Loki | 6 questões que precisam de respostas na segunda temporada

Por Durval Ramos | Editado por Jones Oliveira | 19 de Julho de 2021 às 21h00
Divulgação/Disney

A primeira temporada de Loki terminou respondendo a várias das perguntas que tinham sido apresentadas ao longo de seus seis episódios. O verdadeiro responsável pela Autoridade de Variância Temporal (TVA, na sigla em inglês), a real função da agência e até mesmo os impactos de toda essa reviravolta no futuro dos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). Só que, ainda assim, algumas pontas ainda seguem em aberto.

E não se trata de nenhum furo de roteiro, mas de coisas que foram propositalmente não concluídas para serem respondidas na já confirmada segunda temporada. A gente ainda não sabe quando ela vai chegar e nem em que momento da cronologia isso vai acontecer — não que isso importe agora que o caos temporal tomou conta de tudo —, mas já há uma boa lista de assuntos que devem ser retomados em novos episódios.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Estamos todos ansiosos com o que a segunda temporada de Loki nos reserva (Imagem: Reprodução/Disney+)

Alguns deles são bem óbvios, como o gancho deixado quando o próprio Loki aparece em uma versão alternativa da TVA. Só que também há algumas questões que precisam ser concluídas e que podem nos escapar à primeira vista.

6. As motivações de Ravonna

Talvez essa seja a principal questão que ficou sem ser respondida ao longo de toda a série. A gente sabia que Ravonna Renslayer não era confiável e que ela sabia muito mais do que dizia sobre a TVA e os Guardiões do Tempo, mas a gente viu a temporada se fechar sem esclarecer muita coisa sobre ela. Com exceção de seu passado como professora, seguimos sem entender o que a juíza temporal realmente sabia e, principalmente, para onde ela foi após o embate com Mobius.

Isso sem falar que a Senhorita Minutos também não é nada confiável (Imagem: Divulgação/Marvel)

O principal ponto que nos intriga é que ela aparenta não saber sobre Aquele que Permanece e suas motivações para ter criado a TVA. Isso não a impediu, é claro, de seguir acreditando na função da agência e continuar lutando por isso. O problema é que ela some dizendo que vai atrás do livre arbítrio — em referência a uma fala anterior de Mobius —, o que deixa suas motivações bastante ambíguas. Afinal, ela quer confrontar Aquele que Permanece ou defender seu legado?

O roteirista da série, Michael Waldron, deu uma entrevista recente na qual fala um pouco sobre o que podemos esperar da personagem na segunda temporada, deixando claro que ela está mesmo indo atrás do grande responsável por puxar as cordinhas da TVA — só não sabemos o que ela vai fazer quando chegar lá. Vale lembrar ainda que o criador da agência foi morto por Sylvie, o que abre ainda mais as possibilidades do que a segunda temporada deve apresentar para a personagem.

5. O destino de Sylvie

Falando na variante feminina de Loki, a temporada também terminou sem mostrar o que será dela. A Deusa da Trapaça alcançou seu principal objetivo de matar o responsável pela TVA, mesmo que para isso tivesse que dar início ao multiverso, acabasse com as barreiras que impediam outras versões de Kang de invadirem aquela realidade e ainda quebrasse o coração do Loki. Mas e agora?

Sylvie provou ser um Loki e traiu todo mundo que confiou nela (Imagem: Reprodução/Disney+)

A verdade é que a gente não tem a menor ideia, já que o Marvel Studios pode seguir por qualquer caminho com a personagem. Em tese, ela está sozinha na Cidadela do Fim dos Tempos com o cadáver de Aquele que Permanece. Além disso, ela tem o dispositivo usado pelo antigo senhor do tempo que permite que ela viaje para qualquer ponto da linha temporal. E, justamente por isso, ela pode ir para qualquer lugar.

A principal incógnita está em suas motivações. Ela já conseguiu aquilo que queria, então é muito difícil tentar prever o que vem em seguida. Ela vai assumir o fluxo do tempo como Aquele que Permanece sugeriu? Vai ser confrontada por uma das variantes de Kang? Vai se arrepender e ir atrás de Loki? A gente simplesmente não sabe. A única certeza é que ela vai voltar, vista a popularidade da personagem na série.

