Publicidade

AMD reforça chegada dos Ryzen 9050 para os próximos meses

Por| Editado por Jones Oliveira | 01 de Maio de 2024 às 09h34

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

A próxima geração de processadores Ryzen 9050 de codinome Strix Point e Halo já apareceram diversas vezes em vazamentos recentes. Porém, agora foi a vez da própria CEO da AMD, Lisa Su, reforçar o lançamento dessa linha de produtos para o segundo semestre de 2024 e enfatizar a evolução tecnológica nos chips.

O anúncio foi realizado durante uma reunião de investidores para apresentar as finanças da empresa no primeiro trimestre do ano. Su intensificou suas falas a respeito da próxima evolução dos AI PCs, apontando as gerações Strix Point e Halo como modelos avançados para equipar máquinas robustas, dos segmentos intermediários e topo de linha.

"O interesse dos clientes nas Strix é muito alto, baseado nos saltos significativos de performance e eficiência energética que entregaremos. O desenvolvimento das Strix está ultrapassando gerações anteriores, ao passo que habilita experiências de IA em notebooks mais finos, leves e rápidos do que nunca", revela a CEO da AMD, Lisa Su
Continua após a publicidade

Apesar de não oferecer nenhum detalhe técnico, a mandatária da AMD prometeu que a nova geração estará disponível em notebooks mais finos e leves. Isso pode acontecer caso a futura arquitetura da companhia, chamada de Zen 5, traga mais eficiência energética e menos índices de aquecimento, algo que deve se tornar cada vez mais raro na indústria.

O portfólio que envolve as Strix se divide em dois: as Point e a Halo. A geração Strix Point deve usar o clássico formato monolítico e uma configuração de até 12 núcleos, 24 MB de cache L3 e placa gráfica com até 16 Unidades Computacionais, os famosos CUs. Por outro lado, a Strix Halo teria construção em chiplets e até 16 núcleos, utilizando 32 MB de cache L3 e iGPU com 40 CUs.

A AMD deve realizar o anúncio completo dos Ryzen 9050 para notebooks no início de junho, durante a Computex 2024

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia