Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Liga da Justiça | 10 coisas que Joss Whedon alterou da versão original de Snyder

Por| Editado por Patricia Gnipper | 19 de Março de 2021 às 23h00

Link copiado!

Warner Bros
Warner Bros
Zack Snyder

O Snyder Cut é um dos maiores exemplos atualmente do que é um fan service, e não é equivocado dizer que a disponibilização do corte de Zack Snyder da Liga da Justiça tenha ressignificado o termo. Muito pedido pelos fãs (especialmente pelos brasileiros, como já pontuou o cineasta em entrevistas), a versão do longa de 2017 foi relançada essa semana, com quatro horas de duração e muito material não visto e aproveitado no filme de Joss Whedon.

A maioria do público, no entanto, não sabe que a maioria do conteúdo da Liga da Justiça em 2017 teve muitas refilmagens. O lançamento teatral seguiu de forma tímida os planos de Snyder, mas boa parte do longa foi reescrito e refeito, principalmente o terceiro ato. Diálogos, cenas de ação e até figurino foi repensado para a identidade de Joss Whedon, e agora que o Snyder Cut está entre nós, vale analisar o que foi única e exclusivamente separado para o filme de 2017.

A família russa

Continua após a publicidade

A família russa apresentada no terceiro ato do filme, quando o Lobo da Estepe pretende usar as Caixas Maternas para iniciar a destruição da Terra e os membros se escondem e são eventualmente salvos pelo Flash, Os espectadores assistem enquanto o grupo se esconde de Parademônios, mas são eventualmente salvos pelo Flash. No corte de Snyder, essas pessoas jamais existiram e só foram adicionadas posteriormente por Joss Whedon.

Cena de Abertura

Continua após a publicidade

A cena inicial da Liga da Justiça em 2017 foi muito polêmica por mostrar um CGI "mal feito", segundo os fãs, no rosto de Henry Cavill. Muita gente sabia que o ator só usou bigode após Zack Snyder deixar a produção do filme, no entanto, a cena inteira em que uma criança filma Superman e o faz perguntas, como o que significa o "S" em seu traje e quantas pessoas ele salvou, não existia no corte do diretor e só foi adicionado por Whedon.

Conversa de Lois e Martha

Continua após a publicidade

Martha Kent vai ao Daily Planet para visitar Lois Lane e contar que havia perdido a casa da fazenda. Ambas protagonizam um bate-papo sobre Clark Kent em uma espécie de sala de reuniões, então e há um momento em que Martha diz a Lois que seu filho disse que ela era a mulher "com mais sede [de trabalho]" que conhecia. Essa conversa não estava incluída originalmente no Snyder Cut na redação do jornal, e sim no apartamento de Lois, como de fato aconteceu na versão de 2021.

Flash inseguro na primeira batalha

Durante a primeira luta nos esgotos, Barry Allen entra em pânico e acaba admitindo para Bruce Wayne que nunca lutou com alguém antes, apenas "empurrou as pessoas" e fugiu. Batman, por sua vez, o incentiva a salvar pelo menos uma vítima. Essa cena entre ambos não estava inclusa no corte original, e foi adicionada posteriormente por Joss Whedon. No Snyder Cut, no entanto, é possível ver Flash mais confiante de suas habilidades, como se sempre tivesse feito parte da equipe.

Continua após a publicidade

O arco de Superman (e sua ressuscitação)

Após Clark Kent voltar à vida pela Liga da Justiça, a memória do herói está claramente afetada, o que o faz tratar os outros companheiros de equipe de forma agressiva. Há uma tentativa de luta, mas que acaba de maneira frustrada após os heróis serem dominados pelo Superman. Batman tem a ideia de trazer Lois Lane ao local que desbloquearia as memórias do colega, então eles voltam para a fazenda e conversam no milharal.

Ambas cenas começaram como Snyder imaginou para seu corte, mas muito do diálogo (e principalmente a participação de Bruce Wayne neles) foi modificada por Whedon, incluindo Kent questionando se ele é capaz de sangrar.

Continua após a publicidade

O Encontro na Batcaverna

A cena em que a Liga da Justiça se reúne na Batcaverna para discutir seu plano de ação é, na verdade, inteiramente pensada por Whedon. Gal Gadot não estava disponível para gravá-la na época por conta da rotina de filmagens de Mulher-Maravilha 1984, então um dublê da atriz foi utilizada na cena. Entre os momentos reescritos para o filme, há também a referência de Bruce para Steve Trevor, além da discussão sobre os poderes das Caixas Maternas.

Cena de Diana e Bruce

Continua após a publicidade

Após a batalha com Superman, Bruce recua para a Batcaverna com um braço ferido. Diana, por sua vez, o segue e ajuda a curar seu ferimento. Embora alguns fãs tenham interpretado como uma cena de romance e tenham ficado entusiasmados com a ideia do novo casal, enquanto outra parte do público reprovou totalmente, sentindo que o momento tenha ficado "fora dos personagens". A cena foi adicionada por Whedon, enquanto o Snyder Cut apresenta uma relação mais platônica entre Diana e Bruce.

Flash cai em cima da Mulher-Maravilha

Continua após a publicidade

Enquanto Zack Snyder já possui experiência no Universo Estendido DC, Joss Whedon dirigiu dois filmes do Universo Cinematográfico Marvel antes de comandar Liga da Justiça, em 2017: Os Vingadores e Vingadores: Era de Ultron. Quem acompanha os dois universos de super-heróis pode ter tido a sensação de déjà vu ao assistir uma das cenas do longa.

Enquanto em Era de Ultron Bruce Banner acidentalmente cai em cima de Natasha, em Liga da Justiça há esse momento em que Barry Allen acidentalmente também cai em cima de Diana. A cena, obviamente, não foi para o Snyder Cut.

O retorno de Clark Kent para a Liga da Justiça

Continua após a publicidade

Após Superman se reconciliar com Lois Lane, ele decide juntar-se à Liga da Justiça e ajudá-los a derrotar o Lobo da Estepe. No entanto, o diálogo inteiro desse evento no filme (considerado por muitos fãs o maior de Clark Kent) foi escrito por Whedon, o que fugiu completamente do arco que Snyder pensava para o personagem. Além disso, o traje de Kent estaria com o figurino preto (como divulgado nas fotos oficiais para o Snyder Cut); Whedon o mudou de volta para seu clássico uniforme vermelho e azul.

A cena pós-créditos de Flash e Superman

Uma das principais mudanças de Snyder para Whedon foi a primeira cena pós-créditos do filme, em que o público assiste Flash e Superman apostando entre si uma corrida para tirar a prova de "quem é o homem vivo mais rápido" que existe. Ambos correm, mas os espectadores não descobrem quem de fato é o vencedor. A cena foi adicionada no corte de que foi para as telonas em 2017.

Continua após a publicidade

Fonte: CBR