Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Homem-Aranha 3 | Data de lançamento, trailers, o que esperar e mais

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Novembro de 2021 às 15h40

Link copiado!

Divulgação/Sony Pictures
Divulgação/Sony Pictures
Tudo sobre Marvel

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa já figura como um dos filmes mais aguardados de 2021 e uma das maiores promessas da nova fase do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês), mesmo com todo o mistério criado em torno dele. O próprio título só foi anunciado depois de muito tempo e as informações oficiais sempre foram liberadas em doses homeopáticas.

Tanto que, apesar de toda a expectativa em torno da nova aventura do Cabeça de Teia, a gente não sabe absolutamente nada sobre o que está por vir. Sony e Marvel seguem em silêncio sobre a história e o máximo que foi confirmado é o nome de parte do elenco. Por outro lado, não faltam rumores que buscam preencher essas lacunas.

Continua após a publicidade

Multiverso, Homens-Aranha antigos, vilões clássicos, Aranhaverso, Doutor-Estranho, Aranha-Místico… Tudo isso já apareceu em vazamentos e boatos que circulam sobre o filme e o próprio presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, já disse que algumas dessas teorias estão certas. Mas quais? Algumas já foram confirmadas pelos trailers, enquanto outras seguem em aberto.

Assim, para organizar todas as informações que já foram disponibilizadas e tentar encontrar uma linha lógica entre os rumores que circulam por aí, o Canaltech listou tudo o que você precisa saber para entrar no hype de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa e não se perder em meio a esse multiverso de informação desencontrada.

Homem-Aranha 3: Elenco

Continua após a publicidade

Por enquanto, poucos nomes foram confirmados pela Sony e pelo Marvel Studios como parte do elenco de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Alguns deles são mais do que óbvios, como Tom Holland como Peter Parker e Zendaya como MJ, assim como a Tia May da Marisa Tomei e todo o núcleo escolar que a gente viu nos filmes anteriores.

Só que são as outras participações que chamam mais a atenção. As principais delas são de Alfred Molina e Jamie Foxx, que foram os principais responsáveis pelas teorias de que o longa vai mesmo trabalhar com a ideia de multiverso e trazer as encarnações anteriores do Homem-Aranha para contracenar.

Isso porque os dois participaram dos filmes de 2004 e 2014 como os vilões Doutor Octopus e Electro, respectivamente, e vão voltar em Sem Volta para Casa para assumir os mesmos papéis. As confirmações foram feitas pelos próprios atores, que até tentaram se corrigir e dizer que não é bem assim, mas o estrago já estava feito. Kevin Feige, aliás, não ficou nada contente com os vazamentos.

Continua após a publicidade

E os dois vilões não serão os únicos a voltar. O último trailer do filme mostrou que o Duende Verde de Willem Dafoe estará presente — com direito ao traje do filme de 2002 —, assim como Thomas Haden Church e Rhys Ifans, que viveram o Homem-Areia e o Lagarto em Homem-Aranha 3 e O Espetacular Homem-Aranha.

Aliás, esse rumor de que o Homem-Aranha de Tom Holland poderia se encontrar com suas contrapartes vividas por Tobey Maguire e Andrew Garfield foi algo que começou a ganhar forma quando o ator JK Simmons voltou ao papel de J. J. Jameson no fim de Longe de Casa. E ele certamente vai retornar no novo longa para falar mal do Amigão da Vizinhança e pedir mais imagens do Homem-Aranha.

E se estamos falando de multiverso e realidades alternativas, precisamos de alguém que entenda do assunto para explicar ao herói (e ao público) o que está acontecendo. E essa deve ser a função do Doutor Estranho de Benedict Cumberbatch, que é uma peça fundamental da trama, conforme os trailers já apresentaram, assim como seu ajudante Wong. Pelo que foi mostrado, ele vai ser procurado por Parker para fazer um feitiço que faça as pessoas esquecerem sua identidade secreta — o que vai dar errado e causar toda essa confusão de realidades. Além disso, os brinquedos relacionados ao longa também já confirmaram que ele vai ajudar Peter Parker a fazer um novo uniforme capaz de canalizar energia mística. Além disso, uma nova imagem de bastidor mostra os dois heróis contracenando.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o elenco confirmado até agora para Homem-Aranha: Sem Volta para Casa é formado por:

  • Homem-Aranha/Peter Parker (Tom Holland)
  • MJ (Zendaya)
  • Ned Leed (Jacob Batalon)
  • May Parker (Marisa Tomei)
  • Happy Hogan (Jon Favreau)
  • Stephen Strange/Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch)
  • Wong (Benedict Wong)
  • J. J. Jameson (JK Simmons)
  • Otto Octavius/Doutor Octopus (Alfred Molina)
  • Max Dillon/Electro (Jamie Foxx)
  • Norman Osborn/Duende Verde (Willem Dafoe)
  • Lagarto (Rhys Ifans)
  • Homem-Areia (Thomas Haden Church
  • Flash Thompson (Tony Revolori)
  • Betty Brant (Angourie Rice)

Possíveis participações

Já entre os boatos, a lista de participações é bem mais interessante. Mesmo sem uma confirmação oficial por parte do Marvel Studios e da Sony de que Homem-Aranha: Longe de Casa vai mesmo trabalhar com o conceito de multiverso e versões alternativas dos personagens, todos os boatos apontam nesse sentido — o que inclui o retorno dos velhos protagonistas.

