Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

6 anúncios mais aguardados da Computex 2024

Por| Editado por Jones Oliveira | 30 de Maio de 2024 às 06h00

Link copiado!

Computex
Computex

A Computex 2024 promete ser uma das edições com o maior número de anúncios e novas tecnologias dos últimos anos. Com a cerimônia de abertura realizada pela CEO da AMD, Lisa Su, o evento terá grande foco em inteligência artificial, com espaço para revelação de novos chips e os chamados AI PCs.

Pensando nisso, o Canaltech listou os 6 anúncios mais aguardados da Computex 2024, além das nossas apostas para as principais empresas do setor, como Intel, AMD, NVIDIA e Qualcomm, que estarão nesta que é a maior feira de tecnologia da Ásia e a segunda maior do mundo.

Continua após a publicidade

1. AMD e seus Ryzen AI

Após o empolgante lançamento dos Ryzen Hawk Point no fim de 2023 e a introdução da microarquitetura XDNA, a AMD vem cozinhando sua nova geração Strix Point. Especulada há bastante tempo, essa família de chips deve ser responsável por introduzir a arquitetura Zen 5, combinando núcleos Zen 5 padrão e Zen 5c, em configurações de até 12 cores.

A placa gráfica integrada também deve receber atualizações, já que ficaria a cargo da microarquitetura RDNA 3+ com até 16 Unidades de Execução, os famosos CUs. Um dos detalhes mais impressionantes é a potência de IA, visto que esses Ryzen teriam até 45 TOPS (Trilhões de Operações Por Segundo). Além disso, rumores recentes apontam que a AMD usará a nomenclatura Ryzen AI 300 para esses produtos, em uma tentativa de cutucar a Intel com seus futuros produtos.

2. Arrow Lake com NPU em desktops

A 14ª geração Raptor Lake Refresh lançada em 2023 não é exatamente um primor em avanços técnicos, mas isso pode mudar bastante. Diversos rumores e especulações indicam que a Intel revelará mais detalhes a respeito dos processadores Arrow Lake, que devem trazer uma nova arquitetura de núcleos Lion Cove e Skymont, além de iGPUs Arc Alchemist levemente melhoradas com até quatro Unidades de Execução.

O mais interessante serão as capacidades de inteligência artificial embutidas nos modelos, já que o próprio CEO da Intel, Pat Gelsinger, afirmou que os Arrow Lake serão os primeiros modelos gamer com IA. Vale ressaltar que novas placas-mãe com o soquete LGA-1851 serão lançadas, impedindo a retrocompatibilidade com CPUs antigas.

3. Snapdragon vem com força

Continua após a publicidade

Se antes a Qualcomm restringia muito a sua força ao mercado de smartphones, agora a companhia tem seus novos Snapdragon X e X Elite para competir com Apple, Intel e AMD de igual para igual. Os novos produtos da empresa chegam com foco em inteligência artificial de ponta, incluindo integrações robustas com o Windows, além de outras funções por meio de parcerias com a Microsoft.

Para sua conferência, a Qualcomm deve mostrar mais informações de eficiência e performance de chips, além de revelar novos designs para notebooks e outros dispositivos portáteis. Também não seria surpresa ver a Qualcomm firmando parcerias com outras empresas para levar suas tecnologias a diversos públicos. Em uma era de consoles portáteis, porque não pensar em um com o selo Snapdragon.

4. NVIDIA tem evento, mas…

Continua após a publicidade

As conferências da NVIDIA sempre são eventos muito esperados pelo público, afinal de contas o time verde é dono de marcas como a GeForce RTX e todos querem ver novas placas de vídeo. Infelizmente, quem espera as novas RTX 5000 de codinome Blackwell pode ter que esperar sentado, já que esses modelos devem lançar apenas no fim do ano e a NVIDIA não costuma revelar seus produtos tão cedo assim.

No entanto, é extremamente provável que o CEO Jensen Huang anuncie novas tecnologias e soluções para data centers, servidores e inteligência artificial. Contudo, há um rumor que vem ganhando cada vez mais força que fala sobre o desenvolvimento de um novo SoC pela Nvidia em parceria com a MediaTek. Ele seria responsável por equipar não apenas consoles portáteis aos moldes do Steam Deck, ROG Ally e Legion GO, como também inaugurar a "Era dos IA PCs" com chip ARM NVIDIA. Os indícios para esse anúncio são fortes, mas ainda não está claro em qual conferência esse produto seria revelado, portanto será preciso esperar. 

5. Muito hardware novo

Continua após a publicidade

Partindo para o chão da feira, a Computex 2024 promete ser agitada para os entusiastas de hardware e PC gaming. Assim como todo ano, o pavilhão do evento deve contar com muitas máquinas customizadas, gabinetes insanos, montagens esquisitas e overclockers profissionais levando processadores ao extremo, Projetos conceituais, como muitas telas dobráveis, monitores de mais de 1000 Hz e novos softwares também devem dar a cara.

Contudo, por conta dos novos anúncios da Intel, AMD e Qualcomm, é muito provável que novos notebooks com Strix Point e placas-mãe compatíveis com Arrow Lake já estejam disponíveis nos estandes. A presença do ROG Ally X também é outra que parece estar bem encaminhada, assim como de outros possíveis portáteis de marcas asiáticas.

6. Mais inteligência artificial 

Continua após a publicidade

A inteligência artificial estará presente em praticamente todas as novidades da Computex 2024. E o motivo disso é que a IA é o novo ponto de inflexão da indústria de tecnologia do momento, equipando fundamentalmente todos os equipamentos eletrônicos daqui para frente.

Isso inclui produtos clássicos no imaginário coletivo, como robôs inteligentes, aspiradores modernos, assistentes virtuais ainda mais precisas e sistemas industriais mais bem dimensionados. De maneira similar, chips de computadores agora carregam Unidades de Processamento Neural, as chamadas NPUs, responsáveis por melhorar o desempenho de computadores e smartphones, além de melhorar a eficiência energética.

Portanto, além de ser o ponto alto da Computex 2024, a inteligência artificial ditará algumas tendências que veremos nos próximos anos.

Continua após a publicidade

O Canaltech viajou à Taipé, Taiwan, para cobrir a Computex 2024 a convite da Taitra.