Os filmes mais pirateados de 2021
Por Jones Oliveira |

Depois do atípico ano de 2020, a indústria do cinema conseguiu retomar suas atividades com títulos de grande apelo popular e algumas estratégias inusitadas, como o lançamento simultâneo em salas de exibição e serviços de streaming. Muita gente torceu o nariz para isso, e com alguma razão: nunca vimos blockbusters despontarem com tanta força e tão rápido nas listas de filmes mais pirateados de 2021.
Ao longo de todo o ano, o Canaltech monitorou 211 filmes diferentes, que somaram mais de 3,8 milhões de downloads ilegais em trackers torrent internet afora. E agora é hora de consolidar esses números e descobrir quais foram os 10 filmes mais pirateados de 2021.
Será que o seu filme preferido está aqui? Veja o ranking completo a seguir.
10. Velozes e Furiosos 9
Velozes e Furiosos 9 sofreu com inúmeros adiamentos e havia sido um dos primeiros filmes a ter sua data de estreia alterada devido à pandemia da covid-19. E toda a espera para assistir ao filme contribuiu para o hype em torno dele — tanto é que ele se tornou uma das maiores bilheterias da chamada retomada.
E olha que nem todo mundo estava pronto ou se sentia confortável de assistir ao retorno de Toretto e sua família nos cinemas; tanto é que a trama recheada de absurdos, incluindo aí uma viagem ao espaço, explodiu assim que pingou nos trackers torrent, totalizando 103.263 downloads e faturando a décima posição no ranking de mais pirateados de 2021.
Velozes e Furiosos 9 pode ser alugado ou comprado na Play Store e no iTunes.
9. Raya e o Último Dragão
Não foi exatamente a animação mais popular da Disney, mas Raya e o Último Dragão despertou a curiosidade de muita gente por vários fatores. O filme estreou simultaneamente nos cinemas e no Premier Access, falecido modelo de estreias híbridas da companhia. Mas isso foi em março, quando pouquíssima gente estava disposta a se aventurar nos cinemas, enquanto o preço cobrado pelo aluguel do filme online era bastante salgado.
Rapidamente arquivos de altíssima qualidade começarem a circular no submundo da internet e 104.235 pessoas optaram pelo download ilegal para assistir à animação de visual fantástico e trama um tanto política no conforto de casa.
Raya e o Último Dragão pode ser assistido no catálogo do Disney+.
8. Duna
Um dos principais pivores da polêmica das estreias híbridas, Duna foi propagandeado como um blockbuster épico e entregou o que prometeu. Tomando seu devido tempo para apresentar toda a complexidade do universo e dos personagens criados por Frank Herbert, o filme atraiu tanto o público que foi a oitava maior bilheteria mundial do ano.
E é claro que toda essa grandiosidade também chamou a atenção dos piratas de plantão, que se aproveitaram do fato de o filme ter sido lançado na HBO Max no mesmo dia da estreia nos cinemas para disponibilizá-lo para download ilegal. Resultado: nos levantamentos do Canaltech, Duna foi baixado 115.935 vezes e se tornou o oitavo filme mais pirateado de 2021.
Duna está disponível para todos os assinantes da HBO Max.
7. Mortal Kombat
Longe de ser a melhor adaptação dos videogames para o cinema, Mortal Kombat pegou muita gente pela nostalgia e pela promessa de ser fiel aos elementos da saga que até hoje marca gerações. E muitos elementos realmente funcionam no longa, que se destaca pelo figurino, pelas lutas e pelos fatalities, mas acaba tropeçando num roteiro pouco ousado e leve demais.
E é bastante provável que isso tenha levado muita gente a ponderar se realmente valia a pena ir ao cinema para assistir ao filme, que estreou em maio. Some a isso o fato de na gringa ele ter sido disponibilizado na HBO Max no mesmo dia do lançamento e logo começaram a circular arquivos internet afora. No somatório anual, foram 120.003 downloads ilegais e a sétima colocação no nosso ranking.
Mortal Kombat pode ser assistido online com uma assinatura da HBO Max.
6. Free Guy: Assumindo o Controle
Ninguém botou muita fé quando Free Guy: Assumindo o Controle foi anunciado pelo 20th Century Studios e o filme chegou de mansinho aos cinemas do Brasil em agosto. E é bastante provável que essa descrença na nova aventura de Ryan Reynolds levou tanta gente a recorrer à pirataria para ver se ela era isso tudo que as críticas estavam falando.
O filme traz uma trama leve e curiosa, contando a história de um personagem de videogames que de repente ganha consciência e passa a controlar as rédeas de sua vida. Repleto de referências aos mais diversos jogos, o filme rapidamente caiu no gosto do público e explodiu no submundo online, totalizando 121.910 downloads ilegais e faturando o sexto lugar no Top 10 filmes mais pirateados de 2021.