Continua após a publicidade

Os nomes de Tobey Maguire e Andrew Garfield, as duas encarnações anteriores do Amigão da Vizinhança, estão sendo ventilados há algum tempo, embora os dois atores já tenham tentado desconversar e dito que nada disso é verdade. Ao mesmo tempo, muita gente diz ter visto os dois nas mesmas cidades em que o filme está sendo gravado, o que apenas elevou as suspeitas. E se o Doutor Octopus e o Electro de seus filmes vão voltar, não faria sentido deixá-los de fora do Aranhaverso.

Da mesma forma, especula-se que suas respectivas namoradas também deem as caras. A Mary Jane de Kirsten Dunst é uma presença possível e até poderia ser uma adição bem interessante ao roteiro, podendo render uma ótima parceria com a MJ de Zendaya para ajudar a adolescente a entender seu papel como porto seguro do herói. Aliás, ela foi fotografada em Los Angeles, onde as refilmagens de Sem Volta para Casa estão acontecendo, o que serviu para acender ainda mais os rumores.

Continua após a publicidade

Já uma volta da Gwen Stacy de Emma Stone parece uma pouco menos provável não apenas porque a personagem morreu em O Espetacular Homem-Aranha 2, mas porque a atriz parece não estar tão disposta a voltar ao papel e está interessada em voos um pouco maiores. Afinal, agora ela é uma ganhadora do Oscar.

E, por um bom tempo, chegou a se cogitar que ainda teríamos Charlie Cox assumindo mais uma vez a identidade de Matt Murdock/Demolidor. O rumor chegou a dar uma esfriada, mas voltou com força após supostas imagens mostrarem o ator junto com Tom Holland em uma cena. Além disso, uma foto fez muita gente especular que a atriz Deborah Ann Woll, a Karen page, também estaria no longa, mas ela desmentiu e disso que não era ela na imagem.

Continua após a publicidade

E por mais que nem todos esses nomes voltem de fato, a simples possibilidade de vermos alguns desses personagens dando as caras em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa já é um bom motivo para ficar empolgado e torcer para que essa história de Aranhaverso seja mesmo realidade.

Homem-Aranha 3: O que o trailer já mostrou

Depois de muita espera e promessas, o trailer de Sem Volta para Casa finalmente foi divulgado — mas não antes de um vazamento ter revelado tudo horas antes da divulgação oficial — e confirmou boa parte das teorias dos fãs. Entre essas confirmações está nada menos do que a citação ao multiverso, a participação de Alfred Molina como Doutor Octopus e várias referências ao Sexteto Sinisto, o grupo de vilões dos quadrinhos que volta e meia se reúne para tentar derrotar o Amigão da Vizinhança.

Continua após a publicidade

Assim, o que o trailer aponta é que Homem-Aranha: Sem Volta para Casa deve mesmo dar sequência aos eventos que vimos em Longe de Casa, com a identidade de Peter Parker sendo revelada ao mundo e, a partir disso, sua vida virando de cabeça para baixo. Para tentar contornar a situação, ele procura ajuda com o Doutor Estranho e pede para que o Mago Supremo da Marvel conjure algum feitiço que faça as pessoas esquecerem sua identidade secreta. O problema é que algo parece dar errado e é aí que vemos a entrada do multiverso, culminando na aparição do Doutor Octopus.

E apesar de o trailer ter sido muito aguardado por todos e boa parte dos fãs da Marvel terem enlouquecido com o que foi mostrado, as primeiras impressões não foram uma unanimidade positiva. Isso porque muitos leitores de quadrinhos viram uma enorme semelhança entre o argumento usado no longa com o arco Um Dia a Mais, considerado um dos piores das HQs recentes do herói. No gibi, Peter Parker também apela para a magia para fazer as pessoas esquecerem que ele é o Homem-Aranha. Só que, no caso, ele aceita um pacto com Mefisto, o diabo da Marvel.

Já o segundo trailer deu uma noção bem maior do que vai ser a trama. Ao que tudo indica, o Doutor Octopus não vai ser necessariamente um inimigo, mas alguém que veio parar no MCU e que vai ajudar o Homem-Aranha de Tom Holland a mandar os demais vilões para suas realidades para impedir um colapso total no espaço-tempo. O problema é que, ao fazer isso, Parker vai mandar esses personagens para morrerem em seus mundos, o que ele rejeita e coloca tudo em risco.

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, temos uma tônica bem clara de que alguém vai morrer e de que o herói é incapaz de salvar todo mundo, como ele acreditava ser capaz. E, é claro, há a velha ideia de que é preciso tomar cuidado com o que deseja e que o mundo pode forçar a fazê-lo uma escolha nem sempre muito boa.

E, por mais que o trailer não tenha mostrado Maguire e Garfield como todos esperavam, deixou bem claro qual será a participação do Duende Verde, Electro, Lagarto e Homem-Areia nisso tudo.

