Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Doutor Estranho 2 | Data de lançamento, trailers, o que esperar e mais

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Dezembro de 2021 às 18h15

Link copiado!

Divulgação/Marvel Studios
Divulgação/Marvel Studios
Tudo sobre Marvel

Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura já é um dos filmes mais aguardados da Marvel. E não sem razão, já que a próxima aventura do Mago Supremo parece conectar todas as histórias que vimos até aqui na Fase 4, sendo uma espécie de filme-evento nos mesmos moldes de Vingadores e até mesmo Capitão América: Guerra Civil. O pouco que já foi confirmado sobre ele destacou que será fundamental para o futuro do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês).

A gente já sabia disso desde o momento em que o longa foi anunciado. Afinal, foi ali que vimos, pela primeira vez, a menção ao multiverso. E, à medida que as séries e filmes dessa Fase 4 foram se conectando a essa ideia de realidades alternativas, a importância de Doutor Estranho 2 passou a ser maior. Mas o que a gente realmente sabe sobre a sua história?

Continua após a publicidade

Para ser bem sincero, pouca coisa. A Marvel vem sendo bastante comedida nessa Fase 4 em relação às novidades e não entregou quase nenhum detalhe sobre trama de Multiverso da Loucura, o que faz com que essa viagem seja um enorme mistério. É claro que há rumores surgindo aos borbotões, mas pouca coisa realmente concreta.

Para ajudá-lo a se situar no multiverso dos boatos e especulações, o Canaltech listou tudo que já sabe sobre o retorno do Doutor Estranho e como ele vai ser fundamental para os próximos passos do MCU.

Doutor Estranho 2: Elenco

Continua após a publicidade

Boa parte do elenco com primeiro Doutor Estranho já está confirmado em Multiverso da Loucura. É claro, temos Benedict Cumberbatch reprisando o Mago Supremo, assim como Benedict Wong voltando para assumir o mago Wong — dois nomes que eram bastante óbvios. Aliás, é curioso notar como Wong vem se destacando em várias das produções dessa Fase 4, aparecendo em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis e até mesmo em mais de um episódio de What If…?. Nada mal para um coadjuvante.

Além disso, a Marvel também confirmou que Rachel McAdams vai voltar como Christine Palmer e que até mesmo Chiwetel Ejiofor retorna como Mordo. Este último é especificamente interessante, já que o primeiro filme apresentou a sua transformação em antagonista e devemos ver esse ressurgimento como vilão agora em Doutor Estranho 2.

Só que o que torna Multiverso da Loucura tão instigante são as novas participações. São nomes que foram adicionados ao elenco e que indicam alguns dos possíveis caminhos que o filme deve seguir — como é o caso de Elizabeth Olsen.

Continua após a publicidade

A gente já sabia que a Feiticeira Escarlate estaria na sequência desde antes da estreia de WandaVision no Disney+, mas o final da série fez questão de dar a deixa para essa participação, indicando que Wanda deve ir atrás de seus filhos em algum canto do multiverso ou qualquer coisa que o valha. Há quem acredite que ela vai ser a grande vilã, mas é quase certo que tenhamos alguém verdadeiramente mau por trás de tudo isso.

Outro nome que foi confirmado e que reforça todo esse caos multiversal é o de Xochitl Gomez. A atriz de nome quase impronunciável vai viver America Chavez, a heroína Miss América, uma personagem bem recente das HQs, mas cuja origem está diretamente ligada aos diferentes mundos da Marvel. Criada nos gibis em 2015, ela nasceu em uma realidade fora do multiverso tradicional e seus poderes vêm dessa sua condição única. Tanto que ela é capaz de abrir portais e viajar por todo o multiverso sem grandes complicações — algo que deve ser muito explorado no roteiro do filme.

Já no campo das suposições, a maior especulação está na presença de Tom Hiddleston, o nosso eterno Loki. Ainda não há qualquer confirmação da participação do Deus da Trapaça em Doutor Estranho 2, mas levando em conta que vimos o multiverso irromper justamente em sua série, faria bastante sentido vermos o personagem dando as caras de alguma forma no longa. Ou então a própria Sylvie, que foi a responsável por toda essa bagunça.