Free Guy ainda não está disponível em nenhum streaming ou VOD no Brasil.
5. Jungle Cruise
- Assine a Disney+ aqui e assista a títulos famosos da Marvel, Star Wars e Pixar quando e onde quiser!
Pouca gente sabe, mas Piratas do Caribe, uma das franquias de mais sucesso da história da Disney, foi inspirado em uma atração dos parques da empresa. E por que não repetir esse sucesso com outro brinquedo? Foi justamente por isso que Jungle Cruise ganhou vida nos cinemas.
E a Casa do Mickey não brincou em serviço, trazendo dois nomes de peso para o elenco do filme que segue uma expedição à Amazônia para encontrar um artefato ancestral: Emily Blunt e o sempre carismático Dwayne Johnson, o The Rock. Só isso parece ter sido suficiente para chamar a atenção do público, que recorreu à pirataria e baixou o filme 124.814 vezes ao longo de 2021.
Jungle Cruise pode ser assistido no Disney+.
4. Liga da Justiça de Zack Snyder
Liga da Justiça tinha tudo para ser um dos grandes filmes de super-heróis de todos os tempos e replicar aquele momento de reunião e celebração que foi muito aclamado pelos fãs da Marvel e dos Vingadores. Porém, as polêmicas de bastidores, um roteiro ruim e as mudanças feitas por Joss Whedon não só derrubaram o filme, como deram início a uma verdadeira saga de Zack Snyder e dos espectadores para que fosse feito o tão falado Snyder Cut.
Deu certo e Liga da Justiça de Zack Snyder ganhou forma e foi lançado nos cinemas em março. As baixas taxas de vacinação, no entanto, impediram grande parte do público de assistir ao filme nos cinemas e a alternativa encontrada por muitos foi recorrer à pirataria. O filme registrou 141.332 downloads ilegais, provando toda a expectativa em torno dele e sua popularidade.
Liga da Justiça de Zack Snyder é exclusivo do catálogo da HBO Max.
3. Viúva Negra
Inaugurando o pódio dos filmes mais pirateados de 2021, mais um longa de super-heróis — e, curiosamente, o único da Marvel. Viúva Negra também sofreu com a pandemia da covid-19 e foi adiado várias vezes antes de chegar aos cinemas em julho, mas decepcionou muita gente por não conseguir ser nem um filme de origem, nem uma despedida digna à personagem.
Some a isso a polêmica envolvendo a decisão da Disney de lançar o filme no Premier Access, o que rendeu um processo da atriz Scarlett Johansson, e temos os predicados perfeitos para fazê-lo explodir nos downloads ilegais. Ao todo, foram 144.551 arquivos baixados, rendendo ao filme a terceira posição no ranking.
Viúva Negra está disponível no catálogo do Disney+.
2. O Esquadrão Suicida
Esquadrão Suicida foi um fiasco retumbante e isso serviu de combustível para atiçar a curiosidade dos fãs de cinema quando O Esquadrão Suicida foi anunciado como um reboot daquilo que sequer havia começado direito. Com novos personagens, o retorno da carismática Margot Robbie como Alerquina e James Gunn na direção para dar um quê de Guardiões da Galáxia ao grupo de anti-heróis, o filme decolou.
A janela de estreia nas salas de exibição, entretanto, não ajudou muito: em agosto, uma parcela grande da população ainda buscava tomar a primeira dose da vacina e por isso não arriscou ir ao cinema. E mais uma vez a estreia simultânea na HBO Max jogou a favor da pirataria, com o filme registrando 159.644 downloads ilegais e levando a medalha de prata para casa.
O Esquadrão Suicida é exclusivo do catálogo da HBO Max.
1. Godzilla vs Kong
Um dos primeiros blockbusters lançados no ano, Godzilla vs Kong chegou numa época em que estávamos esparançosos com a notícia das vacinas e corajosos de que o retorno aos cinemas já era possível. Esse misto de empolgação e alegria contribiuiu fortemente para o filme ser extremamente bem-sucedido nas bilheterias, tornando-se a 5ª maior do ano.
Mas logo descobrimos que não seria tão fácil assim voltar às salas de exibição. E, para não perder a primeira grande estreia do ano, muita gente foi ao catálogo da HBO Max ou fritou a conexão com a internet para baixar ilegalmente o longa e ver o lagartão cair na porrada com o macaco gigante. O resultado: Godzilla vs Kong foi o filme mais pirateado de 2021 com 167.605 downloads ilegais registrados ao longo do ano pelo Canaltech.
Godzilla vs Kong pode ser assistido na HBO Max.