Publicidade

Gigabyte deve anunciar placas-mãe Z890 com função de IA inédita

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Maio de 2024 às 08h27

Link copiado!

AORUS
AORUS

A Intel se prepara para revelar completamente sua próxima geração de processadores com codinome Arrow Lake nos próximos meses, e as fabricantes de placas-mãe já estão na dianteira. Um vazamento de uma loja do Irã indicou o lançamento de oito novas placas-mãe Z890 da Gigabyte que trabalham com funções exclusivas de IA.

Seguindo o passo natural dos chipsets da Intel, a nomenclatura Z890 indica os modelos topo de linha do mercado. A companhia taiwanesa deve ter modelos como a AORUS XTREME AI TOP, AORUS MASTER AI TOP, Z890 AI TOP, AORUS PRO ICE, AORUS ELITE WIFI, AORUS ELITE AX e a ELITE X ICE. Vale salientar que o modelo AORUS MASTER terá uma versão padrão, sem recursos de inteligência artificial embutido, e os produtos teriam o soquete LGA-1851.

Mesmo que seja um vazamento interessante, ainda não há muitas pistas sobre o que o termo “AI TOP” significa na prática. Tendo em vista que os futuros Arrow Lake serão as primeiras CPUs de desktop com acelerador de IA, as motherboards podem trazer alguma configuração de BIOS que faça um uso mais aprofundado desses recursos. 

Continua após a publicidade

Inclusive, a aparição dessas placas-mãe em uma loja indica que as grandes fabricantes já devem anunciar e mostrar as peças durante a Computex 2024. No entanto, a Intel ainda não confirmou oficialmente que anunciará sua 15ª geração de CPUs na feira.

Seja como for, os processadores Arrow Lake devem chegar com mudanças de nome importantes. A Computex 2024 acontece na primeira semana de junho em Taiwan. 

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Fonte: Wccftech