Continua após a publicidade

A grande questão em relação a esses personagens é que é difícil imaginar como eles poderiam ser encaixados dentro da trama de Multiverso da Loucura. Loki está em uma versão da Autoridade de Variância Temporal (TVA, na sigla em inglês) e a sua versão feminina na cidadela no fim dos tempos — ou seja, todos muito isolados da trama que vem se desenhando para o filme. É claro que tudo pode acontecer, mas nós apostaríamos baixo nesse encontro.

Assim, até o momento temos confirmados apenas:

  • Stephen Strange/Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch)
  • Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen)
  • America Chavez/Miss América (Xochitl Gomez)
  • Wong (Benedict Wong)
  • Christine Palmer (Rachel McAdams)
  • Karl Mordo/Barão Mordo (Chiwetel Ejiofor)
Continua após a publicidade

Doutor Estranho 2: Trailer

Pegando todo mundo de surpresa, o primeiro trailer de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura veio coladinho em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Junto mesmo, já que o vídeo era nada menos do que a cena pós-crédito do último longa do Amigão da Vizinhança. E, levando em conta como as duas histórias estão amarradas, é uma conexão que faz todo o sentido.

Tanto que o teaser começa justamente repetindo o diálogo entre Wong e Doutor Estranho sobre os riscos de usar o feitiço que resultou nos eventos de Sem Volta para Casa. O porquê disso é explicado logo na sequência: o multiverso é um conceito que ainda conhecemos muito pouco e mexer com isso é arriscado demais. Também é possível ouvir algumas falas retiradas diretamente de What If…?.

Continua após a publicidade

Pois bem, eis que as primeiras consequências dessa ousadia começam a aparecer. Assim, temos o feiticeiro caminhando por uma realidade já totalmente distorcida e prestes a ser desintegrada — ao mesmo tempo em que temos alguns rápidos flashes, como Christine (Amy Adams) se casando e o herói caindo no que parece ser um portal.

Mas o mais interessante disso tudo está no primeiro contato do Mago Supremo com Wanda. Vemos a Vingadora colhendo flores em algum lugar quando é abordada pelo herói. Ela diz que já esperava pela visita do colega e tenta se explicar pelo que aconteceu em Westview — ao passo que Stephen Strange diz que não está ali para conversar sobre o que aconteceu em WandaVision, mas para pedir ajuda.

O trailer ainda mostra uma outra novidade que Multiverso da Loucura deve apresentar: America Chavez, uma nova heroína que vai ser vivida pela jovem Xochitl Gomez. Nos quadrinhos, a sua origem está relacionada às diferentes realidades da Marvel, mas pouco foi dito sobre como ela vai atuar no novo Doutor Estranho. Ainda assim, é interessante vê-la bem atuante nas poucas cenas em que aparece.

Continua após a publicidade

Só que o que realmente chama a atenção nisso tudo são os vilões do filme. Temos o retorno de Barão Mordo depois de ter jurado antagonizar com o herói no filme anterior, se aproximando daquilo que ele sempre foi nos quadrinhos.

Além disso, o vídeo confirma o que os brinquedos já haviam antecipado: o Mago Supremo deve mesmo enfrentar Shuma-Gorath — ou Gargantos, como os produtos licenciados já anteciparam — em algum momento.

Contudo, parece que o monstro de um olho só não vai ser a verdadeira ameaça de Multiverso da Loucura, pois esse papel pertence ao próprio Doutor Estranho. Sim, confirmando um outro rumor que surgiu ainda durante a exibição de What If…?, o Doutor Estranho Supremo parece ser o grande mal que o herói vai ter que encarar. Não fica claro se é a mesma variante da animação — que salvou o mundo do Visão-Ultron — ou alguma outra tão maligna quanto, mas parece que o conceito vai ser reaproveitado por aqui.

Doutor Estranho 2: O que esperar

Continua após a publicidade

Aqui começa a parte divertida: o que esperar de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura? Levando em conta que a Marvel não trouxe quase nenhuma informação oficial até o momento além da confirmação de parte do elenco, tudo o que temos é um monte de especulação sobre o rumo que a história deve seguir.

E o fato de o primeiro teaser ter entregado três vilões de uma só vez só é a primeira grande pista nesse sentido. Isso porque é quase impossível imaginar que a Marvel iria entregar esse ponto da história com tanta antecedência. A não sem casos como Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis e o próprio Vingadores, em que é impossível falar da história sem passar por esse vilão, é muito provável que tudo se resuma ao que vimos até aqui.