4. O que aconteceu com Mobius?

Uma das maiores frustrações dos fãs com a primeira temporada de Loki é que ela terminou sem mostrar Mobius em seu tão sonhado jet-ski. Na verdade, a gente não tem a menor ideia do que aconteceu com o personagem de Owen Wilson, já que a última vez que o vimos ele estava caído na sala de Ravonna.

No fim, não teve jet-ski para Mobius (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Aliás, esse é um ponto importante, já que agora existem (pelo menos) dois Mobius na série. O primeiro é aquele que a gente acompanhou ao longo de todos os episódios e que está ciente da verdade por trás da TVA e, o outro, é o que aparece na cena final que não faz ideia de quem é Loki. Esse último não nos interessa, já que é a história da revolução da TVA que precisa ser aprofundada.

3. O que vai ser da TVA

E o destino da agência também é um ponto que ficou em aberto. Na verdade, ela é o gancho do episódio final com a segunda temporada, já que vemos uma estátua de Kang no lugar que antes tinha os Guardiões do Tempo.

Ainda há muita coisa não respondida sobre a TVA (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Nesse ponto, a série deve seguir por dois caminhos. O primeiro é justamente mostrar o destino de Loki nessa nova realidade em que ninguém se rebelou e tampouco sabem quem ele é. Será que teremos o início de uma nova insurreição ou esse outro Mobius conhece a verdade sobre a natureza da agência?

O outro deve mostrar os desdobramentos das revelações feitas pelos rebeldes. Embora não tenha sido mostrado em tela, a gente sabe que a descoberta de que todos os agentes são variantes que foram sequestradas desestabilizou a ordem na TVA. Será que poderíamos imaginar esse grupo como uma espécie de tropa de choque para combater uma inevitável chegada de Kang?

2. Para onde Loki vai

É claro que a segunda temporada de uma série chamada Loki precisa responder o que aconteceu com seu personagem-título. E como a gente falou, ele está perdido no multiverso em uma versão qualquer da TVA que não é aquela que ele conhece. E a dúvida é: como sair dali?

Perdeu tudo! O drama de Loki morando de alguel em outra linha temporal (Imagem: Reprodução/Disney+)

Os novos episódios devem mostrar como ele vai escapar dessa realidade e voltar àquela que vimos — e essa vai ser uma oportunidade e tanto para o MCU explicar como essas viagens entre realidades vão acontecer. A gente já viu como eles faziam para viajar entre ramificações pertencentes à Linha do Tempo Sagrada, mas agora estamos falando de outras linhas e tudo está bem mais caótico. Sem falar que isso deve ser importante inclusive para os outros filmes.

1. Novos Kang

Pouco antes de ter uma lâmina atravessando seu peito, Aquele que Permanece deixou claro que a sua morte iria acabar com a barreira que impedia que suas outras variantes invadissem aquele mundo. Tanto que, antes de dar seu último suspiro, ele se despede de Sylvie com um até logo, deixando mais do que claro de que devemos ver o vilão — ou alguma de suas versões alternativas — dando as caras. Mas como?

Kang está chegando, mas ele estará na segunda temporada? (Imagem: Reprodução/Disney+)

Ainda que o Marvel Studios não tenha dito isso ainda, é certo de que Kang vai mesmo ser o grande vilão do MCU daqui em diante, o que significa que devemos vê-lo aparecendo bem mais nos filmes até que tenhamos algum grande embate em algum filme dos Vingadores, da mesma forma que vimos com Thanos ao longo desses 10 anos.

Só que, no caso do Titã Louco, ele sempre fez pequenas participações em cada uma das histórias, sendo vilão somente em Guerra Infinita e Ultimato. Assim, podemos esperar um Kang aparecendo de forma mais efetiva na segunda temporada de Loki ou a Marvel agora deve pisar mais no freio? De qualquer forma, o ator Jonathan Majors deve retornar — afinal, tem uma estátua dele na TVA —, só não sabemos o quanto.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.