Homem Aranha 3: O que esperar

Apesar de já termos dois trailers divulgados, muitas dúvidas ainda permanecem no ar — como o retorno dos Homens-Aranhas anteriores. E, nesse sentido, os rumores ainda seguem sendo a principal fonte de informação do público ávido por novidades.

Continua após a publicidade

Desde o início, acreditava-se que Homem-Aranha: Sem Volta para Casa iria se apoiar na ideia do Aranhaverso para expandir a história do longa — o que, de certa forma, aconteceu. Como já foi mostrado nos materiais promocionais, Parker vai procurar o Doutor Estranho para fazer com que as pessoas esqueçam que ele é o Homem-Aranha, mas algo no feitiço dá errado e vilões de outras realidades passam a invadir seu mundo.

É a partir disso que temos o retorno do Doutor Octopus, Duende Verde, Homem-Areia, Electro e Lagarto. Pelo que os trailers sugerem, devemos ver Octopus entendendo a gravidade da situação e agindo ao lado do herói, enquanto os demais tentam permanecer nessa realidade. E a razão para isso é simples: todos estão destinados a morrer em combate com o Aranha e, ao voltarem para seus mundos, vão estar condenados a esse fim. É por isso que, além deles, o próprio Peter deve tentar evitar a morte dos seus inimigos, roubando o artefato místico do Doutor Estranho que resolveria o problema. Assim, esse item deve ser perdido e a trama do filme vai se concentrar em recuperá-lo a tempo de evitar o apocalipse.

Como a Hot Toys já tinha antecipado, vamos ver o Homem-Aranha usando uma espécie de traje místico para enfrentar essas ameaças. Ao que parece, a roupa preta possui algum tipo de isolamento que permite que ele sobreviva às descargas elétricas do Electro e que, por alguma razão, também tem alguns artefatos mágicos. E o herói não vai ser o único a trocar de roupa, porque os vilões também já apareceram com trajes diferentes daqueles vistos em seus filmes originais.

E a grande pegada de Sem Volta para Casa deve mesmo ser a abertura do multiverso. Isso já fica claro quando os vilões invadem o mundo do herói, mas o trailer ainda traz o que parece ser a ramificação da Linha Temporal Sagrada, assim como foi mostrado em Loki. Assim, não seria de se estranhar caso víssemos um grande gancho para Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

A grande dúvida em relação à teoria do Aranhaverso é sobre a participação de Tobey Maguire e Andrew Garfield. Todos os rumores e vazamentos indicam que sim, mas Sony Pictures e Marvel Studios se negam a mostrar os dois atores, o que vem colocando até mesmo o mais crédulo dos fãs em dúvida sobre essas aparições. Por outro lado, o último trailer tinha um pequeno erro que mostrava o vilão lagarto apanhando de alguém no meio do ar, sugerindo que um personagem pode ter sido retirado digitalmente da cena.

Além de tudo isso, essa história de variantes e versões alternativas pode servir para resolver um enorme problema que também deve ser apresentado no novo filme. Como a gente viu no fim de Homem-Aranha: Longe de Casa, Peter Parker teve sua identidade revelada e agora todo mundo sabe que ele é o Homem-Aranha. E o fato de a gente ter outras versões ao seu lado pode ser a solução que o personagem precisava para provar que tudo não passou de calúnia e difamação — e pode ser nesse contexto legal que o Demolidor pode aparecer — e que não é ele quem está se balançando em teias por Nova York. Sabe aquela velha história de colocar os dois lado a lado? É a oportunidade perfeita.

Outra dúvida que paira sobre Homem-Aranha: Sem Volta para Casa diz respeito a possíveis mortes. O ator Tom Holland já disse que o filme é sombrio e pesado e os dois trailers apontam que é preciso ter cuidado com o que se deseja e que o mundo pode forçá-lo a fazer escolhas — isso sem falar da cena em que MJ cai do alto da ponte, em uma clara alusão à morte de Gwen Stacy em O Espetacular Homem-Aranha 2. Além disso, um roteiro vazado já tinha indicado que Parker iria perder alguém importante e, ao que tudo indica, devemos ter algo nessa linha, sim.

Homem-Aranha 3: Data de lançamento

De acordo com o cronograma divulgado pelo Marvel Studios, Homem-Aranha: Sem Volta para casa está previsto para chegar aos cinemas no dia 17 de dezembro de 2021. No Brasil, a estreia acontece um dia antes, em 16 de dezembro de 2021.

Vale lembrar que essa data já foi alterada uma vez por causa da pandemia da COVID-19, que forçou uma alteração completa no planejamento do MCU. A ideia original era que o filme fosse lançado em julho, mas, com os cinemas fechados em boa parte do mundo, a data foi alterada para novembro e, posteriormente, para dezembro.

E, ao contrário do que vimos com Viúva Negra, não espere um lançamento simultâneo com o streaming. Isso porque diversos países já estão voltando a um cenário de normalidade, com a reabertura de salas de cinema e a própria Disney já informou que os próximos filmes do MCU não estarão disponíveis via Premier Access.