Muito se falou sobre a possibilidade de Pesadelo ser esse grande mal a ser derrotado, mas ainda tem gente jurando de pé junto que, desta vez, vai ser Mefisto mesmo.

Continua após a publicidade

Por outro lado, uma suposta sinopse começou a circular na internet indicando um possível caminho para a trama. De acordo com a descrição divulgada pelo site Production Weekly, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura vai ser mais ou menos assim:

"Após os eventos de Vingadores: Ultimato: Dr. Stephen Strange continua sua pesquisa sobre a Joia do Tempo. Mas um velho amigo que se tornou inimigo coloca um fim em seus planos e faz com que o Doutor Estranho libere um mal impronunciável".

Tirando o fato que Estranho não tem mais a Joia do Tempo, é possível tirar algumas conclusões sobre essa suposta sinopse, como o fato de ela praticamente confirmar a existência de alguma entidade que vai ser a grande ameaça da trama. Além disso, ela apresenta duas possibilidades. A primeira é que esse amigo que se tornou oponente é o próprio Barão Mordo, como o primeiro Doutor Estranho já antecipou, e faria todo o sentido ele ser o grande responsável por liberar esse mal.

Continua após a publicidade

Já a outra interpretação possível é que o tal amigo seja, na verdade, uma amiga — lembrando que, em inglês, não há diferenciação de gênero na escrita da palavra —, se referindo à Wanda. Como vimos em sua série, ela ouviu a voz dos filhos vindo de algum lugar e vai tentar salvá-los; isso faria com que ela seguisse completamente sem freio em direção ao multiverso a ponto de soltar essa entidade por aí. E ela aparece fazendo algum tipo de invocação ou feitiço no trailer, além de também aparecer fragmentada no pôster oficial divulgado pela Marvel.

Um rumor recente reforça a teoria de que a Feiticeira Escarlate deve ser essa vira-casaca. Segundo começou a ser apontado por informantes, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura terá uma cena de luta grandiosa dos heróis contra Wanda — e que, nesse momento, teríamos até mesmo personagens vindo do universo da Fox. Não foi informado quem seria esse herói, mas foi o suficiente para deixar todo mundo surtando. Wolverine? Jean Grey? Professor Xavier? Deadpool? Quarteto Fantástico? Não sabemos.

Por outro lado, o que temos certeza é que a tônica de Doutor Estranho 2 deve ser bem diferente de tudo aquilo que já vimos no MCU. Além de ser um filme-evento, daqueles que mudam drasticamente o estado das coisas, já foi anunciado que ele vai flertar muito mais com o terror do que com o clima aventuresco que nos acostumamos a ver.

Parte disso está no fato de o longa ter sido dirigido por Sam Raimi, um velho veterano do gênero, criador da franquia Evil Dead e um dos pais dos filmes de super-heróis modernos. Afinal, ele foi o responsável por dar vida à primeira trilogia do Homem-Aranha, no início dos anos 2000, e já deixou claro que a ideia é trazer essa pegada mais de horror à trama do Mago Supremo.

Vale destacar que a entrada de Raimi no projeto não foi muito tranquila, uma vez que ele veio para substituir Scott Derrickson, diretor do primeiro Doutor Estranho, que abandonou a sequência alegando diferenças criativas com a Marvel. Ainda assim, todos os atores teceram muitos elogios sobre o trabalho de Sam Raimi, o que nos deixa muito mais tranquilos.

Doutor Estranho 2: Data de lançamento

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura está previsto para chegar aos cinemas no dia 5 de maio de 2022. A data representa um adiamento de dois meses em relação ao cronograma original, que previa o retorno do ex-Mago Supremo para março.

Contudo, logo depois de Doutor Estranho 2 vem Thor: Amor e Trovão. E apesar de as propostas dos dois filmes serem bem diferentes, não seria estranho ver que as interferências do feiticeiro no multiverso influenciassem também a história do Deus do Trovão. Seria a Jane Foster empunhando o Mjolnir reflexo disso? Só o tempo vai nos dizer — ou o Olho de Agamotto.