mesmo de termos um trailer (Imagem: Divulgação/Hot Toys)

A indústria de brinquedos, por exemplo, tem sido bem mais útil nesse sentido do que os meios oficiais de divulgação. A Lego revelou uma coleção que trazia o Cabeça de Teia junto com o Doutor Estranho no Sanctum Sanctorum e detalhou um pouco do uniforme usado por Peter Parker, além do novo visual de Wong, que deve abandonar a careca e ter um pouco mais de cabelo. Já a Hot Toys foi bem mais generosa nas novidades e deu uma boa amostra do traje místico usado pelo aracnídeo.

Diante dessas peças, a gente tenta entender como tudo se encaixa. Levando em conta a confirmação de que Doutor Octopus e Electro vão estar no filme, podemos acreditar que a história do Aranhaverso é real — ainda mais depois de vermos o multiverso ser criado em Loki. Além disso, um suposto roteiro teria vazado no início de junho, indicando como deve ser pelo menos parte da trama do filme.

Assim, a história deve partir para esse encontro de realidades e colocar as três versões do Homem-Aranha lado a lado. Só que, da mesma forma que veremos Tom Holland, Andrew Garfield e Tobey Maguire juntos, os vilões também devem se organizar e atuar em conjunto — tanto que há quem diga que devemos ver uma espécie de Sexteto Sinistro, o grupo de inimigos do Aranha que volta e meia se junta para derrotar o herói — aparecendo nas telonas.

Se os rumores estiverem certos, é certo que teremos várias situações inspiradas em Homem-Aranha no Aranhaverso (Imagem: Divulgação/Sony Pictures)

Aliás, essa história de variantes e versões alternativas pode servir para resolver um enorme problema que também deve ser apresentado no novo filme. Como a gente viu no fim de Homem-Aranha: Longe de Casa, Peter Parker teve sua identidade revelada e agora todo mundo sabe que ele é o Homem-Aranha. E o fato de a gente ter outras versões ao seu lado pode ser a solução que o personagem precisava para provar que tudo não passou de calúnia e difamação — e pode ser nesse contexto legal que o Demolidor pode aparecer — e que não é ele quem está se balançando em teias por Nova York. Sabe aquela velha história de colocar os dois lado a lado? É a oportunidade perfeita.

Já em relação ao Doutor Estranho, o Mago Supremo deve ter um papel fundamental na história ao ajudar os heróis a lidarem com o multiverso, indicando como fazer com que cada variante encontre o seu caminho para casa juntamente com seus respectivos vilões. E como a gente já sabe que o feiticeiro também vai contribuir com o uniforme místico do Aranha, é bem provável que isso signifique também a existência de algum vilão maior do que os bandidos de sempre. Talvez alguma entidade dimensional ou coisa do tipo que atue como essa grande ameaça no fim.

Cena pós-crédito de Longe de Casa deve ser o ponto de partida do novo filme (Imagem: Divulgação/Sony Pictures)

De qualquer forma, tudo isso são apenas especulações surgidas a partir das informações soltas e dos próprios boatos que rondam o filme. A gente só vai ter uma noção mais concreta do que vem aí quando o trailer for finalmente liberado.

Homem-Aranha 3: Data de lançamento

De acordo com o cronograma divulgado pelo Marvel Studios, Homem-Aranha: Sem Volta para casa está previsto para chegar aos cinemas no dia 17 de dezembro de 2021. No Brasil, a estreia acontece um dia antes, em 16 de dezembro de 2021.

Vale lembrar que essa data já foi alterada uma vez por causa da pandemia da COVID-19, que forçou uma alteração completa no planejamento do MCU. A ideia original era que o filme fosse lançado em julho, mas, com os cinemas fechados em boa parte do mundo, a data foi alterada para novembro e, posteriormente, para dezembro.

E, ao contrário do que vimos com Viúva Negra, não espere um lançamento simultâneo com o streaming. Isso porque diversos países já estão voltando a um cenário de normalidade, com a reabertura de salas de cinema e a própria Disney já informou que os próximos filmes do MCU não estarão disponíveis via Premier Access.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.